Tutorial: Como fazer um Dual-Boot

Olá a todos que acompanham o blog.

Hoje irei postar sobre como fazer um Dual-Boot (ter 2 sistemas operacionais em um único computador) de maneira rápida e simples, sendo que no tutorial irei usar o OpenSUSE 12.1 e o Windows 7, mas você pode usar esse tutorial para qualquer Windows (pós-XP) e para qualquer distro Linux que tem suporte nativo de instalação em ambiente gráfico (Ubuntu, Mandriva e Fedora por exemplo).



Afinal, o que é Dual-Boot? Dual-Boot é a terminologia usada para computadores que possuem dois sistemas operacionais instalados (Windows, Linux, BSD, Minix, Mac, etc), assim sendo, posso ter um Trial-Boot ou até mais sistemas, dependendo da quantidade de GBs do seu HD.

Há softwares encarregados para gerenciar esses sistemas, no caso de sistemas Unix-Like (como BSD, Linux e Minix) há alguns gerenciadores simples como o LILO e o GRUB (o mais usado – padrão no Ubuntu e OpenSUSE). Esse software inicia logo após o carregamento da BIOS e antes do carregamento do Sistema Operacional, sendo assim, posso escolher mais de um sistema. Agora vamos passo-a-passo para as configurações necessárias:

$> Preparando uma partição:

Particionar o HD, ou seja, criar uma partição, nada mais é, que separar um espaço do HD e criar um novo disco virtual, com esse espaço não usado.

Por exemplo, tenho um HD de 500 GBs para meu Sistema Operacional, nisso quero separar todos os meus dados pessoais, então eu crio uma partição de 250 GBs para meus Dados, assim fico com 2 partições de 250 GBs.

Para criar uma partição simples e fácil, inicie seu Windows, clique no botão iniciar, vá em Computador e clique com o botão direito em Gerenciar. Ou (no caso do Windows 7 se preferir), procure pelo aplicativo Gerenciador do Computador.

Gerenciador do Computador

Gerenciador do Computador

Selecione a área de gerenciamento de disco.

Gerenciamento de Disco

Gerenciamento de Disco

Após isso, selecione o seu HD (Disco Local C:), clique com o botão direito e vá em Diminuir volume.

Diminuindo volume

Diminuindo volume

Escolha o tamanho que será diminuido da partição existente (o próprio Windows te avisa quanto que você pode diminuir, e quanto ficará a partição após a diminuição).

Tamanho a ser diminuído

Tamanho a ser diminuído

Se tudo ocorreu bem, agora é para você ter duas partições do seu disco rígido, como na imagem abaixo:

Partições

Partições

$> Instalando uma Distro Linux:

Atualmente, você instala uma distro Linux facilmente e rapidamente (com poucas excessões como o Slackware), abaixo irei mostrar a instalação do OpenSUSE 12.1 (uso OpenSUSE faz aproximadamente 3 anos). Ao colocar o CD de instalação (que pode ser baixado gratuitamente aqui), vale ressaltar, que é melhor baixar uma versão Live CD (que roda sem instalação, para você testar a distro antes da instalação), prepare o boot da máquina para iniciar pelo CD.

Após ser iniciado o boot do CD, escolha a opção Live, se você quiser testar a distro, ou escolha a opção Installation, no caso de você preferir fazer uma instalação.

Boot pelo CD

Boot pelo CD

Na instalação do OpenSUSE, a primeira parte é contrato de licença, no qual você pode setar sua linguagem, e ler o contrato, pode avançar se desejar.

Contrato de Licença

Contrato de Licença

A próxima tela é a configuração de horário e localidade, verifique o horário a data, e se a localidade está setada para alguma cidade brasileira (São Paulo, por exemplo).

Localidade e horário

Localidade e horário

A terceira janela irá mostrar um resumo do que será feito no seu HD, aquela partição criada vai dar origem a root, home e a swap.

Detalhes da sua partição

Detalhes da sua partição

Agora será solicitado um usuário e senha, lembrando que nesta mesma tela, terá as opções de Login Automático (não recomendado) e para usar a mesma senha como root (ai você escolhe se quer deixar a mesma senha como administrador ou não).

Edição de usuário

Edição de usuário

A próxima tela irá mostrar um resumo da sua instalação, ou seja, o que vai ser feito com seu HD, após a instalação.

Resumo da instalação

Resumo da instalação

Agora é só esperar finalizar a pré-instalação.

Instalação do OpenSUSE

Instalação do OpenSUSE

$> Pós-Instalação:

Provavelmente quando acabar a pré-instalação, será solicitado para você retirar o cd e reiniciar o micro, caso reinicie automaticamente, o processo irá continuar de onde parou, senão, quando reiniciar, é só escolher a opção do seu linux.

Tela de boot (após reiniciar o micro)

Tela de boot (após reiniciar o micro)

Agora espere o processo finalizar.

Instalação pós reiniciar

Instalação pós reiniciar

Quando tudo estiver finalizado, ai é só você logar normalmente no seu sistema (usuário e senha, e logo abaixo, há dois botões, um para o ambiente gráfico e outro caso queira desligar o micro, acima há o hostname do micro -neste caso linux-avfa-, e do lado inferior esquerdo, o dia e a hora).

Tela de Logon OpenSUSE

Tela de Logon OpenSUSE

$> Pós-Configuração OpenSUSE:

Ao iniciar o SUSE a primeira vez, você nota que o hostname e a tela de grub vem meio desconfigurada, abaixo irei mostrar como mudar o hostname e a tela de grub, lembrando que, após a instalação do OpenSUSE, atualize o sistema operacional e instale plugins para rodar músicas, vídeos, etc (caso queira alguma ajuda, um link útil de pós instalação de Open SUSE: link).

Para setar algumas informações importantes abra o YaST (Clique no botão de aplicações KDE e procure por YaST, ou simplesmente procure pelas configurações do Yast -para GNOME ou XFCE-), será solicitado a senha de root, prossiga normalmente.

Abrindo o YaST

Abrindo o YaST

Agora para setar as configurações do GRUB ou Boot, procure pela seção Boot Loader (ou Carregador de Inicialização).

Boot Loader

Boot Loader

Após selecionar, você notará duas Abas:

– Section Management (ou Gerenciamento de Sessões) = Nesta aba vai haver informações dos SOs instalados, das descrições deles, dos caminhos e até a opção de edição deles (geralmente vem 4 itens, OpenSUSE 12.1, OpenSUSE 12.1 (Failsafe – Entrada de segurança), Windows 1, Windows 2 {sendo que estes dois últimos são sessões do windows instalado, e devem ser testadas antes de alteração, exclusão ou qualquer outra coisa que o usuário deseja fazer}).

– Boot Loader Installation (ou Instalação do Carregador de Inicialização) = Aqui você pode editar qual gerenciador você quer usar (GRUB é o mais recomendado) e algumas opções do mesmo, como quanto de tempo você deseja.

Abas do Bootloader

Abas do Bootloader

Uma questão que vale ressaltar do OpenSUSE é o hostname, que por vezes vem de alguma configuração específica, então se você for trocar o hostname, troque logo após a formatação, pois futuramente você pode prejudicar aplicações que usam seu hostname (como o firebird), para alterar o hostname, procure pela seção Network Settings (ou Configurações de Rede).

Network Settings

Network Settings

Após isso, vá na aba Hostname / DNS (ou Nome da máquina / DNS), e mude as configurações como desejar.

Configurando o HostName

Configurando o HostName

$> Finalizando:

Após todos esses passos, você tem um Dual-Boot configurado em uma VM ou em um micro e já pode usar e efetuar testes com seu SO.

Tela de Dual Boot

Tela de Dual Boot

Por hoje é só pessoal, qualquer dúvida podem entrar em contato.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

11 Responses

  1. Paulo Henrique disse:

    Legal Dani, muito boa sua iniciativa!

  2. Vaine disse:

    blz, vou colocar Linux na minha Maquina

  3. Vaine disse:

    Vou colocar, mas não vou usar kkkk

  4. Finco Iacanga disse:

    Muito bem explicado, lembrando que em outras distros tais como Ubuntu, no momento do particionamento, pode-se escolher “Use the largest continuous free space”, pois não haverá a opção “Propose separate home partition”, o que resultará o mesmo fim.

    Parabéns.

  5. quanto de espaço eu devo diminuir? tenho 931,39GB “DISCO 0”

  6. henriqueadique disse:

    Como faço para instalar o slackware em dual boot com Windows 8 ?
    Ficou muito bom !!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação