Deixando somente ícones na Barra de Tarefas do KDE

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar como mostrar somente ícones na barra de tarefas do KDE (opção nativa desde o KDE 4.8, semelhante ao recurso do Windows 7) através do widget Icon-Only Task Manager, ou seja, deixar somente ícones na barra de tarefas de distros que usam o KDE, como OpenSUSE e Fedora.


Geralmente o KDE vem com um gerenciador de tarefas que mostra a janela minimizada com descrições, para podermos seguir com o tutorial, na barra de tarefas do KDE, clique no botão de Caixa de Ferramentas (um pingo de tinta amarelo com rastros de outras cores), e então será mostrado a barra de ajustes:

Acessando opções da barra de Tarefas

Acessando opções da barra de Tarefas

Posicione o mouse em cima do gerenciador de tarefas, será mostrado o nome do widget (em português ou inglês), ai pode clicar no X, para fechá-lo.

Fechando o Task Manager (Gerenciador Normal)

Fechando o Task Manager (Gerenciador Normal)

Então clique em Add Widgets ou Adicionar Widgets, e procure por Gerenciador de Tarefas com Ícones ou Icon-Only Task Manager:

Adicionando a barra de tarefas com ícones

Adicionando a barra de tarefas com ícones

Agora, basta posicionar, e configurar a barra de tarefas com ícones (basta clicar com o botão direito na barra de tarefas com ícones, e clicar em configurações), abaixo um print da tela de configuração:

Configurações da Barra de Tarefas com Ícones

Configurações da Barra de Tarefas com Ícones

É possível inclusive colocar lançadores fixos, basta quando um aplicativo estiver aberto, clicar com o botão direito no ícone do aplicativo e clicar em Mostrar um lançador quando não estiver em execução ou Show a launcher when not running.
O resultado final, é semelhante ao abaixo:

Resultado final da barra de tarefas

Resultado final da barra de tarefas

Lembrando pessoal, que a barra de tarefas, pode ser ordenado da forma como deseja, até colocando outros widgets (como é meu caso, que coloco o de temperatura).

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação