Instalando Codecs Multimídia no OpenSUSE

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar como instalar os Codecs de Multimídia no OpenSUSE (para aplicativos como Kaffeine, Amarok, dentre outros abrirem qualquer tipo de arquivo, como MP4, AVI, etc).


Geeko (mascote do SUSE)

Geeko (mascote do SUSE)

Caso você queira fazer do jeito simples, basta clicar nesse link, que é o 1-Click Install, que já instala os pacotes via YaST.

Porém, se for apresentado alguma tela de conflito de pacotes, basta selecionar as opções que trocam de fornecedor, do OpenSUSE para o Packman, dessa forma trocando de onde será buscado os codecs e plugins para instalação.

Caso você queira instalar manualmente via o terminal do OpenSUSE, primeiro adicione o repositório Packman, depois adicione o repositório DVD e por último instale os pacotes (pode desconsiderar o repositório DVD e o pacote libdvdcss2 caso você não precise do recurso de playback de DVD). Execute os comandos abaixo como root:

> zypper addrepo -f http://ftp.gwdg.de/pub/linux/packman/suse/openSUSE_13.2/ packman
> zypper addrepo -f http://opensuse-guide.org/repo/13.2/ dvd
> zypper install libxine2-codecs k3b-codecs ffmpeg lame gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-ugly gstreamer-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-plugins-libav libdvdcss2

Obs.: Esse tutorial se aplica ao OpenSUSE 13.2

Referência: opensuse-guide

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação