A Evolução dos Sistemas Operacionais Parte 3

Olá Pessoal…

Continuando a matéria sobre sistemas operacionais, hoje será apresentada a quarta geração, ou seja, o início dos sistemas operacionais domésticos (criação do Windows e Macintosh).


Pessoal, para quem não se lembra, abaixo segue os links com as partes anteriores, contando o início da computação, até a terceira geração (surgimento do Unix).
$> Partes Anteriores:
-> A Evolução dos Sistemas Operacionais Parte 1 (Início da Computação, Primeira Geração e Segunda Geração)
-> A Evolução dos Sistemas Operacionais Parte 2 (Terceira Geração e o Unix)

$> Quarta Geração: Geração dos Microprocessadores
Tecnologia: CI-VLSI (Very Large Scale of Integration) – Larga Escala
Características: Busca de processadores mais rápidos e miniaturização dos componentes
Aplicação: Uso Pessoal, Pequenas a Grandes Empresas
Descrição: Com o advento da tecnologia, a miniaturização dos componentes e a baixa do preço, os computadores pessoais começam a ser cada vez mais buscados, porém nessa época, ainda não tinha um ambiente gráfico criado, o uso era apenas no terminal do computador.
Nesse período, dois sistemas dominaram o uso, o Unix e o MS-DOS da Microsoft, mas como surgiu a Microsoft?
Surgimento da Microsoft e da Apple: A Apple surgiu com conceitos, ideias e negócios de Steve Jobs e trabalho e conhecimento tecnológico de Steve Wozniak.

Steve Wozniak e Steve Jobs

Steve Wozniak e Steve Jobs

Praticamente, foram os primeiros a criarem os computadores domésticos, e com o passar do tempo se tornaram referência e cresceram num curto período de tempo estrondoso, porém, eles queriam que a Apple fosse sinônimo de qualidade e que ela recriasse o conceito de uso de um sistema, com essa ideia surge o Apple Lisa (nome baseado na filha de Jobs).

Apple Lisa

Apple Lisa

Então eles descobriram que a Xerox estava desenvolvendo um sistema operacional com ambiente gráfico, o Xerox Star, foi então que Jobs, ao dar ações e contratar engenheiros da Xerox, além do Lisa, começa o projeto Macintosh.

Em contrapartida, a Microsoft surgiu da ideia do então estudante Bill Gates, de que em um curto período de tempo, os computadores seriam usados em várias casas e até mesmo por pessoas leigas, juntamente com seu colega Paul Allen.

Paul Allen e Bill Gates

Paul Allen e Bill Gates

Ambos queriam revolucionar a informática, e então, compram um sistema chamado QDOS, e renomeiam para MS-DOS (Microsoft – Disc Operating System, Sistema Operacional de Disco). Com o advento da Apple, Gates, se aproxima de Jobs, e conquista sua confiança, porém ele pega conceitos e ideias do Macintosh, assim como Jobs pegou ideias do Xerox Star.
Após isso, Jobs é demitido da própria empresa pelo Sculley, e só retorna mais de 10 anos depois, e levanta a Apple e faz dela uma das principais empresas do ramo da tecnologia, e a Microsoft fica em uma enorme ascenção, e explode de sucesso em 1995, com o Windows 95.

Na década de 1970, Richard Stallman, acaba tendo problemas com uma impressora, e solicita ajustes, porém ninguém o atende, então ele solicita o código fonte, para que ele mesmo arrume a impressora, e mesmo assim não obtém resposta, pensando dessa forma, ele acaba por criar o código fonte personalizado, e cria os conceitos de Software Livre e começa o projeto GNU, que seria um sistema operacional totalmente gratuito.

Richard Stallman

Richard Stallman

Então na década de 1990, um jovem chamado Linus Torvalds, queria melhorar o Minix (sistema operacional com cunho estudantil, baseado em Unix), e então a partir do código fonte e de estudos, ele começa a desenvolver um sistema operacional, por hobby, que não previa ser tão grande quanto o projeto GNU, passando-se os anos, o projeto ganhou grandes proporções e apoio de uma enorme comunidade, então o sistema é lançado como Linux.

Linus Torvalds

Linus Torvalds

A partir disso, o Linux (núcleo do sistema) + GNU (aplicativos e funcionalidades) se tornam um sistema único, chamado de GNU / Linux.

Exemplos: Intel 8080, Apple Lisa, IBM 3090 e outros micros

Xerox Star

Xerox Star

Se não fosse por ideias do passado, hoje a informática não seria da forma que conhecemos, se não fosse pelo Jobs e Gates, não teríamos computadores pessoais tão cedo, se não fosse por Stallman e Linus, não teríamos liberdade de uso de ferramentas da informática, claro que há outras inúmeras pessoas que contribuíram com o advento da tecnologia dos computadores, mas essa postagem é focada em Sistemas Operacionais.

Com essa postagem, finalizamos as gerações, a próxima parte da matéria, irá conter detalhes da evolução do Windows, Mac OS e Linux (ambiente KDE).

$> Partes Posteriores:
-> A Evolução dos Sistemas Operacionais Parte Final (Atualmente e evolução gráfica dos sistemas)

Bom gente, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Mirela disse:

    amei, por favor poste logo a 4 parte!!!!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação