Firefox OS Simulator

Olá pessoal, hoje irei mostrar como instalar e rodar o simulador do Firefox OS, sistema operacional móvel da Mozilla, rivalizando contra o Windows Phone da Microsoft e Android da Google.


Bom pessoal, alguns que acompanham o blog devem recordar, a segunda postagem do blog foi sobre o Firefox OS, mas naquela época, era possível apenas testar uma versão rudimentar e sem muitas alterações. Nessa semana, a Mozilla liberou um complemento para o Firefox, que é como se fosse um emulador do Firefox OS (ou B2G – Boot 2 Gecko), ou seja, um Simulador do Firefox OS.

$> Instalação no Firefox para Windows:
A instalação do simulador é feita no próprio navegador Firefox, basta clicar nesse LINK (pelo navegador Firefox), e permitir a instalação do complemento.

$> Instalação no Firefox para Linux:
A instalação no Linux, é praticamente a mesma, só muda o LINK. Após clicar no link, permita a instalação de Complementos no Firefox.

$> Configurando
Após baixar e instalar o Complemento,  basta acessar resource://r2d2b2g-at-mozilla-dot-org/r2d2b2g/data/content/index.html. Você irá notar que no lado esquerdo, há um botão iluminando a palavra ‘Stopped’, clique nele, a palavra irá mudar para ‘Running’, e será iniciado o Simulador.

$> Considerações Finais:
Bom, o desempenho do simulador é muito bom… claro que ainda não está no nível do Android, do iOS e do Windows Phone, mas é uma ótima alternativa, agora basta esperar o lançamento. Quanto ao simulador, ele é um ótimo recurso, sendo que cada botão do mouse, ele simula os dedos, como por exemplo, deixar pressionado o botão direito, faz com que você consiga manipular os ícones ou alterar o wallpaper, dentre outras opções.
Lembrando que, essa versão do simulador é Alpha, caso você queira atualizar automaticamente o complemento, basta ativar a opção no Complemento do Firefox OS Simulator.

Por hoje é só pessoal.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação