Emulador de GBA: VisualBoy Advance e VBA-M

Olá Pessoal…
Continuando hoje as matérias de emuladores, irei falar um pouco do VisualBoy Advance e do VBA-M (VisualBoy Advance Merge Project – Projeto Fundido do VisualBoy), ambos para Windows / Linux.



#> Visual Boy Advance:
O mais popular emulador de Game Boy Advance, que emula também rodos do Game Boy Color e do Game Boy, ele tem suporte para Windows e Linux, a versão atual é a 1.7.2 (há a versão 1.8.0, mas em fase Beta). Para baixar acesse o link oficial: vba.ngemu.com.

$> Windows:
Bom gente, a instalação no Windows é simples, não tem. Basta baixar o arquivo compactado, descompactá-lo (Winrar, 7Zip, FilZip, Windows Explorer, etc), e executar o emulador.

$> Linux:
Primeiramente, baixe o arquivo e descompacte normalmente, no terminal entre no diretório extraído e execute os comandos de instalação normalmente:

> cd pasta_extraida/
> ./configure
> make
> make install (como root)

Porém, esse emulador para distros Linux, não tem um suporte nativo para configurações em modo gráfico, ou seja, para executar o emulador, você deve abrir o terminal e dar o comando VisualBoyAdvance [nome-da-rom].gba.

VisualBoy Advance no Windows

VisualBoy Advance no Windows

#> VBA-M:
Pensando nas limitações do VisualBoy Advance, uma equipe de desenvolvimento criou o VBA-M, que é um projeto que está em atualização para melhorias na emulação. Para baixar, acesse o link Oficial VBA-M.

$> Windows:
Mesmo caso que o VisualBoy Advance, basta baixar, descompactar e executar.

$>Ubuntu (e derivados, que usem *.deb):
Pessoal, em qualquer distro que tenha suporte a pacotes .deb (Debian, Ubuntu, Mint), basta fazer o download desse arquivo (arquitetura 32 bits): VBA-M. Algumas distros como Ubuntu, basta clicar duas vezes no arquivo para ser instalado, senão, abra o terminal e dê o comando:

> sudo dpkg -i instalador_vbam.deb

$>openSUSE (e derivados, que usem *.rpm):
No OpenSUSE (ou em distros que usem .rpm), basta baixar o pacote 32 bits clicando Aqui, ou baixar o de 64 bits clicando Aqui. Agora basta dar o comando para instalar o pacote (clicar sobre ele duas / uma vez para instalar):

> sudo rpm -ivh instalador_vbam.rpm
ou
> sudo zypper in instalador_vbam.rpm

Se aparecer alguma pendência de download, basta baixar/instalar pelo zypper (openSUSE), ou pelo terminal / gerenciador de aplicativos padrão da distribuição.

VBAM no Linux

VBAM no Linux

#> Configuração dos emuladores:
Ambos tem uma configuração simples e parecida, sendo que pode ser alterado botões, adicionar truques (como gameshark), aumentar a velocidade (segurar a tecla Espaço), dentre outras opções.

O Ti não apoia a pirataria, apenas baixe o emulador e as roms caso você tenha os jogos originais!

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Artur disse:

    muito bom o tutorial cara! tava tendo muita dificuldade pra instalar o vba no linux ubuntu mas agora consegui, valeu!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação