Instalando MariaDB no OpenSUSE

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar em poucos passos, como instalar (configurar) o MariaDB (fork do MySQL), usando o OpenSUSE 12.3:


Primeiramente pessoal, o MariaDB é um projeto da antiga equipe que mantinha o MySQL, após a compra da SUN pela ORACLE, várias equipes se desmembraram para criar outros projetos (OpenOffice -> LibreOffice, OpenSolaris -> OpenIndiana), e com isso criaram esse SGBD, que nativamente já vem pré-instalado no OpenSUSE.
Bom, instale os pré-requisitos (caso queira manipular graficamente, via phpMyAdmin). Execute o seguinte comando no terminal:

> sudo zypper in mysql-community-server-errormessage
 apache2 apache2-mod_php5 php5 php5-mysql phpMyAdmin

Inicie o serviço do apache2 (para poder gerenciar o php e o phpMyAdmin), com o gerenciador de serviços do OpenSUSE (abra o menu de aplicativos e procure por serviços, abaixo o exemplo no KDE):

Gerenciador de Serviços

Gerenciador de Serviços

Após isso, basta executar os comandos abaixo (instalar, dar previlégios aos diretórios, iniciar o serviço e iniciar o MariaDB), todos os comandos devem ser executados como Root:

> mysql_install_db
> chown -R mysql.mysql /var/lib/mysql
> rcmysql start
> mysql

Vale ressaltar pessoal, que futuramente, você pode alterar o serviço como automático, ou se quiser pode deixar manual mesmo.

Agora, mude a senha de admin do MariaDB (use a tabela mysql, atualize a senha -abaixo coloquei 123 como exemplo-, atualize os previlégios):

MariaDB[none]> use mysql;
MariaDB[mysql]> update user set password=PASSWORD("123")
     where User='root';
MariaDB[mysql]> flush privileges;

Agora, pode acessar o phpMyAdmin via navegador (na URl), com o seguinte link: localhost/phpMyAdmin/. Será carregado a página, semelhante com a imagem abaixo:

Tela principal do phpMyAdmin

Tela principal do phpMyAdmin

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação