Emulador de SEGA Saturn: Yabause

Olá Pessoal…
Continuando as matérias de emuladores, hoje irei falar sobre o Yabause (instalação e configuração), que é um emulador do Sega Saturn que roda em vários sistemas diferentes.


O Yabause é um emulador multiplataforma (Windows, PSP, Linux, Mac, etc), criado para emular jogos do Sega Saturn, é um ótimo emulador, apesar de não rodar todos os jogos disponíveis.

Yabause rodando jogo

Yabause rodando jogo

#> Baixando e Instalando:
Acesse o site oficial, na área de Downloads (Clique Aqui), e baixe a versão desejada para sua plataforma.
$> Windows:
Baixe a versão para Windows, e basta executar, agora se quiser instalar, baixe a versão Windows Installer e instale normalmente no seu SO.
$> Qualquer distro Linux:
Baixe a versão compactada do emulador, descompacte e instale normalmente:

> tar -xvf yabause-0.9.11.1.tar.gz
> cd pasta_extraida/
> ./configure
> make

E como root, dê o comando:

> make install

$> OpenSUSE:
Baixe a versão do Yabause para OpenSUSE, Clicando Aqui (64 bits) ou Clicando Aqui (32 bits), depois basta, ir ao diretório de download e executar o seguinte comando no terminal:

> sudo rpm -ivh yabause_para_openSUSE.rpm
ou
> sudo zypper in yabause_para_openSUSE.rpm

Se der algum erro de falta de pacotes ou plugins, basta instalar os pacotes requeridos com o comando zypper in.

#> Configurando:
Baixe agora, os binários para configuração do Saturn (Clique Aqui). Após baixar, descompacte o arquivo. Execute o emulador, clique na primeira opção da guia (Yabause), e depois clique em Preferências. Abaixo, irei explicar cada aba, com as respectivas opções:
General: Aqui você configura onde ficará os saves dos jogos, qual jogo você deseja abrir (recomendado usar imagem .cue), e a BIOS, que no meu caso, eu uso a SEGA 100.
Video: Caso você deseja mudar o tamanho da resolução, ou o formato de vídeo, é nesta aba, e também o tipo de processamento, no meu caso eu deixo Software Video Interface.
Sound: Aqui você muda as configurações de som, aqui eu deixo como padrão Dummy Sound Interface.
Cart / Memory: Aqui você seta as opções dos cartuchos de memória. (Por padrão, eu uso o 32 Mbit Backup Ram).
Input: Aqui você configura os comandos do teclado que irão funcionar no Yabause, para isso, do lado esquerdo deixe selecionado a opção Pad, e no modo de configuração, deixe o Gtk Input Interface.
Advanced: Nesta aba você configura os ‘compiladores’ do Saturn, na Região, pode deixar como Auto-detect, ou mude, mas fazendo isso, você terá que mudar a bios utilizada também. No SH2 Interpreter, eu deixo como Debug Interpreter. E no M68k Interpreter, por padrão, eu deixo Standard Interpreter.

Configuração do Yabause

Configuração do Yabause

Caso queira, ver a lista de compatibilidade, Clique Aqui, vale ressaltar, que há vários jogos que não tem descrição de compatibilidade, como Sonic 3D Blast, que roda perfeitamente.

O Ti não apoia a pirataria, apenas baixe o emulador e as roms caso você tenha os jogos originais!

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

10 Responses

  1. josinaldo silva disse:

    ola esse emulador de saga saturno funciona no psp e quais as roms do saturno e compatível com psp.

    agradeço se pode responde

    • Dan_Atilio disse:

      Grande Josinaldo…
      Então, já vi pessoas portando esse emulador para Android e para o PSP, porém eu não tenho um PSP para testar, mas acredito que a portabilidade seja de testes e adaptação ainda, e provavelmente a lista de compatibilidade é um pouco menor que a do PC, mas acho que os principais jogos (os mais portáveis), devem rodar normalmente em um PSP.
      Mas é mais uma questão de testar né.
      Espero ter esclarecido as dúvidas.
      Abraços e bom fim de semana.

      • josinaldo silva disse:

        valeu pela resposta bloder, mas eu ja tenho aqui esse emulador do saturno no psp, eo mais atual que baixei la no gsmfams mas quando vou la no emulador e aperto pra começar a tela fica preta e nao aparece nada e volta pro menu principal do psp e ja coloquei esses binários para configuração do Saturn que tu fala ai pra baixar e nada fica a mesma coisa e lembrando que não tenho nenhum rom do saturno pra colocar no emulador mas se eu baixa uma rom e colocar no emulador pode funciona ou nao.

        • Dan_Atilio disse:

          Bom dia Josinaldo,
          Então, dei uma olhada em uns fóruns que acompanho e mais tarde vou confirmar com um amigo meu que tem PSP, porém parece que você precisa de um PSP-2000 (Slim) ou superior, pois o Yabause consome RAM extra do aparelho.
          Confirmando, posto aqui a resposta também.
          Quanto a questão das ROMs, pode ser que dê certo, mas como disse, vou confirmar com um amigo (expert em PSP, rs), e te dou uma resposta.
          Abraços, até mais XD…

        • josinaldo silva disse:

          ok mano o meu psp eo 2001 slim, entao esse emulador do saturno deve funciona nele, o que tenho aqui eo Yabause 0.9.10 eo mais atual, e como eu ja disse antes, quando inicio o emulador fica tele preta e volta pro menu principal do psp eu nao sei porque sera que e porque eu nao tenho nenhuma rom do saturno. bem eu nao sei se vc pode ajuda mano eu agradeço

          abrs e bom final de semana

        • Dan_Atilio disse:

          Grande Josinaldo, tudo joia?
          Conversei com meu amigo sobre isso, ele disse que é meio bugado o Yabause para o PSP, e que ele até conseguiu rodar o emulador, porém fica inviável, pois fica travando e fica muito lento, ai como ele gosta muito de saturno, acabou emulando normal no PC e depois comprando um.
          Desculpa se não posso te ajudar mais que isso, porém não tem como eu testar o emulador Yabause em um PSP =/ (tenho um Nintendo DS, rs)…
          Abraços fera, até mais.

        • josinaldo silva disse:

          ok bloder e valeu a reposta o psp eu acho que nao tem comdiçoes de emular o saturno que e uma maquima, e so o ps1 mesmo.

          abraços

        • Dan_Atilio disse:

          Grande Josinaldo XD,
          Que coisa hein, ah mas o ps1 também tem grandes jogos né (mas sou muito fã do Saturn, rs)…
          Abraços e boa semana.

  2. Olá Dan. Baixei a versão de OSX e baixei uma rom. Mas não consigo rodar. Como configura?

Deixe uma resposta

Terminal de Informação