Gerenciamento de Energia no KDE

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar como ativar e controlar o gerenciamento de energia do KDE (distros como Kubuntu, OpenSUSE e Fedora), um exemplo seria diminuir o brilho da tela depois de 5 minutos com o notebook fora da tomada.


Ao clicar no botão Kick-Off (botão de aplicativos do KDE), ou pressionar Alt+F1 (dependendo das configurações da distro), procure por ‘Energia’ ou ‘Energy’, você vai ver algo parecido com:

Procurando o Gerenciamento de Energia

Procurando o Gerenciamento de Energia

Clique no aplicativo ‘Gerenciador de Energia’ / ‘Economia de Energia’ (aplicativo que tem uma bateria e uma tomada). Será mostrada a seguinte janela (se for gabinete):

Gerenciando Energia KDE (Gabinete)

Gerenciando Energia KDE (Gabinete)

Se for em notebook (netbook, ultrabook, etc), será mostrada a seguinte janela:

Gerenciando Energia KDE (Notebook)

Gerenciando Energia KDE (Notebook)

Resumindo, nesta tela é possível configurar o brilho da tela, após quanto tempo, a tela deve escurecer, e depois de quanto tempo a tela deve ser desligada, além de adicionar outras opções como suspender a sessão automaticamente após um determinado tempo, o tratamento dos eventos dos botões, como por exemplo, o que irá acontecer ao fechar a tampa de um laptop / notebook e executar um determinado script após um determinado tempo.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação