Formatando partições no OpenSUSE

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar, como formatar partições utilizando a ferramenta ‘disk’, do ‘yast2’, possibilitando a formatação de discos rígidos, discos externos e até mesmo formatação de pendrives no OpenSUSE.


Primeiramente abra o aplicativo disk, do yast2 (gerenciador de aplicativos do OpenSUSE), tanto por comando de execução (apertando Alt+F2 na maioria dos ambientes gráficos, e digitando ‘yast2 disk’ ou ‘particionador’):

Executando comando 'yast2 disk'

Executando comando ‘yast2 disk’

Como procurando por ‘particionador’ ou ‘yast2 disk’ no menu de aplicativos do ambiente gráfico, como o botão KickOff, no KDE (apertando alt+f1), conforme imagem abaixo:

Procurando 'particionador' no KickOff (KDE)

Procurando ‘particionador’ no KickOff (KDE)

Será então mostrado uma pergunta, para ter cautela ao manipular memórias de um computador, prossiga e irá aparecer uma tela com todos os dispositivos que possuam memória. Em distros Linux, as partições são geradas através de uma raíz, no exemplo que será mostrado abaixo, iremos formatar um pendrive de 2 GBs da HP, sua raíz é a /dev/sdb/, portanto o que pertencer a essa raíz serão as partições da memória, como por exemplo /dev/sdb1/, /dev/sdb2/, e assim sucessivamente. Clique com o botão direito na memória que deseja ‘excluir’ (formatar), e escolha a opção Remover, conforme imagem abaixo:

Lista de dispositivos

Lista de dispositivos

Após confirmar, clique na raíz com o botão direito e selecione a opção ‘Adicionar Partição’, conforme imagem a seguir:

Adicionando partição

Adicionando partição

Irá ser apresentada uma tela, perguntando se será uma partição primária ou estendida (ext), se caso escolher estendida, em sistemas Windows, você só conseguirá acessar os dados, através de programas de terceiros, portanto, escolha partição primária:

Escolhendo tipo de Partição

Escolhendo tipo de Partição

Após isso, será solicitado o tamanho total do pendrive formatado, vale ressaltar que se deixar menor, é possível criar mais de uma partição*.

Escolhendo o tamanho da formatação do dispositivo

Escolhendo o tamanho da formatação do dispositivo

Avançando, escolha o tipo da formatação, no caso abaixo, utilizamos o FAT:

Formatando como FAT

Formatando como FAT

Clique em Opções, para setar algumas opções de faturamento. No caso utilizaremos, o Tamanho como 32 Bits (FAT32), conforme imagem abaixo:

Opção da Formatação

Opção da Formatação

Após isso, será finalizado o assistente, e irá retornar para a tela com os discos de memória, ele terá uma letra F, que simboliza a formatação do disco, conforme imagem abaixo:

Partição criada

Partição criada

Clique em próximo, e note as observações da tela de resumo:

Observações da Formatação

Observações da Formatação

Pronto, processo finalizado. Agora basta usar o pendrive, abaixo uma imagem do pendrive formatado sendo acessado pelo gerenciador de arquivos:

Pendrive já formatado

Pendrive já formatado

  • Dessa forma é possível criar mais de uma partição em um pendrive, ou seja, um pendrive com duas partições.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação