Erro VirtualBox no OpenSUSE

Olá Pessoal…

Hoje irei falar um pouco sobre um erro (rc=-1908) que tive recentemente (há umas duas semanas) do VirtualBox no OpenSUSE.


$> Surgimento do erro:
O erro surgiu, após uma atualização da distro, mas eu acredito que o erro seja por causa de conflito de repositórios, pois eu usava um repositório obsoleto, e acho que acabou conflitando pacotes na hora da atualização. O erro era o rc=-1908, que impossibilita o uso de VMs, tanto de criação, como alteração. Como na empresa onde eu trabalho, eu tenho que usar o Windows, eu geralmente uso virtualizado, então notei esse problema, logo quando abri o VirtualBox notei a mensagem de erro, no começo achei que era algo simples.

$> Imagens do Erro:
Ao abrir o VirtualBox, é mostrado a seguinte mensagem (Erro na abertura da máquina virtual):

VM não pode ser iniciada - VirtualBox

VM não pode ser iniciada – VirtualBox

Após alguns segundos, surge outra mensagem (Kernel driver not installed (rc=-1908)):

Erro rc=-1908

Erro rc=-1908

Como podemos, parece ser algo relacionado ao serviço do VirtualBox, relacionado ao vboxdrv (‘/etc/init.d/vboxdrv setup’), ao ler a mensagem, ele diz que talvez é necessário instalar o pacote DKMS e recompilar o vboxdrv.

$> Possíveis soluções (que não funcionaram):
Tentei de três modos (que falharam), o primeiro, atualizando pacotes essenciais do sistema, acessando como root, e depois executando o setup do vboxdrv com os seguintes comandos:

> su
> zypper install kernel-headers kernel-syms make gcc
> /etc/init.d/vboxdrv setup

Esse processo falhou. Então tentei instalar somente o dkms e executar o setup do vboxdrv, então tive um erro de privilégios, então dei privilégio total ao vboxdrv com o comando chmod (dúvidas com privilégios de arquivos no Linux, leia Permissões de Arquivos no mundo Linux), mesmo assim não consegui executar nada no VirtualBox.

Como último recurso encontrado na internet, desinstalei totalmente o VirtualBox, e o re-instalei, e para minha surpresa, o erro persistia, então provavelmente era erro na geração do serviço.

$> Solução (que funcionou normalmente):
Como tudo que é importante na minha distro eu deixo na /home/ e em outras partições, peguei um dvd aqui, queimei a mídia do OpenSUSE, e formatei somente a /, dessa forma, apagando todas as configurações, porém deixando atalhos, preferências, etc. O processo não demorou nem 20 minutos, então atualizei alguns pacotes e instalei o VirtualBox, adicionei usuário ao grupo, reiniciei a distro e executei o VirtualBox, funcionou normalmente a abertura de VMs.

UPDATE 01/03/2014
$> Solução:
Conforme a dica do Kleber Romano, caso seja apresentado esse erro, deve-se instalar os pacotes “xalan”, “xerces” e “kernel-source”, além disso, é recomendado baixar o VirtualBox direto pelo site oficial e instalá-lo. A possível causa do problema é a divergência de repositórios.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

18 Responses

  1. Osvaldo Aurélio disse:

    Soluçao meio radical :D, um pergunta, ao formatar e escolher o mesmo nome de usuario da instalação antiga, a nova instalação usará todas as configurações que eram do usuario antigo? ou é criado outro usuario? ou é deletado o antigo? 😀 sempre tive esta duvida, por isso nunca deixo o mesmo nome, as vezes é osvaldo, aurelio, linux rsrs… mas da trabalho depois pegar os arquivos todos e colocar no novo usuario, e as pastas ocultas nao vem rsrs

    • Dan_Atilio disse:

      Grande Osvaldo, tudo joia?
      Então, eu sempre coloco mesmo nome de usuário (atilio), e quando é formatado somente a raíz, a home fica íntegra, o que em teoria aconteceria se você trocasse o nome de usuário, seria que ele iria criar outra pasta na home, mas a antiga, iria ficar normal.
      Quando eu formato e coloco o mesmo nome de usuário, e coloco para formatar somente a raíz, ele deixa as configurações (KDE, IDE, etc) e os arquivos da home.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Abraços.

      • Osvaldo Aurélio disse:

        legal é que sempre tive medo de fazer isso e ele apgar tudo rsrs e criar do zero. mas eu tenho um outro probleminha para relatar kkkkkkkkkkkkkkkkk o teu camaleazinho nao parece gostar de mim kkkkk instalei em um pc de uma amiga (aqueles usuarios que so abrem o face e digitam um texto rsrs) e deu um erro nos arquivos de videos, diz estar faltando um programa para reproduzir o video aí ele da opção de instalar entao começa a instalar mas aí da outro erro de repositorios sei la rsrs acho que uns problemas assim dava pra tentar resolver com comando apt-get install -f ou dpkg –configure -a no ubuntu, mas nao tenho ideia de como fazer no suse rsrs talvez hj mais tarde eu faça umas tentativas com os comando zypper que vc me passou 😀

        • Dan_Atilio disse:

          Grande Osvaldo, tudo joia?
          Então, provavelmente é falta de codecs do Kaffeine, adiciona o repositório do Packman, e atualiza o sistema e pronto.
          No meu caso, eu sempre instalo e uso o VLC, ai geralmente não dá esses problemas de codecs.
          Abraços e boa sorte no mundo SUSE, e é assim mesmo, devagar a gente vai aprendendo.
          Bom fim de semana XD.

  2. Franchesco disse:

    Bem, eu uso ubuntu e tinha teoricamente o mesmo problema, eu resolvi com uma solução simples. Depois de tanto tentar e nada resolver, eu acabei executando o seguinte comando.

    ‘/etc/init.d/vboxdrv setup’ , mas acontecia um erro, então eu tentei intender o que o erro queria dizer, dizia ” install linux-headers-3.8.0-19-generic” e mais algumas coisas, então eu dei um
    sudo apt-get install linux-headers-3.8.0-19-generic, tentei abrir o virtual box e o mesmo erro, então executei novamente o “vboxdrv”, e deu certo, reiniciei o sistema para ter certeza que estava tudo ok, e beleza está funcionando… talvez tenha faltado alguma coisa no seu processo, mas acho que não foi exatamente igual, no meu caso resolveu, depois de eu ter desistido de fazer rodar.

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite grande Franchesco,
      Muito obrigado pela contribuição, mas o que notei no openSUSE quando deu o erro, foi a integridade dos repositórios, o bug tinha começado ali, tinha alguns repos não usados e outros que nem eram atualizados que estavam conflitando em vários pacotes, notei inicialmente no VirtualBox, mas houve outros aplicativos afetados, mas mesmo assim, muito obrigado pela dica ;D.
      Abraços e boa quarta feira.

      • Osvaldo Aurélio disse:

        https://plus.google.com/photos/108535337628788697474/albums/5876500583586080353?authkey=CIqnhP_gy8P0pQE

        Daniel este erro ja havia ocorrido comigo nem lembro como eu havia corrigido, agora ocorreu de novo no lubuntu 13.10 aproveitei e tirei umas screenshots de mim realizado os procedimentos para corrigir, até parece que entendo rsrsrsrs da uma olhada, pode ser uma saida ao formatar o /, e até boa de se fazer um post aí no site 😀

        • Dan_Atilio disse:

          Grande Osvaldo, tudo joia?
          Muito obrigado pela contribuição XD…
          Quanto ao SUSE eu descobri o que houve, adicionei um repositório ‘suspeito’, rs… para adicionar algumas libs de 32 bits, pois bem, esse repositório, não continha somente libs, ele continha outros softwares (os exemplos que percebi, era o vlc e o VirtualBox), dessa forma, quando atualizei a distro, ele pegou pacotes de outro repositório, dessa forma, ele acabou dando conflito de pacotes, assim o serviço não conseguia ser gerenciado, por isso mesmo atualizando, ou removendo o VirtualBox, não deu certo, ai resolvi formatar a /, para restaurar a distro do 0 mesmo, tirando os repositórios e libs conflitantes.
          Cara muito bom os prints do Lubuntu, parabéns pelo conteúdo.
          Muito obrigado mais uma vez pelo apoio e pela amizade, tudo de bom pra ti.
          Abraços e bom fim de semana.

  3. Fábio Lima disse:

    Então, vamos lá.
    acessando o diretorio /etc/init.d/ verifiquei que existem vários arquivos shell, ou seja o segundo comando nunca iria funcionar.
    Para executar um arquivo shell usamos o seguinte comando:
    ./nome do arquivo
    Nesse caso usa .”/vboxdrv setup” e vualá.
    Depois é só reiniciar o pc e correr para o abraço.

    Fábio Lima
    Engenharia de Computação – UnB

  4. Sei que o artigo é meio antigo, mas tive o mesmo problema no 13.1. Resolvi da seguinte forma:
    Pesquisando no google achei o tutorial de um usuário do México (fico devendo a url, pois esqueci de colocar nos favoritos), no qual ele sugeria a instalação dos pacotes “xalan”, “xerces” e “kernel-source”, além disso, ele sugeria a instalação do pacote do próprio site do virtualbox, além, claro, de se associar o usuário em uso ao grupo vboxuser.
    No meu caso em particular (uso o repositório Tumbleweed) foi a solução mais prática e funcional que encontrei.

  5. Vinícius disse:

    Dan Atilio, me tire umas duvidas. se eu usar o Windows 7 através do virtualbox ele vai ficar muito lento? Você usa só Linux ou usa o Windows também?

    Desde já agradeço. abraço!!!

    • Dan_Atilio disse:

      Bom dia Vinícius.
      Sempre usei VMs no VirtualBox e nunca tive lentidão (somente uma vez quando estava fazendo Windows Server com Oracle).
      Atualmente uso o OpenSUSE 13.1, e tenho algumas VMs, dentre elas, uma do Windows7, onde deixei reservado 1 GB de RAM.
      Abraços e bom fim de semana.

  6. Edgar disse:

    No meu caso (openSuse 13.1) funcionou desinstalando o VB, executando a instalação dos pacotes (zypper install kernel-headers kernel-syms make gcc) e reinstalando o VB

  7. Samuel Silva disse:

    Dan_Atilio, muito bom esse seu blog
    #add > faforitos

Deixe uma resposta

Terminal de Informação