A Internet está mudando? Entenda o fim da Neutralidade e como ela afeta o consumidor

Salve salve pessoal…

Nesse mês de dezembro está acontecendo um movimento nos Estados Unidos para o fim da Neutralidade da Internet, saiba o que é isso e como afeta diretamente nós consumidores.

Nos Estados Unidos, grandes empresas de telecomunicações como Comcast, AT&T e Verizon, juntamente com o sistema político norte americano, estão aprovando o fim da Neutralidade da Internet (ainda falta a aprovação do Congresso Norte Americano), isso causou um rebuliço na Terra do Tio Sam, mas o que seria essa Neutralidade?

Hoje, quando você abre o navegador e entra no site Google, ou entra no site Bing, tanto faz para sua provedora, o acesso a esse site terá o consumo do seu pacote de dados (se for por exemplo um pacote 4G móvel), ou se for da sua assinatura de internet, apenas será utilizado normalmente o consumo.

Resumindo, não importa o site que você acessa, o tráfego funciona igual para site X ou para Y.

Poder do Consumidor

Poder do Consumidor

É nisso que se baseia a Neutralidade da Rede, onde não importa o que você acesse, ele privilegia o que o consumidor está usando. O fim dela, basicamente passa o controle do consumidor para o provedor.

Em um cenário hipotético, o que pode acontecer nos Estados Unidos é um sistema similar ao de TV a Cabo, por exemplo, se você assina o plano simples de Internet, você tem acesso ao Facebook e Twitter. O plano intermediário, inclui o YouTube e os sites comuns. E o plano Pro, inclui NetFlix, Spotify e vários serviços de streaming.

Dessa forma, o usuário comum, ou que tem menos orçamento, iria comprar o pacote básico e ficaria sem os outros recursos tendo que pagar a mais por isso, ou ficar sem internet, corte de tráfego, ou outras medidas que podem ser tomadas pelos provedores.

Protesto

Protesto

Porém, no Brasil, nós temos o Marco Civil da Internet, que regulamenta o uso da Internet no país (com apoio até de empresas grandes como a Mozilla), o Marco Civil, coloca o consumidor em primeiro lugar, nessa questão de Neutralidade da Rede. Então a princípio, podemos ficar tranquilos quanto a isso.

Mas o que preocupa, é que no Brasil, geralmente empresas grandes conseguem influenciar a alteração de leis, e se as operadoras de telefonia e provedoras de internet irem atrás dessa mudança, pode ser que seja revogado essa neutralidade.

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet

Agora vamos a outro cenário hipotético, e se isso realmente acontecer?

Pois bem jovens, se você gosta de séries, seja via NetFlix ou Torrent ou qualquer outro recurso para visualização, você pode ficar sem assistir um episódio ou um filme. Se você é gamer, e joga online, como por exemplo, partidas na Xbox Live ou PSN, você talvez não poderá jogar ilimitadamente mais. E em um cenário mais catastrófico, ao abrir um site (como o Terminal de Informação), será mostrado um PopUp perguntando dizendo que você não tem acesso ao site devido seu plano ser o básico e você ter que assinar um plano “melhor”.

Neutralidade da Rede

Neutralidade da Rede

Pode ser que nada disso aconteça, mas caso aconteça jovens, basta nós, não ficarmos calados e mostrarmos que temos uma voz ativa.

Referências:
Época Globo
El País

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. luizlmarins disse:

    Ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação