Você conhece os vírus Meltdown e Spectre?

Você conhece os vírus Meltdown e Spectre?

Salve salve pessoal…

Você conhece os “vírus” Meltdown e Spectre? Saiba mais sobre esses perigosos problemas que surgiram recentemente focando nos processadores.

Imagina que você tem um antivírus atualizado, um sistema operacional atualizado, um ambiente confiável… Ai você pensa que as chances de você pegar um vírus são pequenas, e se pegar, sempre vai ser esses vírus pequenos… E se eu te disser que seu processador corre um risco enorme por uma falha na sua engenharia?

É basicamente isso que acontece com esses novos vírus que foram descobertos. No caso do Meltdown, ele explora uma vulnerabilidade em chips da Intel, inclusive a Intel está sendo processada em alguns lugares por causa disso, e as ações desvalorizaram bastante, além disso um dos poderosos da Intel vendeu muitas das ações antes do “aparecimento” do Meltdown no mercado, o que causou uma certa estranheza.

Já o Spectre é geral tanto para Intel, ARM e AMD pois ele atinge softwares que acessam o processador, e “não é” simplesmente relacionado à uma falha da arquitetura.

Meltdown e Spectre
Meltdown e Spectre

O que os vírus fazem é tentar acessar a CPU do processador, conseguindo isso, eles tem controle total a memória da máquina, podendo descobrir coisas a baixo nível, como senhas.

Abaixo a definição que o pessoal da Windows Team publicou:
– Meltdown é uma falha exclusiva dos chips da Intel e permite o acesso de memória do kernel do espaço de usuário, significando que qualquer segredo que um computador está protegendo (mesmo no kernel) está disponível para qualquer usuário capaz de executar programas no sistema. Existem patches (correções) de software para o Meltdown.
– Spectre aplica-se aos processadores Intel, ARM e AMD e funciona enganando processadores para executar instruções que eles não devem ter, conceder acesso a informações confidenciais no espaço de memória de outros aplicativos. Existem patches (correções) de software disponíveis, mas, eles não ajudam muito e são menos eficaz do que as correções para o Meltdown.

Comparação dos dois vírus
Comparação dos dois vírus

Imaginem o problema se um desses vírus consegue acessar uma VM com várias máquinas compartilhadas, como fica no processador, ele poderia ter acesso total às instruções das máquinas.

Ah Daniel, mas então não tenho para onde fugir? Então jovens, a Intel já está desenvolvendo e lançando correções de firmware, assim como a Canonical (Ubuntu), Microsoft (Windows) e outras empresas de software já disseram que estão lançando e criando correções.

O que fica de dica é evitar abrir emails, mensagens e coisas suspeitas no computador.

Referências:
windowsteam.com.br

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

4 comentários em “Você conhece os vírus Meltdown e Spectre?

  1. Daniel, uma dúvida, o risco maior então é a disponibilização de senhas salvas na máquina ? Como senhas de bancos, e-mails, etc…
    Att.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: