[Dica] Docks (barra de aplicativos)

Olá Pessoal…
Hoje irei fazer uma postagem que foi sugerida por um de meus amigos, irei falar sobre os principais Docks (barra de aplicativos semelhante ao Mac OS) para Windows e Linux.


#> Visão Geral:
Um Dock, ou barra de lançamentos rápidos, é uma barra que contenha atalhos para o que você desejar no computador, desde aplicativos, até mesmo diretórios, dentre outros recursos. O primeiro dock que foi feito no mundo, foi a IconBar do RISC OS (1987), após isso vários sistemas implementaram e aprimoraram essa função. Um bom exemplo é o do Macintosh que traz uma barra de aplicativos nativo no sistema operacional. Porém várias distros Linux e sistemas Windows, não possuem esse recurso nativo, mas é possível instalar por meio de softwares de terceiros. Lembrando que podem haver outros softwares semelhantes, mas os que citarei abaixo são os que já utilizei, mas em curto período de tempo.

#> Docks para Windows:
Para Windows, só utilizei dois, dos dois, o que mais uso é o Rocket Dock, pois o Nexus eu usei muito pouco, não tive muito contato com o aplicativo.
$> Rocket Dock
Com certeza, o dock mais famoso para Windows, sua personalização é gigantesca. Para configurá-lo (disposição, tamanho dos ícones, fontes usadas, etc), basta clicar com o botão direito e clicar em Configurações do Dock, sem contar que há opção de alterar ícones (localizado no /icons), alterar o tema (localizado em /skins), sem contar alguns docklets que podem ser adicionados (expansão de pastas por exemplo). A página oficial de Downloads é: Rocket Dock. Para instalar, basta baixar e avançar a instalação normalmente.

Rocket Dock

Rocket Dock

$> Nexus Dock
Como disse anteriormente, não tive tanto contato com este Dock, mas alguns preferem ele ao Rocket Dock. O Nexus Dock possui duas versões de instalação, a gratuita e a paga (que contém muito mais recursos e funcionalidades). Para baixar acesse a página oficial (Clique Aqui), e no Winstep Nexus, clique em Download caso queira baixar a versão gratuita, ou clique em Buy Ultimate, para comprar o aplicativo.

#> Docks para Linux:
Bom pessoal, para distros Linux também há uma diversidade de escolhas de Docks, abaixo irei mostrar 4 alternativas.
Obs.: Abaixo irei mostrar a instalação focando nas distros Ubuntu e OpenSUSE, caso você use alguma outra distro que derive dessas pode seguir o tutorial, agora caso utilize outra distro, procure link oficial do site (citados abaixo), e leia a matéria Instalação de aplicações no mundo Linux.
$> Cairo Dock
Este é o meu dock favorito, e o que mais utilizo, já utilizei em um Ubuntu 9.04, e é o dock que sempre uso em meu OpenSUSE.
O Cairo Dock é muito robusto e ao mesmo tempo leve, no qual, além de atalhos para aplicações, consigo ter ‘mini’ aplicativos, como temperatura, uso de cpu, relógio, dentre vários outros. Link Oficial do Projeto: Clique Aqui.
Para instalar no Ubuntu, basta dar os seguintes comandos (dúvidas: aqui):

> sudo -v
>echo "deb http://repository.glx-dock.org/ubuntu
$(lsb_release -sc) cairo-dock ## Cairo-Dock-Stable"
| sudo tee -a /etc/apt/>sources.list 
>wget -q http://repository.glx-dock.org/cairo-dock.gpg
-O- | sudo apt-key add - 
>sudo apt-get update 
>sudo apt-get install cairo-dock cairo-dock-plug-ins

Para instalar no OpenSUSE, basta dar o seguinte comando:

> sudo zypper in cairo-dock
Cairo Dock no OpenSUSE

Cairo Dock no OpenSUSE

$> Avant Windows Navigator (AWN)
Esse dock, foi o que mais utilizei na distro Ubuntu.
O AWN é leve e tem total integração a distro linux instalada. Site Oficial do projeto: Clique Aqui.
Abaixo os comandos para instalação (no Ubuntu):

> sudo apt-get install avant-window-navigator
> sudo apt-get install awn-applets-python-extras
> sudo apt-get install awn-applets-c-extras
Avant Windows Navigator no Ubuntu

Avant Windows Navigator no Ubuntu

$> Docky
Quase não utilizei este dock, usei por pouco tempo em meu openSUSE. Site Oficial do projeto: Clique Aqui.
Abaixo comando para instalar o docky no openSUSE:

> sudo zypper in docky

$> Daisy Dock
Utilizei muito o Daisy no openSUSE. Este dock tem uma peculiaridade, ele é um objeto Plasma, ou seja, ele é um Widget (similar a gadgets do Windows 7) apenas para ambientes que usam o KDE. Site Oficial do projeto: Clique Aqui
Para instalar, basta acessar esse Link, e efetuar o download para sua distro, ou baixar o pacote fonte, e depois adicionar o widget no seu KDE (dúvidas de customização do KDE, leia Otimizando e Personalizando o KDE).

Daisy Dock no OpenSUSE

Daisy Dock no OpenSUSE

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

4 Responses

  1. Vaine disse:

    Passei por aqui…

  2. 1berto disse:

    o rocket dock do windows tem a péssima mania de dar problema na inicialização e restaurar o “default”. no linux eu não vi isso acontecer. porem recomendo exportar as configurações tem essa opção lá nas configurações do dock, para restaurar caso o erro aconteça.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação