Arduino Parte 02: Escolhendo os componentes

Olá Pessoal,

Continuando as matérias sobre Arduino, hoje irei falar sobre os principais componentes que serão utilizados no nosso robô.


Abaixo segue uma lista de componentes básicos que serão utilizados nos testes e no robô montado, além da placa Arduino.

Interruptor – Interruptor responsável por ligar e desligar o robô

Interruptor (ligar e desligar)

Interruptor (ligar e desligar)

Servo Motor – Motor que será responsável por rotacionar as rodas do robô / carrinho montado. Como terá duas rodas, compre dois motores.

Servo Motor

Servo Motor

Placa de Acrílico – Placa que será utilizada como base do robô, recomendo utilizar uma placa fina, talves uns 3 mm de espessura, para ser leve e não atrapalhar o desempenho.

Placa de Acrílico

Placa de Acrílico

Sensor Ótico Reflexivo – Sensor responsável por captar sinais escuros / claros, sendo possível o robô percorrer identificando um trajeto.

Sensor Ótico Reflexivo

Sensor Ótico Reflexivo

Roda de Silicone – Roda que irá na parte de traz do robô, essa será responsável por dar estabilidade, sendo que quando houver uma curva para direita por exemplo, essa roda irá auxiliar na curvatura.

Roda de Silicone

Roda de Silicone

Roda de Borracha – Rodas que serão plugadas nos motores fazendo com que o robô tenha autonomia nos movimentos.

Roda de borracha

Roda de borracha

Resistor – Resistor serve para transformar energia elétrica em energia térmica (efeito Joule), e será utilizado por exemplo, no uso do interruptor, para fazer as transformações de energia.

Resistor

Resistor

Protoboard – Antes da montagem do robô, faremos testes com uma Protoboard (ligações de led com o Arduino por exemplo).

Protoboard

Protoboard

Leds – Leds são como pequenas lâmpadas, ideais para fazer pequenos testes com o Arduino, sem contar, que usaremos um par de Leds brancos, ao lado dos sensores, para auxiliar na iluminação.

Leds

Leds

Jumpers (Macho) – Jumpers serão utilizados para auxiliar em algumas ligações com os componentes, como iremos ter uma Protoboard, iremos utilizar Jumpers Macho para fazermos a ligações e pontes dos componentes.

Jumpers

Jumpers

Adaptador para Energia – Adaptador que será utilizado em conjunto com uma bateria, para utilizarmos o robô sem fio algum (USB e Tomada por exemplo).

Adaptador para Energia (bateria)

Adaptador para Energia (bateria)

Poderemos utilizar outros componentes, assim como teremos que soldar as partes, mas isso fica para as próximas postagens. Além do que, conforme formos utilizando os componentes, irei detalhar os processos, e o passo de como funciona, como por exemplo, a leitura e configuração dos sensores.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação