Emulador de PSP: JPCSP

Olá pessoal, hoje irei mostrar como instalar e configurar um emulador de PSP (jpcsp) tanto para Windows quanto para Linux.


$> Visão Geral:
O emulador JPCSP já existe há algum tempo, e ele é feito em cima de Java. O processo de download e instalação é muito simples, abaixo irei detalhar tanto para Windows quanto para Linux, e também da Configuração do próprio emulador.
As Espeficiações seguem abaixo, lembrando que você deve ter Java instalado em seu Sistema Operacional.
Especificação Mínima:
– Windows 32bit ou 64bit / Linux 32bit ou 64bit / Mac OSX
– CPU: Pentium 4 ou superior
– GPU: Qualquer uma que suporte a OpenGL 2.0 ou superior
– 1GB RAM
Especificação Recomendada:
– Windows Vista / Windows 7
– CPU: Dual core com pelo menos 2.5 GHz
– GPU: Qualquer uma com os drivers atuais
– 2GB RAM ou mais

Emulador rodando no Linux

Emulador rodando no Linux

$> Baixando:
Acesse esse Link Oficial do projeto. Ou acesse esse LINK com os lançamentos do Emulador (Recomendo esse link)
Clique na aba Downloads, se não aparecer nada, clique em All Downloads.
Escolha o arquivo compactado para seu Sistema Operacional.

$> Instalando no Linux:
Após baixar o arquivo desejado, descompacte o arquivo. Entre no diretório extraído e execute o emulador de 32 bits ou 64 bits. Exemplo:

> cd diretorio_extraido
> sh start-linux-amd64.sh

$> Instalando no Windows:
Após fazer o download do arquivo, descompacte-o, acesse a pasta, e clique duas vezes no start-windows-****.

Tela inicial do Emulador

Tela inicial do Emulador

$> Configurando:
Abaixo algumas configurações que usei no meu Linux para rodar o emulador. Vale ressaltar, que essas configurações não são de controle. Funcionou no meu notebook normalmente essa configuração.
Aba General:
Save windows position on exit – Salva a posição das janelas quando fechadas
UMD path folder – Pasta de jogos do PSP
Aba Region:
Language – Português
Aba Video:
Only GE Graphics – Somente gráficos para games, não recomendado para homebrews
Enable saving GE screen to textures instead of Memory – Salvar Gráficos em tela, para texturas na memória
Aba Audio:
Disable Audio Threads – Desativar Threads do áudio
Disable Audio Blocking – Desativar Bloqueios do áudio
Aba Memory:
Ignore invalid memory access – Ignora acessos inválidos na memória
Aba Media:
Use Media Engine – Usar Motor de Mídia
Decode audio files with SonicStage – Decodifica audio com o SonicStage (precisa ser instalado, e precisa usar o media engine)
Use debug font – Usa fontes de debug
Aba Compiler:
Use compiler (dynarec) – Usar compilador
Maximum method size = 50 – Método Máximo de compilação
Aba Crypto:
Nenhuma opção
Aba Display:
Anti-Aliasing = Off – Desativa o Anti-Aliasing

$> Erro no pacote Lwjgl:
Se der algum erro na execução do aplicativo referente a biblioteca lwjgl, baixe o pacote Lwjgl.
Descompacte o pacote baixado, acesse o diretório jar, copie todos os arquivos, e cole na pasta do lib, dentro da pasta do emulador. Depois, o que estiver dentro do pacote baixado na pasta native, acesse o diretório conforme seu S.O. (linux, por exemplo), e entra na pasta lib do emulador, coloque dentro do diretório que estiver lá.

O Ti não apoia a pirataria, apenas baixe o emulador e as roms caso você tenha os jogos originais!

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

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