Instalação de aplicações no mundo Linux

Olá a todos que acompanham o blog.

A postagem de hoje irá tratar sobre instalação/execução de aplicações via terminal no mundo Linux , mostrando algumas extensões que você pode achar por ai.



– Arquivos Shell Script (.sh)

SH

SH

Este modelo é o clássico, para instalá-lo ou apenas executá-lo, basta apenas ir ao diretório que se encontra o arquivo e dar o seguinte comando:
$> sh aplicacao.sh
Ou
$> ./aplicacao

– Arquivos Red Hat Package Manager (.rpm)

RPM

RPM

Já este pacote de instalação, deriva-se de distros com características do RedHat (OpenSUSE, Fedora, etc), vá ao diretório onde se encontra a aplicação e execute o seguinte comando:
$> rpm -ivh aplicacao.rpm
Onde o i = instalação do pacote, v = fornece saí­das detalhadas e o h = mostra os detalhes da instalação (progresso).

– Arquivos de Pacote Debian (.deb)

DEB

DEB

Assim como o .rpm, o .deb originou de uma distro, que é o Debian, e essa extensão é muito utilizada em distros derivadas (como Ubuntu e Super OS), para instalar um programa com o pacote .deb execute o seguinte comando:
$> dpkg -i aplicacao.deb
Onde o i = instalação do pacote.

– Arquivos Java (.jar)

JAR

JAR

Arquivos .jar, podem não ser instalados, ou executados, podem ser apenas alguns pacotes de extração, mas muitos não conhecem o mundo java, por isso, para instalar/executar um .jar, basta ter uma Java VM instalada/configurada na máquina (uma instalação qualquer de Java) e dar o seguinte comando:
$> java -jar aplicacao.jar

Lembrando que, se você quer instalar algo, tem que estar com privilégios de administrador (sudo – para executar só aquela linha, su – para acessar tudo como root).
E há alguns arquivos compactados (.tar), que quando você descompacta para instalar, ele tem a possibilidade de ter um arquivo INSTALL para te ajudar no processo de instalação (passo-a-passo).
E se houver alguma saída de erro de alguma instalação, procure as libs que apontam, talvez é só um caso de atualização ou instalação de libs.

Por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação