Guia de Referência de Aplicativos no Linux

Olá Pessoal…
Quantos já não tentaram instalar aplicações no Linux, porém não conseguiram pela falta de um codec ou de alguma outra depêndencia… por isso hoje irei mostrar o Linux Packages Search, que possibilita uma maior facilidade para instalação de aplicativos em distros Linux (suporte a Arch Linux, CentOS, Debian, Fedora, Mandriva, Mageia, OpenSUSE, Slackware, Ubuntu e derivados).

$> Introdução:
Primeiramente acesse o site do Linux Packages Search (pkgs.org), agora basta procurar o pacote que quer instalar, abaixo irei mostrar um passo a passo (4 passos) de como instalar e aprender a usar esse guia de referências.

$> Exemplo de Uso:
Passo: Procurando o pacote / aplicativo
Acesse o site pkgs.org e procure o pacote / aplicativo que deseja instalar, neste exemplo procurei pelo KDEvelop, que é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (semelhante ao Geany).

Procurando o aplicativo desejado (distro OpenSUSE 12.2)

Procurando o aplicativo desejado (distro OpenSUSE 12.2)

Passo: Escolhendo a Distribuição correta
Após pesquisar, o site trouxe a página contendo a palavra chave KDEvelop com a lista de distribuições que contém referências, cliquei na do OpenSUSE 12.2.

Passo: Escolhendo o aplicativo / pacote necessário
Clicando na distribuição, primeiramente ele traz os repositórios que contém o aplicativo e em segundo ele traz os links, nesse exemplo usamos o primeiro pacote, que é a instalação normal em ambientes 32 bits (pacote kdevelop4-4.4.1-73.1.i586.rpm – Integrated Development Environment for the X Window System, Qt, KDE, and GNOME).

Passo: Analisando comandos para instalação
Será carregada a página com todos os dados de instalação do aplicativo, caso queira acessar a página do KDEvelop, basta clicar aqui. Nessa mesma página, há a referência de instalação, chamada de Install Howto (ou Instalar como, em português). No qual, constava em dois comandos, o de adicionar repositório e o de instalar o aplicativo, resumidos nos comandos abaixo:

> sudo zypper addrepo http://download.opensuse.org/
repositories/KDE:/UpdatedApps/openSUSE_12.2/
 opensuse-kde-updated-apps-i586
> sudo zypper install kdevelop4
Como instalar e dependências

Como instalar e dependências

(Abaixo são os passos para instalar codecs e/ou dependências)
Passo: Verificando necessidade de codecs ou dependências
Na mesma página de instalação, há o Requires (ou Requisitos / Requisições em Português), que é uma série de aplicativos / dependências / codecs que são necessários ou complementares para a execução do aplicativo desejado, cada distro há uma maneira de alertar que um codec não está instalado, no OpenSUSE ao tentar instalar um aplicativo, ele mostra o nome do codec que está faltando.

Passo: Verificar os passos 2º ao 4º
Supondo que está faltando um codec, por exemplo, o libQtCore.so.4, basta seguir os passos 2º ao 4º, acessando a página, escolhendo a distribuição, clicando no aplicativo, e olhando como instalar (Install Howto). Caso queira visualizar a página do LibQtCore para OpenSUSE 12.2, basta clicar aqui. Na mesma página há o comando de instalação para o OpenSUSE:

> sudo zypper install libqt4-32bit

No exemplo acima, usei o KDEvelop e o OpenSUSE 12.2, mas nada impede de eu querer usar outro aplicativo e outra distribuição, como Thunderbird em Ubuntu, etc…

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. 1berto disse:

    ótimo.. muito obrigado. é melhor que ficar googando o pkg e ainda pegar uma versão antiga…

Deixe uma resposta

Terminal de Informação