Apresentando Firefox OS

Olá a todos.

Nesta postagem irei apresentar o Firefox OS, sistema operacional móvel da Mozilla, no qual, suas principais caracteríticas é sua velocidade e sua leveza, sendo que a bateria de um smartphone com esse SO pode durar até uma semana.



Antes de tudo, devo dizer que possuo um aparelho de celular antigo, e que não tenho smartphones, pelo fato de eu não me interessar pelas plataformas atuais. No começo do ano comecei a fazer pesquisas, me interessei tanto por um HTC com android 4.0 tanto quanto por um Nokia com Windows Phone 7.5, mas ambos não me passaram confiança (além de preços elevados e bateria consumida muito rapidamente).

Smartphones

Smartphones

Foi então que ouvi falar do do projeto Boot-To-Gecko (para os í­ntimos, Lagartixa), que posteriormente foi renomeado para Firefox OS. O que me chamou a atenção neste projeto foi o fato dele rodar tudo em HTML 5 com extenções em JavaScript, ou seja, sendo muito rápido e leve. Comecei a acompanhar notí­cias sobre o projeto, ouvi boatos que o preço de um aparelho inicial com esse sistema seria de R$ 300,00 e que sairia em Março de 2013.

Firefox OS

Firefox OS

Mas para ter certeza que o projeto era rápido e de qualidade, testei no navegador firefox e baixei o pacote para desenvolvedores do mesmo (irei disponibilizar ambos os links no final dessa postagem). Eu continuarei acompanhando as notí­cias sobre esse S.O. e provavelmente irei postar uma análise quando eu tiver meu aparelho.
Imagens do teste que fiz em meu navegador:

Exemplo rodando no Browser

Exemplo rodando no Browser

Links para teste:
Pacote de download (é só clicar no botão zip) – Link (rodando no Nightly 17)
Testar via navegador – Link (rodando no Firefox 14)

Avante raposa!

Firefox OS

Firefox OS

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação