2 Formas diferentes de desligar o Windows

Olá Pessoal…

Hoje irei mostrar 2 formas diferentes de desligar o Windows 8 e Windows 8.1, para aqueles casos de ‘meu computador não desliga’, ‘meu computador não reinicia’ e ‘windows trava ao desligar’.


Um dos problemas impertinentes das novas versões do Windows, é o travamento do desligamento e do reiniciamento do sistema, nessa postagem será mostrada duas opções para forçar o Windows a desligar/reiniciar.
Outro ponto a ressaltar é que o desligamento padrão do Windows 8 e do 8.1, não desliga totalmente o S.O., ele deixa vários arquivos temporários no Disco Rígido, por isso que as vezes o Windows pode apresentar lentidão.

1ª Forma: Alt+F4 na Área de Trabalho
A primeira forma é bem simples e bem conhecida, basta estar na área de trabalho e pressionar a combinação Alt + F4, assim irá aparecer uma tela contendo as opções de desligamento, conforme imagem abaixo:

Alt+F4 no Windows 8

Alt+F4 no Windows 8

2ª Forma: Executando o comando Shutdown
A segunda forma é executar o comando de desligamento do Windows, seja pelo MS-DOS ou pelo executar. Para isso, segure a tecla Windows (com desenho do símbolo do S.O. ou em computadores positivo, o símbolo da marca) e aperte a tecla R, assim a combinação Win+R (ou Windows+R), será aberto uma tela para digitação do comando.
Para desligar, basta digitar por exemplo ‘shutdown -s’, que significa desligamento do Windows, caso queira reiniciar é ‘shutdown -r’ e se quiser desligar sem esperar muito tempo, utilize ‘shutdown -p’.
Eu geralmente utilizo o shutdown -s.

Executando comandos pelo WIN+R

Executando comandos pelo WIN+R

Se alguém tiver alguma dúvida sobre o comando shutdown, pode acessar o site oficial da Microsoft (link).

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação