Análise OpenSUSE 13.1

Olá Pessoal…

Hoje irei mostrar uma pequena análise sobre o OpenSUSE 13.1, lançado agora em novembro, e com algumas novidades interessantes.


Logo no início do S.O. percebemos que a velocidade foi aumentada. Mas os novos ajustes são quase imperceptíveis para usuários finais, apenas alguns detalhes gráficos, como a nova tela de login, que contém mais detalhes do usuário, inclusive a imagem na configuração do KDE:

Nova tela de login

Nova tela de login

Os temas de cores, continuaram os mesmos, mas alguns efeitos foram suavizados, como por exemplo, ao fechar uma janela, a mesma na barra de programas, é suavizada o fechamento lentamente.

Outro detalhe, é que agora, no canto superior esquerdo, há uma lez verde, ao passar o mouse nela algumas vezes, é ativado a grelha do KDE, antes não havia essa luz, e muitas vezes usuários falavam que não sabiam porque ativavam a grelha:

Grelha do KDE sendo ativada

Grelha do KDE sendo ativada

Mas algo que foi revisto e melhorado, foi o sistema de atualização do camaleão, agora com um ícone no System Tray (pelo menos no KDE), parecendo uma joaninha, que possui um resumo de todos os pacotes pendentes para atualização:

Atualização do sistema

Atualização do sistema

E logo após a atualização, a mensagem também é alterada:

Sistema atualizado

Sistema atualizado

Caso queira ver na íntegra as alterações e atualizações para a versão OpenSUSE 13.1, basta ler na página oficial do camaleão en.opensuse.org/Portal:13.1, onde eles citam os seguintes tópicos (abaixo fiz apenas um pequeno resumo):

Estabilizado: Vários bugs foram vistos e arrumados.
Rede: Atualização e melhoria de vários recursos de rede (Samba, MariaDB, Apache, etc).
Evoluído: Suporte total a arquiteturas x64, atualizando as tecnologias de desenvolvimento (C++, QT, etc).
Polido: YaST foi portado para o Ruby, e o sistema agora está utilizando o motor FreeType 2.5, deixando o sistema mais elegante.
Rápido: Atualização do glibc, mesa e outros recursos gráficos para melhor desempenho do sistema.
Lançamento Total: Usuários do Android, agora terão uma integração melhor com o Amarok e com a visualização de arquivos.
Inovação: Suporte para Ultra Resolução nas aplicações, em Gnome Shell e KDE Plasma.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação