Aplicativos Essencias: XVidCap (Gravação de desktop)

Aplicativos Essencias: XVidCap (Gravação de desktop)

Bom dia pessoal, hoje irei mostrar um aplicativo interessante para linux, o XVidCap, que é feito para gravação de desktop, ou seja, gravar a área de trabalho no linux.


$> Sobre o Aplicativo:
O projeto XVidCap proporciona uma ótima e simples ferramenta de captura de tela em forma de vídeo, ou seja, filma a área de trabalho, para qualquer ambiente gráfico, então consigo rodar a aplicação no KDE, no XFCE, no GNOME, no LXDE, etc.

$> Instalação:
Em qualquer Distro Linux:
Primeiramente baixe o aplicativo o aplicativo nesse site
Descompacte o arquivo e entre no diretório gerado:

> tar -xvf pacote_baixado.tar.gz
> cd xvidcap-1.1.7/

Agora basta configurar a instalação do aplicativo, com os comandos básicos make e make install:

>./configure
> make
> make install

OpenSUSE:
O OpenSUSE já tem o aplicativo no repositório Packman, ou seja, tenha o repositório Packman no seu OpenSUSE (Manipulação de Repositórios no OpenSUSE).
Agora no terminal, como root, execute o comando para instalação.

> su
> zypper in xvidcap

$> Configurações:
Executando o aplicativo, você nota um quadrado vermelho na tela, é nesse quadrado que irá acontecer a gravação do vídeo, para iniciar a gravação, basta clicar no botão com círculo vermelho (REC), e para configurar, clique com o botão direito no nome do vídeo e em seguida em Preferences:

XVidCap - Programa Principal
XVidCap – Programa Principal

Na Aba General, você consegue editar as preferências gerais do aplicativo, como se quer ou não mostrar o ponteiro do mouse. Na aba Single Frame, você consegue editar as preferências, para edição simples. Na aba Multi Frame, você consegue editar as preferências da gravação de vídeos (como local onde será salvo, por exemplo). E na última aba, Commands, é onde fica comandos auxiliares para auxiliar o XVidCap, como o botão de reproduzir, logo após a gravação (já vem configurado com o mplayer, mas pode ser mudado para vlc, kaffeine ou outros players de vídeo).

XVidCap - Preferências
XVidCap – Preferências

$> Exemplo de vídeo:
Abaixo gente, um vídeo que havia feito ensinando a fazer um DualBoot entre Windows 8 e OpenSUSE, usando o XVidCap para gravação:

DualBoot – Windows 8 e OpenSUSE from DanAtilio on Vimeo.

Por hoje é só pessoal.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

2 thoughts on “Aplicativos Essencias: XVidCap (Gravação de desktop)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: