Você sabe de quem são aquelas ligações que desligam na sua cara?

Salve salve pessoal…

Você já recebeu alguma ligação, que quando você atende, do nada o telefone fica mudo e você fica com aquela vontade enorme de bater o teclado na cara do infeliz rsrs… mas vocês sabiam que na verdade essas ligações são um pouco mais complexas e não é um “trote”?

Imagine a cena, você lá tranquilão, comando um pãozão com café, de boa curtindo a vida, ai do nada começa a tocar o telefone e você corre para atender (não tão rápido quanto as mães que correm para pegar roupa no varal rs), e ao falar alô, você só ouve tu… tu… tu…

Então você já acha que alguém está te passando trote, que tem alguém te perseguindo, ou que é igual naquele capítulo do Todo Mundo Odeia o Cris, em que ligam para casa para ver se não tem ninguém para entrar e roubar.

Ei carinha que mora logo ali, me atende ai

Ei carinha que mora logo ali, me atende ai

E você começa a fazer estratégias, como não falar nada até que a outra pessoa fale alguma coisa, ou colocar uma BINA (se for um telefone fixo).

Acontece jovens, que na grande maioria das vezes (digo isso, porque hoje raramente se usa o telefone, para telefonar rs), não é uma pessoa que está te passando um trote, mas sim um sistema de telemarketing.

Sistema automatizado de ligações

Sistema automatizado de ligações

Mas como assim Daniel? O sistema está me ligando sozinho? É mais ou menos por ai, acontece que muitas empresas de Call Center, possuem um sistema automatizado de ligações, ou seja, o Atendente senta, e o sistema liga para vários números ao mesmo tempo, então supondo que o sistema ligue para 100 números diferentes, ai você corre e acaba sendo o primeiro a atender, o que acontece? O atendente conversa com você normalmente, e os outros 99, quando atenderem, a ligação irá cair.

Sim, é exatamente essa baboseira que acontece rs… Criaram um sistema para otimizar a efetividade dos operadores, causando transtorno em inúmeras pessoas com telefones.

Facepalm para a ideia

Facepalm para a ideia

Então quer dizer, que sempre serei azucrinado? Então jovens, você pode sempre optar em não atender chamadas de números desconhecidos (no caso de colocar BINA no seu telefone fixo), ou até mesmo usar algum aplicativo de celular que bloqueia ligações indesejadas.

Agora se você quiser parar com isso de uma vez por todas, em São Paulo foi criado um Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (lei 13.226/08), e através disso, você disponibiliza seu número, e as empresas de Telemarketing não podem mais fazer essas chamadas (porém ainda acho que não adiantaria muito, talvez diminuiria um pouco).

Referências:
tecnologia.uol.com.br
televendasecobranca.com.br
segredosdomundo.r7.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

6 Responses

  1. Edivaldo Duque disse:

    Boa dica de como tentar evitar… Infelizmente essa lei é apenas para o estado de SP.

  2. Lucas Gabrialovitch disse:

    Agora tudo faz sentido ahauahaua

  3. Luiz Augusto disse:

    Realmente esse cadastro do PROCON funciona sim… obvio que existem empresas que não respeitam nada e continuam ligando… mas diminui drasticamente a quantidade de “trotes” que eu recebia…

    Boa Dica !!!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação