Manipulação de Aplicativos e Repositórios no openSUSE

Olá pessoal.
Hoje irei postar sobre a manipulação de aplicativos e repositórios na distro openSUSE, irei mostrar tanto em modo gráfico, quanto em modo texto (com o Zypper). Ou seja, instalar aplicações no openSUSE e adicionar repositórios.
Essa postagem foi sugerida por um amigo, então vamos lá.

Primeiramente temos que entender o que é um repositório. Repositório de softwares basicamente é um lugar onde fica armazenado vários softwares que você pode instalar em seu linux, um exemplo, seria assim… tenho um repositório chamado Mozilla, dentro dele, tem os softwares da Mozilla, como o Firefox, Thunderbird e o IceWeasel, caso eu não tenha esse repositório, para instalar esses softwares terei que ter um trabalho maior e baixar todas as libs usadas e ter que instalar pacotes necessários, ou seja, demanda mais tempo, do que já ter um repositório pré-configurado e instalado.

#> Modo Gráfico:
Bom gente, independente do ambiente gráfico usado (nos exemplos abaixo estou utilizando o XFCE), o Gerenciador de Software do openSUSE é padrão para todos, apenas mudando um ou outro recurso gráfico, para abri-lo, você pode executar o comando (pressione Alt+F2), de o comando como root (kdesu por exemplo), e digite yast2 sw_single (barra dupla). Por exemplo, pressione Alt+F2, e digite ‘kdesu yast –single’ (com a – dupla e sem apóstrofo). Ou procure por ele no menu do seu ambiente gráfico, geralmente fica em Sistema.

$> Gerenciador de Software:
Ao abrir o gerenciador de Software nos é apresentado a janela principal, nela notamos todas as categorias de software, os instalados, os não instalados, pacotes de atualização, etc, como na imagem abaixo:

Gerenciador de Softwares

Gerenciador de Softwares

Para instalar algum aplicativo, busque ou procure por seu respectivo nome e clique no check ao lado do nome, se aparecer algum conflito, resolva, e é só prosseguir com a instalação.
Agora, quanto a manipulação de Repositórios, clique na Aba Configuração, e depois clique em Repositório, como na imagem abaixo:

Opção de Adicionar Repositório

Opção de Adicionar Repositório

Agora a janela pricipal mostrará todos os repositórios instalados, mostrando quais estão habilitados, as atualizações automáticas e descrições sobre eles. Nessa mesma tela temos a opção de editar o repositório, além de excluir ou adicionar novos.
Clicando em Adicionar, aparece uma janela, igual a imagem abaixo:

Manipulação de Repositórios

Manipulação de Repositórios

Nesta tela, temos várias opções, aqui podemos inserir um repositório encontrado na internet, uma url, ou até mesmo de uma mídia física como um CD. Na opção Repositórios da Comunidade, são todos os repositórios padrões e nativos do openSUSE, sendo que aqui, tem repositórios para desenvolvedores (Java, PHP, Python, etc), para uso final (Packman por exemplo) e para outras finalidades (como Virtualização).

Adicionando Repositório

Adicionando Repositório

Na imagem abaixo, vemos uma lista de repositórios, na opção Repositórios da Comunidade, para incluir o repositório no seu openSUSE, deixe checado a opção, depois é só confirmar e avançar com o progresso (Ok, Aceitar, Aplicar, etc).

Repositórios da Comunidade

Repositórios da Comunidade

#> Zypper:
O Zypper é um aplicativo no terminal do openSUSE que gerencia todos os pacotes do sistema, tanto para fazer instalação e manipulação de aplicativos, quanto atualização e limpeza do sistema e também manipulação de repositórios, além de outras funções, para ver tudo que o Zypper é capaz, no terminal digite ‘zypper help‘ (sem apóstrofo), ele irá mostrar uma lista de recursos que você pode utilizar.

$> Instalação de Aplicativos:

Comandos de Apoio

Comandos de Apoio

Para instalar um aplicativo, é muito simples, apenas digite ‘zypper in _____‘ ou ‘zypper install _____‘ (substitua _____ pelo nome do aplicativo, por exemplo opera, ou firefox), se quiser remover a aplicação, use ‘zypper rm _____‘ ou ‘zypper remove _____‘.

Instalando Aplicativos

Instalando Aplicativos

$> Atualização do Sistema:

Comandos de Apoio

Comandos de Apoio

Essa opção não tem tanto mistério, assim como na imagem acima, você pode listar os updates (atualizações) (‘zypper lu‘), listar os patchs (‘zypper lp‘), aplicar updates (‘zypper up‘), aplicar patchs (‘zypper patch‘), verificar correções (‘zypper pchk‘) e atualizar toda a distro (‘zypper dup‘).

$> Manipulação de Repositórios:

Comandos de Apoio

Comandos de Apoio

Bom gente aqui é simples, conforme imagem acima, você pode adicionar, remover, renomear, além de outras opções próprias para Manipulação de Repositórios.
Para adicionar dê o seguinte comando no terminal ‘zypper ar Url_Do_Repositorio Apelido_Repositorio‘, como na imagem abaixo:

Adicionando Repositório

Adicionando Repositório

Para remover, use o comando ‘zypper rr Repositorio_Desejado‘, lembrando que após digitar ‘zypper rr ‘, se você pressionar o TAB duas vezes, ele te mostra todas as opções disponíveis de repositórios que você deseja remover.

Removendo Repositórios

Removendo Repositórios

Bom pessoal, por hoje é só, qualquer dúvida, podem entrar em contato.
Abraços e até a próxima.

#> Poderá gostar de... 
$> Mundo SUSE 
$> Tutorial: Atualizando OpenSUSE 12.1 para 12.2 
$> Tutorial: Como fazer um Dual-Boot

Upgrade

About these ads

Sobre daniel atilio

Apenas um nerd que gosta de computação e programação... Que compartilha um pouco que sabe.

Posted on 27 de Setembro de 2012, in Linux and tagged , . Bookmark the permalink. 8 Comentários.

  1. Muito legal, Parmera!!!!

  2. depois de 3 anos com ubuntu me aventuro com opensuse e estou apredendo bastante, mais uma vez obrigado cara
    valeu mesmo

  3. Osvaldo Aurélio

    como mais novo usuario do openSUSE tenho que deixar esta pagina aki salva nos favoritos rsrs

    RAPAZ………… já na primeira impressão com opensuse ele nao me deixa usar a internet rsrs canseira rsrs tive que procurar help e descobri que tinha que ir até um tal de yast (bixu estranho xD) > dispositivo de rede > configuração de rede > e mudar para um tal de > controlado pelo usuario pelo networld manager… só aí o camaleazinho conectou, nao sei pq, se enqnto instalava estava conectado, e depois que instalou tive que fazer isso para conectar… num gostei…

    deu trabalho tbem pra atualizar, parece que enqnto eu estava tentando atualizar clicando la no yast, o computador estava querendo atualizar automaticamente… aí acho que um nao deixava o outro atualizar é nada kkkkkkkkkkkkkkkkk tenso… mas ainda domino este camaleazinho sempre vindo aki no site :D

    será que estes problemas só acontecem comigo? rsr

    • Boa tarde Sr Osvaldo,
      Vixe, acho que é só com você, rsrs… aqui a rede fica normal, agora quanto atualizar, é que o próprio KDE gerencia a atualização, ai se for atualizar via YaST ou via Konsole, tem que ‘matar’ o processo, mas é simples:
      #> ps aux | grep pack
      Nisso será mostrado os processos que contém ‘pack’ na descrição, ai é só matar o processo que tem o packagekitd
      #> kill -s 9 0000
      Mas eae, gostando do OpenSUSE?
      Abraços

      • acho que tem algum problema com meu modem só pode, mas só deu isso no openSUSE… ainda nao usei os comando no terminal rsrs ainda nao precisou xD ou parece que eu estou ainda com medo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        outra coisa pensei que o libreoffice estaria na versao 4.x.x mas esta na 3.6 :(

        cade um tutorial do opensuse vs ubuntu rsrs
        o que equivale ao
        sudo apt-get install -f ou
        sudo dpkg –configure -a
        e uns outros comandos que salvaram minha vida kkkkkkkkkkkk

        • Rs. Que isso grande Osvaldo…
          Quanto ao LibreOffice, é só adicionar o repositório dele, como você está iniciando agora, recomendo fazer pelo YaST, faz assim, abre o executar (Alt+F2), e digite “yast2 sw_single” (sem aspas), ai manipule os repositórios, idiomas, aplicativos novos, etc.
          Agora para comandos braçais, você pode fazer o seguinte:
          Instalar um pacote (onde gcc é o nome do aplicativo, ex: firefox, opera, remmina, etc):
          #> zypper in gcc
          ou
          #> zypper install gcc

          Atualizar repositórios:
          #> zypper ref

          Ver atualizações de aplicativos:
          #> zypper lu

          Atualizar somente pacotes:
          #> zypper up

          Atualizar distro toda com todas atualizações:
          #> zypper dup

          Processo de atualização completo:
          #> zypper ref
          #> zypper dup

          Acho que com esses comandos, já dá pra sobreviver, rsrs…
          Abraços e boa quarta.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 367 outros seguidores

%d bloggers like this: