Emulador de 3DO: 4DO (FourDO)

Olá Pessoal…
Hoje irei falar sobre o emulador do famoso (ou nem tanto) 3DO, mostrando como baixar, instalar e configurar.


O 3DO foi lançado pela Panasonic em 1993/1994, com arquitetura de 32bits, se destacou em jogos 3D e em maiores ambientações, já que os rivais da época eram o SNES e o Mega Drive, porém não obteve tanto sucesso, apenas para quem conhece e gosta do console. Abaixo a tela principal do emulador (já configurado e com a Bios).

4DO - Tela Principal

4DO – Tela Principal

$> Baixando e Instalando:
O Projeto FourDO (4DO), é um Fork do antigo emulador FreeDO, porém recebendo atualizações (a mais recente, até o fim dessa postagem foi no dia 28 de Dezembro de 2012), destinado somente a plataforma Windows. O site oficial é http://www.fourdo.com/, para baixar basta clicar em Downloads e escolher a versão apropriada, no meu caso, baixei direto o executável (Installer – .exe), se quiser baixar direto é só clicar aqui.

A instalação é feita normalmente, ou seja, clicando em Next / Avançar, e depois Finish / Finalizar.

$> Configurando:
O 4DO precisa de BIOS para poder executar os jogos, você pode baixar a bios clicando aqui (via Emu-Russia). A primeira vez que o emulador é executado, é mostrado uma tela semelhante abaixo, escrito no Rodapé “Nenhum Rom Bios selecionado”, basta extrair o arquivo de bios que você baixou, e clicar nesse link no emulador, agora aponte para a Bios desejada (no meu caso eu uso a GDO101M.ROM).

4DO - Configurações

4DO – Configurações

Agora para configurar o emulador, há o item do menu chamado de Opções, é só clicar nele e depois em Configurar Entrada. Será mostrada a tela abaixo:

4DO - Configuração dos Comandos

4DO – Configuração dos Comandos

Há as configurações do Console (Salvar jogo, tirar uma foto do jogo, Carregar jogo, Tela cheia, etc) e há as configurações dos Jogadores (comandos do controle), no qual, basta clicar em Definir Todos, para poder editar com a sua preferência. Além dessas opções tem outras como Linguagem (há suporte ao Pt-Br), áudio, etc.

Após todas as configurações, é só abrir um jogo (imagem de cd ou emular um cd), abaixo uma imagem de um jogo sendo executado:

4DO - Emulando Jogo

4DO – Emulando Jogo

$> Resolvendo o erro CLR20r3:
Pessoal, ao executar o 4DO, para minha surpresa, apareceu o erro CLR20r3, como na imagem abaixo:

4DO - Erro

4DO – Erro

A solução que encontrei foi simples, quando for abrir o emulador, ao invés de dar dois cliques, clique com o botão direito do Mouse e clique em Executar como Administrador, rodou normalmente, ou se quiser, edite as Propriedades do emulador para sempre executar como Administrador.

O Ti não apoia a pirataria, apenas baixe o emulador e as roms caso você tenha os jogos originais!

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

8 Responses

  1. 1berto disse:

    caramba valew cara… relembrei a infancia com gex…

  2. Magno disse:

    PARABÉNS PELO TÓPICO TENHO UM 3DO E SOU APAIXONADO POR ESSE GAMES PARABÉNS MAIS UMA VEZ

  3. Jardel correa disse:

    uma pena tenho uma configução de maquina boa e mesmo assim fica engasgando

  4. Marcus Vinicius disse:

    Obrigado!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação