O que é um Sniffer?

Salve salve pessoal…

Você sabe o que é um Sniffer? É um vírus? E como se proteger de um?

Um Sniffer (ou Packet Analyzer / Packet Sniffer) é um aplicativo que monitora (fareja) brechas, portas, falhas, etc… em um sistema, geralmente utilizado para monitorar tráfegos de rede e portas, detectando problemas e assim podendo melhorar o sistema.

Acontece, que assim como existem softwares para o bem, também existem para o mal, e os hackers também criam sniffers, mas nesse caso, os farejadores criado por eles, é para capturar tudo que passa por essa aplicação, como até mesmo senhas não criptografadas dos usuários.

Pessoas vendo sua rede?

Pessoas vendo sua rede?

Outro detalhe, é que um sniffer malicioso, pode ser instalado na rede, e não apenas em um computador, ou seja, tudo que passar por um roteador, passará por esse farejador.

Geralmente os hackers usam sniffers para roubar dados e coletar informações dos usuários como dados bancários e de sites de compras. Eles colocam os sniffers em locais onde existam redes Wi-Fi não tão seguras, como as famosas redes gratuitas em cafeterias, hotéis e aeroportos.

Não se engane com a fofura da foto, farejadores encontram tudo rs

Não se engane com a fofura da foto, farejadores encontram tudo rs

Além disso, os sniffers também podem se passar por outros aparelhos em uma rede, esse tipo de ataque é chamado de spoofing, também como objetivo de roubar informações sigilosas.

E como detectá-los? Então jovens, eles são virtualmente impossíveis de se detectar, portanto para usuários comuns, a melhor forma de se defender é ter um antivírus que tenha um bom antisniffer, que fique monitorando coisas indevidas na sua rede. Além disso, é bom ressaltar que:
– Evite usar qualquer rede Wi-Fi, utilize somente redes confiáveis
– Utilize algum software antivírus para proteção de vulnerabilidades em sua rede
– Tente criptografar tudo que você enviar e receber

Referências:
avast.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação