Bloqueador de Sessões no KDE

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar como ativar e gerenciar o Bloqueador de Sessões no KDE (o atalho Ctrl+Alt+L).


Clique no botão KickOff do KDE, ou pressione Alt+F1 (dependendo da distro) e procure por ‘Sessão’ ou ‘Session’, como imagem abaixo:

Bloqueador de Sessão

Bloqueador de Sessão

Abra o aplicativo ‘Bloqueador de Sessão’ (o ícone padrão é um Monitor com uma Lua e algumas Estrelas), ao abri-lo, será mostrado a seguinte janela:

Bloqueador de Sessão no KDE

Bloqueador de Sessão no KDE

Nessa janela, é possível configurar o início automático após um determinado tempo, e se a tela será bloqueada para solicitação de senha. Também é possível, escolher o tipo de bloqueio, se será simples (padrão de algumas distros, como OpenSUSE), também é possível escolher ‘Widgets’ da área de trabalho, por exemplo, escolher mostrar relógio, estado da bateria, etc. E também é possível escolher um protetor de tela, ao escolher um, é mostrado uma miniatura no monitor a direita, o que foi usado como exemplo aqui é o ‘Euforia (GL)’, na categoria ‘Protetores de tela em OpenGL’. Abaixo da miniatura há dois botões, o configurar e o testar, ao clicar em configurar, é mostrado a seguinte janela:

Configurando efeitos da sessão

Configurando efeitos da sessão

Ao confirmar, é possível clicar no botão testar, será mostrado um preview do bloqueador, como na imagem abaixo:

Testando o Bloqueador de Sessão

Testando o Bloqueador de Sessão

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação