Análise BitDefender – Muito mais que um antivírus!

Olá pessoal…

Recentemente instalei o BitDefender para testar seus recursos e funcionalidades, e para minha surpresa, ele vai além de um simples antivírus, trazendo recursos de gerenciamento e de proteção, além de outras ferramentas bastante úteis no dia a dia.


Como essa é a primeira análise que faço de um software, decidi mostrar a experiência como um usuário, então separei em 3 tópicos, a instalação, os recursos e a Conclusão.

Instalação:

Ao abrir o instalador, a primeira tela apresentada é uma pergunta se deseja instalar o aplicativo.

Mensagem ao executar o instalador

Mensagem ao executar o instalador

Na tela principal da instalação, é mostrado 3 botões, o de padrão instalar e cancelar, e um botão Customizar, onde é possível definir em que diretório será instalado.

Tela inicial da instalação

Tela inicial da instalação

Será então carregado as barras de progresso.

Progresso da instalação

Progresso da instalação

Ao finalizar será mostrado uma mensagem ao usuário.

Mensagem de êxito na instalação

Mensagem de êxito na instalação

Se clicar em Introdução, ele irá mostrar uma pergunta se deseja inserir a chave do produto, ou se simplesmente deixará checado a informação de testar gratuitamente.

Registrando o produto

Registrando o produto

Ao avançar será perguntado se deseja ativar os perfis do BitDefender, é um recurso interessante, pois ao verificar que você está jogando por exemplo, ele irá consumir menos recursos da máquina (irá otimizar a configuração do PC).

Definição de perfis

Definição de perfis

Por último, se quiser vincular sua conta de e-Mail ou de alguma rede social, basta informar, essa funcionalidade serve por exemplo, se alguém roubar seu computador por exemplo.

Inserindo e-Mail ou rede social para ativação

Inserindo e-Mail ou rede social para ativação

Recursos:

O BitDefender traz inúmeros recursos, abaixo irei detalhar alguns que me chamaram a atenção nesse tempo de testes.

Logo após a instalação, você percebe um widget (ou gadget) na área de trabalho, nele é possível verificar as atualizações ou abrir diretamente o BitDefender.

Widget com os detalhes do BitDefender

Widget com os detalhes do BitDefender

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi a tela inicial ser simples, e dar acesso ao usuário a todos os recursos, parecido com o ambiente Metro do Windows 8, a grande maioria dos antivírus são um pouco confusos para os usuários, já esse, é bem intuitivo. Através da tela inicial, é possível alterar o seu perfil, ou deixar para a alteração ser automática ou manual, e os recursos basta clicar para utilizar.

Tela padrão do aplicativo

Tela padrão do aplicativo

O recurso de otimização, é ideal para quem deseja sempre fazer limpezas periódicas na máquina, sendo que não é necessário mais, um software de terceiros, tudo já está embutido no BitDefender.

Otimização de recursos

Otimização de recursos

A opção SafePay, abre um ‘navegador’ próprio, seria um recurso utilizado, para quem trabalha com pagamentos online, onde seria possível fazer transferências, depósitos, pagamentos de forma segura, para se ter uma ideia da segurança, a área de trabalho, basicamente fica bloqueada, não funcionando nem recursos simples, como Alt+Tab e Print Screen.

Utilizando o SafePay

Utilizando o SafePay

A análise de vírus é simples, onde é mostrado a quantidade de itens analisados, os arquivos que foram resolvidos e os que não, e os protegidos por senha.

Analisando o computador (procurando vírus)

Analisando o computador (procurando vírus)

Já a opção de Ferramentas, deixa disponível vários recursos para o usuário, como otimização (otimizar recursos, limpeza, desfragmentação, restauração, duplicidade, etc), adicionar dispositivos ao anti-roubo, integração com Facebook, gerenciamento de perfis, etc.

Ferramentas disponíveis

Ferramentas disponíveis

A opção Privacidade mostra os recursos de proteção do sistema, carteira (que pode por exemplo, gerenciar as senhas salvas em sites e redes wifi), controle parental, abrir o SafePay e encriptação de recursos (explicado mais abaixo).

Recursos de Privacidade

Recursos de Privacidade

A última opção disponível no menu, é a de Proteção, onde é possível fazer uma análise para buscar vírus, ativar o modo de recuperação, a proteção web, detecção de invasão, análise de vulnerabilidades, configurar o firewall e o antispam, ou seja, inúmeros recursos para a proteção do seu PC.

Recursos de Proteção

Recursos de Proteção

E por último, um recurso que também me chamou a atenção, a criação de Cofres (também pode ser acionado, ao clicar com o botão direito), onde é possível definir o diretório que será gerado o cofre, a letra, o tamanho e a senha, no print abaixo, eu configurei o disco Y: como sendo o meu cofre, mas o arquivo ficava em C:teste, supondo que eu coloque documentos importantes no Y:, somente quem tiver a senha do cofre, que poderá manipular esses arquivos.

Criando um cofre de arquivos

Criando um cofre de arquivos

Conclusão:

O BitDefender se diferencia dos rivais, pelas suas ferramentas extras e facilidade de uso, em poucos passos é possível fazer uma configuração de privacidade e segurança, tornando-o uma ferramenta poderosa, para quem se interessar, recomendo o aplicativo.

O produto que testei foi o BitDefender Total Security para Windows 7 64 bits, atualmente a BitDefender está fazendo uma promoção onde esse produto está custando R$ 79,95, sendo que pode ser usado por até 3 PCs, se quiser, ainda há outros planos como o Internet Security e o Antivírus Plus, se quiser saber mais, acesse www.bitdefender.com.br/solutions/antivirus-comparison.html. Se quiser ainda baixar o antivírus gratuito de testes, abaixo clique em Outros produtos e depois baixe o Antivirus Free Edition.

Se interessar mais pelo assunto, abaixo alguns links:
Site Oficial: www.bitdefender.com.br
Outros produtos: www.bitdefender.com.br/toolbox/freeapps/desktop
Aplicativos para Android: play.google.com/store/apps/developer?id=Bitdefender

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Marcelo disse:

    Bacana o post. Fez algum teste com a versão para empresas?

Deixe uma resposta

Terminal de Informação