Arduino Parte 01: Conhecendo a robótica

Olá Pessoal,

Hoje começo no blog uma série de postagens, focando na programação para Arduino, mostrando como fazer programas e esquemas de montagens simples, com o intuito de facilitar a montagem do primeiro robô.


Primeiramente temos que entender, que a robótica tem 3 grandes pilares, a informática (programação), a eletrônica (circuitos) e a mecânica (movimentação), mas atualmente não é preciso conhecer a fundo equipamentos eletrônicos e/ou montar um robô do zero.
Iremos utilizar como base, uma placa Arduino, há vários modelos diferentes por valores também diferentes, iremos utilizar a Arduino Uno e/ou uma placa Arduino Duemilanove, placa simples e com o valor de aproximadamente R$ 70,00.

Placa Arduino Uno

Placa Arduino Uno

A placa Uno, pode não ter tantas saídas quanto outras, porém ela é bem simples, e fácil de entender, já a Duemilanove é perfeita para a montagem do robô. Nesse tutorial, irei mostrar como montar um robô normal, como veículo (um carro por exemplo), porém é possível utilizar para qualquer intuito, até mesmo fazer um software para desligar as luzes de uma casa.
É possível utilizar várias linguagens também, como Java e PHP, mas iremos utilizar a linguagem padrão, a Arduino C.

Mas como surgiu o Arduino, e como ele funciona? O Arduino surgiu de um projeto de desenvolvimento na Itália em 2005, com o intuito de facilitar os estudos com placas eletrônicas entre as faculdades e comunidades. Logo se tornou um sucesso, sendo vendida milhares de placas pelo mundo. Como o projeto é aberto, há uma variedade nas placas e nos protótipos (como Arduino Duemilanove). A placa funciona de maneira simples, primeiramente temos alguma conexão elétrica (via USB, bateria ou direto na tomada), quando ligado, a última programação gravada (compilada), no sistema, será validada.

Pensando de uma forma simples, você faz um programa, que acende um Led amarelo, e depois de 200 milissegundos, acende um Led vermelho, é criado um código fonte com os testes devidamente feitos, e assim, quando conectado na energia, os Leds já começam a piscar.

Mas afinal, é difícil programar? Claro que não, é bem simples, nada de programação a baixo nível, é bem intuitivo através da linguagem Arduino C. Abaixo uma imagem de como poderá ficar o robô no futuro:

Robô feito com a placa Arduino Uno

Robô feito com a placa Arduino Uno

Posteriormente, irei postar um vídeo, de quando conclui o Curso Técnico do CTI da UNESP Bauru, em que o TCC do grupo que participei conteve a criação de um robô (o da imagem acima).

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

6 Responses

  1. Jessica disse:

    que legal estavamos fazendo um quadricoptero com arduino… mt bom mexer… gosteiii….

  2. Muito bom Daniel!!
    Aguardo ansiosamente pela série de posts sobre esse assunto!!

    Abraços

  3. humberto disse:

    por favor continue o post. quero muito ver em funcionamento. obrigado pelos posts incriveis dan.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação