Entendendo os Widgets do KDE

Olá pessoal…

Hoje irei falar dos famosos ‘plasmoids’ do KDE, ou seja, os famosos Widgets, como por exemplo, relógio, temperatura, etc…


Primeiramente pessoal, é importante ressaltar, que os widgets no KDE, podem ser adicionados, tanto na área de trabalho, quanto na barra de tarefas do sistema, pelo botão ‘Caixa de Ferramentas’ (parece com uma gota amarela e pingos coloridos), abaixo note eles ressaltados (lembrando que para adicionar um widget, eles devem estar desbloqueados – desbloquear/bloquear widgets):

Caixa de Ferramentas - Adicionando Widgets

Caixa de Ferramentas – Adicionando Widgets

Para adicionar um Widget, basta clicar em um desses botões, e clicar em ‘adicionar widget’, ressaltado na imagem abaixo:

Adicionar Widget

Adicionar Widget

Após isso será carregado uma barra, geralmente no canto inferior com todos os componentes plasma instalados:

Barra de Widgets

Barra de Widgets

Note que há opções de alterar entre as Atividades do KDE, e inclusive, obter um novo widget, além do que, cada widget que já está na área de trabalho, fica marcado com um ‘certo’ na cor verde, e também é possível filtrar as opções. Quando é clicado em Obter, é carregado as seguintes opções:

Obtendo novos Widgets

Obtendo novos Widgets

É possível baixar um plasmoid em algum site (como KDE-Look), ou é possível acessar o servidor de plasmas do KDE e baixar dinamicamente, através da opção ‘Baixar novos widgets do Plasma’, irei exemplificar essa segunda forma:

Instalando novos Widgets

Instalando novos Widgets

Note que é possível filtrar por classificação, modo de exibição, etc… Após encontrar o widget que deseja, basta clicar em instalar, e depois repita o processo de clicar em adicionar o widget, e procure o que você adicionou, no meu caso, vou adicionar um de temperatura (clima):

Procurando o Widget

Procurando o Widget

Agora, ao passar o mouse por cima do widget, é possível, notar algumas opções (como por exemplo, redimensionar o widget, rotacionar o widget, configurar o widget, e fechar o widget), além do que, se clicar e arrastar, você consegue posicionar o widget onde quiser (há não ser em casos especiais, como docks):

Configurações do Widget

Configurações do Widget

Ao clicar em configurar, são demonstradas as opções gerais, como abaixo:

Configurações do Widget

Configurações do Widget

Após configurar, basta confirmar, e note como o widget ficou:

Widget - Resultado Final

Widget – Resultado Final

Como eu gosto da área de trabalho limpa, deixo apenas 3 widgets, mas você pode colocar quantos quiser, abaixo um exemplo do que uso no dia, lembrando que o de previsão do tempo, utilizo na barra de tarefas.

Meus Widgets

Meus Widgets

Obs.: Plasma, é como é chamado o KDE a partir da versão 3 se eu não me engano, ou seja, Plasma KDE (KDE com mais efeitos e recursos gráficos).

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

5 Responses

  1. Thiago Cordeiro disse:

    Ótima explicação, obrigado!

  2. Ornilo Costa Jr. disse:

    Prezado Dan Atilio, parabéns pelo artigo!
    Entretanto, vou pedir-lhe uma ajuda.
    “Criei” em minha Área de Trabalho um widget Lançador Rápido com seis itens para esses lançamentos.
    Deixei ele num tamanho adequado para meu uso.
    Porém, a cada login esse tamanho muda, aumentando muito!
    Como deixar esse widget “estabilizado”?
    Agradeço de antemão por sua atenção!

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite Ornilo.
      Muito obrigado pelo apoio.
      Tive esse problema com um Widget de relógio, a solução na época foi ao finalizar a alteração de tamanho dos widgets e a disposição na tela, cliquei em Bloquear Widgets.
      Vale ressaltar, que se trocar o monitor, ou a resolução, o KDE pode alterar também as pré-definições do widget.
      Um grande abraço.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação