Dica: O que fazer após comprar domínio no WordPress

Olá Pessoal…

Hoje irei dar algumas dicas sobre o que fazer após comprar domínio no WordPress, ou seja, indexar seu site no google e no bing, e ter contas de e-Mail com seu domínio (ex.: @seudominio.com).


$> Domínio primário:
Primeiramente, após comprar o domínio, você deve deixá-lo como o padrão, então acesse no painel do WordPress a opção Store > Domínios, então, deixe checado o seu domínio e clique em Update Primary Domain. Como na imagem abaixo:

Domínio Primário

Domínio Primário

$> Indexar no Google:
Primeiramente acesse o Google WebMaster Tools e faça Login com seu usuário do GMail, após isso, clique na opção Adicionar um Site.

Adicionando site ao Google

Adicionando site ao Google

Será apresentada uma tela com um campo de preenchimento que você deve colocar o endereço do seu site, como na imagem abaixo:

Inserindo o endereço do seu site

Inserindo o endereço do seu site

Fazendo isso, será então aberta uma tela com os métodos recomendados, acesse os métodos alternativos e selecione a opção Provedor de nome de domínio, fazendo isso, selecione a opção Outro.

Escolhendo a forma de testar o seu domínio

Escolhendo a forma de testar o seu domínio

Será mostrada a tela abaixo, com um código TXT, que começa com ‘google-site-verific...’, copie esse código.

Usando a opção TXT

Usando a opção TXT

Se quiser ainda, melhorar a integridade das buscas, é recomendado utilizar também um registro CNAME, para isso, clique na opção Adicionar um registro CNAME.

Selecionando a opção CNAME

Selecionando a opção CNAME

Será apresentada a tela abaixo, que contém dois valores, um com o Host CNAME e um com o destination, copie ambos.

Usando o CNAME

Usando o CNAME

Acessando o WordPress, entre na opção Store > Domínios.

Selecionando a opção de Domínio

Selecionando a opção de Domínio

Irá aparecer os domínios que você tem controle, clique na opção Editar DNS.

Ativando a edição de DNS

Ativando a edição de DNS

Então, acrescente os códigos copiados e clique em Guardar registros DNS, lembrando que, o código TXT, tem que ser iniciado como TXT google-site-verif… E o endereço CNAME, deve ser iniciado com CNAME Código do Host, seguido pelo Destination CNAME. Como no exemplo abaixo.

Exemplo da Indexação no Google no DNS do WordPress

Exemplo da Indexação no Google no DNS do WordPress

$> Indexar no Bing:
Primeiramente acesse o Bing WebMaster Center faça login com uma conta Microsoft (Hotmail ou Outlook), adicione o site normalmente, e então, clique em Verificar Propriedade, vá até a opção 3 (Adicionar registro CNAME ao DNS), e copie o valor CNAME.

Acessando os dados no Bing

Acessando os dados no Bing

Acessando novamente a edição de DNS no WordPress, cole o código gerado pelo bing, seguido por verify.bing.com, lembrando de iniciar com CNAME.

Colocando os dados do Bing no Servidor DNS

Colocando os dados do Bing no Servidor DNS

$> Conta de e-Mail com seu domínio:
Muitos usam o Google para gerenciar as contas de e-Mail, eu conheci e aprovo o Windows Live Admin Center ele permite a criação de até 50 contas de e-Mail com seu domínio. Acesse o link citado anteriormente, irá ser apresentada a tela abaixo, então clique em Primeiros Passos.

Acessando o Windows Live Admin Center

Acessando o Windows Live Admin Center

Agora insira o link do seu site, e deixe selecionado a opção Configurar o Outlook.com para meu domínio, e Prossiga.

Inserindo o site

Inserindo o site

Irá ser mostrada a tela abaixo, solicitando um administrador para o site, clique em Continuar, e faça login com alguma conta Microsoft (Hotmail ou Outlook por exemplo).

Selecionando o e-Mail para gerenciamento

Selecionando o e-Mail para gerenciamento

Após isso, será mostrada a tela abaixo, mostrando uma revisão das configurações. Verifique as informações, aceite e prossiga.

Confirmando o resumo dos dados

Confirmando o resumo dos dados

Abrindo a página de configurações, há a configuração de email, copie o valor, seguido de .pamx1.hotmail.com, e note a prioridade, no caso abaixo está como 10.

Pegando as informações principais

Pegando as informações principais

Acesse a edição de DNS no WordPress e coloque MX 10 seguido pelo código.pamx1.hotmail.com.

Colocando as informações no servidor DNS

Colocando as informações no servidor DNS

Após isso, terá que ser inserido a comprovação da propriedade e confiabilidade do servidor, ambos TXT, copie os valores, citados na imagem abaixo:

Informações de segurança e controle

Informações de segurança e controle

Acesse a edição de DNS, e coloque os valores copiados, e salve.

Adicionando os dados no servidor DNS

Adicionando os dados no servidor DNS

Após isso, atualize o Status no Windows Live, e verifique se o seu serviço está Ativo, como na imagem abaixo.

Resumo do Processo

Resumo do Processo

Agora no menu da esquerda, clique na opção Contas de associados, ai você pode criar contas e editar contas já existentes.

Criando contas de e-Mail

Criando contas de e-Mail

$> Revisão:
Abaixo um print mostrando como ficarão os valores de edição do DNS. (Na ordem, indexação do bing, configuração de email, verificação do google, verificação do email, verificação CNAME do google).

Revisão do DNS

Revisão do DNS

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

14 Responses

  1. alanabastos disse:

    Olá, recentemente uma amiga minha comprou o domínio de .com no wordpress e o blog dela ficava fora do ar o tempo todo, não deu certo, e eu que ia comprar acabei ficando com medo, tem risco de dar errado a minha compra tbm?

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite Alana,
      Então eu não tive problemas na compra. Comprei em maio, pelo Paypal, no começo oscilou a conexão com o blog um pouco. Porém um ou dois dias, já estava funcionando perfeitamente.
      Espero que tenha ajudado.
      Abraços e bom fim de semana.

  2. Thomas J. Schrage disse:

    me desculpa a pergunta meio boba, mas seguir ese procedimento trás qual vantagem?

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite Thomas,
      Bom não traz ‘uma’ vantagem, e sim mais de uma, quando comprado um domínio, como você vira autor do ‘host’ dele, você precisa reindexar os dados, então em primeiro lugar, a reindexação no Google e Bing (que trazem muitos acessos), além de conseguir montar emails com seu domínio, como por exemplo, contato@seudominio.com.br. Muitos usuários ficam com dǘvidas, e não sabem ao certo o que fazer após comprar um domínio no WordPress.com, seguindo esse procedimento, terão mais acessos e um email exclusivo.
      Espero ter ajudado.
      Abraços e boa semana.

  3. Oi, acabei de comprar um domínio no wordpress e estou com dificuldade de criar os e-mails personalizados. A dica que deu sobre o Windows Live Admin Center já não vale mais, pois qdo clicamos no link, há a informação de que este recurso já não funciona mais, o utilizado é um tal de sei lá o q 365, pago. Entretanto, você comentou q alguns utilizam o google. Pode me falar sobre esta possibilidade? Obrigada.

  4. Vinar disse:

    Se puder fazer mas artigos sobre wordpress, seria ótimo. As dicas são muito boas.

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite Vinar.
      Muito Obrigado, irei sim postar, vai ser algumas dicas que irão retornar ao blog, pretendo postar na próxima semana sobre uma integração do WordPress com Facebook.
      Um grande abraço.

  5. @blogdabarba disse:

    Olá,
    Qual o volume (%) de buscas que são originadas o google e no bing? Recomenda fazer seguir este procedimento apenas para o google (isso já segui, obrigado).

    Após ter seguido as dicas acima, o que mais devo fazer para melhorar a relevância? como meu domínio foi feito através do próprio wordpress, não entendi como usar o SEO plugin YOAST.

    Abraço e obrigado,
    Daniel

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite.
      Primeiramente agradeço o apreço pelo site.
      Então, depende muito do tipo de postagem para ter relevância e o conteúdo, no Terminal de Informação mesmo, eu tive cerca de 440 mil acessos vindos por pesquisas em ferramentas de busca (desde Ask até o Google), e realmente a grande maioria foi do Google, cerca de 430 mil, porém o Bing já veio logo em segundo, com um pouco mais de mil. O detalhe é que, o Bing é muito usado nos Estados Unidos, assim como o Yandex é muito usado na Rússia, no Brasil a grande maioria utiliza o Google.
      Quanto a relevância, o próprio WordPress.com já controla um SEO automático, caso você queira, dá para integrar o Google Analytics, porém se eu não me engano, tem que se tornar Premium. Existe uma diferença entre comprar um domínio no próprio WordPress (wordpress.com), e baixar o seu e manipular conforme desejar (baixar o wordpress, e colocar no GoDaddy, no RegistroBR, no Uol, etc), nesse caso, é possível instalar qualquer plugin. É que a equipe da WordPress.com tende manter a segurança nas páginas, por isso não permite a instalação de plugins.
      Para saber mais, leia https://en.forums.wordpress.com/topic/seo-by-yoast?replies=7
      Resumindo, WordPress = Gerenciador de postagens / sites; WordPress.com = Empresa Oficial que utiliza e dá manutenção nos códigos fontes do WordPress; WordPress.org = Organização onde é possível baixar plugins para editar seu wordpress em outro serviço de hospedagem
      Um grande abraço e boa semana.

  6. Amigo eu tenho um blogger, já com domínio e vi que você mostrou um código de CNAME para o google, e eu já achei para o BING, mas eu quero para o google, aonde eu gero isso?
    google-site-verif esse aqui?

  7. Bruna Padila disse:

    Ei eu comprei um dominio no woldpress mais quero migrar o domino para o blogger como posso fazer isto?

Deixe uma resposta

Terminal de Informação