Projeto AgendX

Olá pessoal…

Hoje irei falar de um projeto que estou construindo atualmente com a ajuda do Luis Silveira, ambos estamos fazendo um projeto que integre Java e XML, criando assim, uma agenda médica prática para uso final.


O projeto iniciou como desenvolvimento para laboratório de Desenvolvimento aqui na FATEC Bauru, porém, o desafio era não usar nenhum SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), dessa forma, tendo que criar algo braçal, ou seja, uma união entre arquivos e uma linguagem, foi definido a utilização de arquivos XML, e a programação em Java.

O Agendx, tem o intuito simples de cadastrar Pacientes, Médicos e fazer um Agendamento entre eles. Sendo que toda lógica (como por exemplo, um paciente não pode fazer o mesmo agendamento no mesmo horário e dia) foi criada em cima da programação, utilizando listas encadeadas dinâmicas de Objetos em Java, com manipulação do conteúdo do XML.

AgendX - Tela Principal

AgendX – Tela Principal

Então, é possível cadastrar novos Pacientes, Médicos ou Agendas, sendo validado se já há o CPF (chave primária).

AgendX - Novo Paciente

AgendX – Novo Paciente

Assim como é possível, alterar ou excluir um registro, seja Paciente, Médico ou Agenda, sendo que o Paciente ou Médico, só podem ser excluídos, se não houver nenhuma Agenda cadastrada.

AgendX - Cadastro de Agendas (Alteração e Exclusão)

AgendX – Cadastro de Agendas (Alteração e Exclusão)

Além dessas opções, é possível visualizar todos os registros em uma grid simples.

AgendX - Visualização de Médicos

AgendX – Visualização de Médicos

O projeto também inclui uma portabilidade ao Inglês, sendo que o usuário é livre para escolher o idioma, e assim, não afetando nenhum processamento nas informações. Abaixo um print da Tela de Sobre o Projeto:

AgendX - Sobre o Projeto

AgendX – Sobre o Projeto

Lembrando pessoal, que há vários outros fatores no código fonte testados, como por exemplos, se os arquivos existem (*.xml), criação de splash screen, máscaras em campos principais, validações extras, etc… O intuito desse projeto é aprender e conciliar técnicas de programação Java com XML, no caso, finalizando a documentação do projeto, irei liberar uma versão com os códigos fontes, para objeto de estudo, podendo assim, ser usado para possível compreensão de funcionamento de Lista encadeada de Objetos + XML + Java + Ambiente gráfico.

Se quiser fazer o download, clique aqui.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação