[Dica] Relógio no OpenSUSE

Olá pessoal.

Hoje irei postar sobre um problema sobre o openSUSE que é na alteração de horas (horário de verão).
Em outras palavras, o OpenSUSE não altera a hora do sistema.


Primeiramente vamos entender esse problema. Esse problema acontece quando seu openSUSE altera a hora conforme a configuração de sua BIOS.

O que anda acontecendo é que em BIOS mais novas, vem configurações de Tempo conforme a UTC (Tempo Universal Coordenado).

Então quando eu altero a hora no openSUSE e mesmo assim após eu reiniciar ou desligar, ele vir com a hora incoerente, é pela comunicação, pois ele pega a hora da BIOS e adiciona horas nela para a região do Brasil.

Para solucionar esse problema, é simples, altere na própria BIOS para horário local, ou altere as horas manualmente na própria BIOS mesmo. Lembrando que para acessá-la, cada placa-mãe tem um suporte diferente, mas geralmente pela tecla Del do teclado assim que o computador é ligado.

Não sei pessoal, se esse problema aconteceu em outras Distros, ou só no openSUSE, mas a solução é a mesma, só alterar pela BIOS ou deixar a opção de alteração de tempo conforme servidor online (apontando para alguma região brasileira, como São Paulo).

Pessoal, se nenhum dos passos acima funcionar, a maneira mais fácil, é abrir o Yast, e procurar pela configuração de data e hora. Desative a opção UTC e altere o relógio manualmente.

Bom pessoal por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação