O compromisso da Mozilla para acesso à Internet

Desenvolvimento da Internet e defender sua abertura são fundamentais para o crescimento global que é justo, sustentável e inclusivo. A Internet é mais poderosa quando alguém – independentemente do sexo ou da geografia – pode participar de forma igual.

Mozilla Firefox
Mozilla Firefox

No dia 14 de Abril, a Mozilla anunciou dois compromissos para ajudar a tornar o acesso universal à Internet em uma realidade como parte de ações globais da U.S. State Department’s Global Connect Initiative, em parceria com o Banco Mundial e do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE):

  • Mozilla vai lançar um desafio público este ano para estimular soluções inovadoras e de igualdade de classificação para garantir o acesso a preços acessíveis e alfabetização digital. O objetivo é injetar prática, orientada para a ação, um novo pensamento para o atual debate sobre como conectar as pessoas desconectadas do mundo.
  • Além disso, a Mozilla está construindo um centro global para ajudar mais mulheres aprendem a ler, escrever e participar online. Nos últimos cinco anos, os voluntários da Mozilla começaram mais de 100 clubes e fizeram mais de 5000 eventos locais em 90 países para ensinar alfabetização digital. Com base neste modelo, a Mozilla está agora trabalhando com a ONU Mulheres para fazerem clubes apenas para mulheres e meninas no Quênia e na África do Sul. Este é o próximo passo para a criação de um hub global.

“Conectando o desconectado é um dos maiores desafios do nosso tempo, e temos de trabalhar em conjunto. Vamos precisar de corporações, governo e esforços filantrópicos para garantir que a Internet como o maior recurso público compartilhado do mundo é verdadeiramente aberto e acessível a todos. Temos o prazer de ver um sinal de que a colaboração com os compromissos da Iniciativa Global Connect”, disse Mitchell Baker, presidente-executivo da Mozilla.

Mark Surman, diretor executivo da Fundação Mozilla, acrescentou: “Temos de abordar a amplitude, mas também a profundidade de inclusão digital. Ter acesso à Web é essencial, mas saber ler, escrever e participar do mundo digital tornou-se uma habilidade fundamental básica ao lado de leitura, escrita e aritmética. Na Mozilla estamos olhando – e ajudando a resolver – tanto o acesso como os elementos de alfabetização digital de inclusão”.

Estamos ansiosos para compartilhar o progresso em ambos os nossos compromissos ao longo do ano.


Fonte: blog.mozilla.org

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

6 opiniões sobre “O compromisso da Mozilla para acesso à Internet

  • abril 24, 2016 em 8:30 pm
    Permalink

    Gostaria de saber se a Mozilla tem um posicionamento sobre o que está acontecendo com a internet no Brasil.

    Resposta
    • abril 29, 2016 em 1:33 am
      Permalink

      Boa noite Humberto.
      Irei verificar com a equipe Mozilla e entro em contato.
      Um grande abraço.

      Resposta
    • abril 29, 2016 em 6:02 am
      Permalink

      Humberto, é um prazer atender ao seu questionamento. Meu nome é Geraldo Barros e eu faço parte de um time de representantes da Mozilla no país. Atualmente existem 2 temas diferentes sobre Internet no País, o primeiro é a limitação do tráfego de dados por meio de franquias e a outra é o Cibercrime, a Mozilla já se posicionou em relação ao segundo tema, segue link. ~ Geraldo
      https://blog.mozilla.org/press-br/2016/04/22/mozilla-propostas-de-combate-ao-cibercrime-representam-um-retrocesso/

      Resposta
      • maio 4, 2016 em 5:02 pm
        Permalink

        Obrigado Geraldo. Infelizmente o Brasil passa por outro problema com a internet (Caso WhatsApp). Vamos acompanhar o desenrolar e esperar pelo melhor.

        Resposta
  • junho 16, 2016 em 3:11 pm
    Permalink

    Fala daniboy passando só pra deixar aquele abraço. Ótima matéria como sempre. Se cuida irmão.

    Resposta
    • junho 18, 2016 em 5:33 pm
      Permalink

      Ahooooo, eae Chuck, como tá jovem?
      Muito obrigado, um grande abraço.

      Resposta

Deixe uma resposta