Por que a ordem das teclas numéricas do teclado é diferente da ordem das teclas do telefone?

Salve salve pessoal…

Você já parou para pensar o motivo do teclado numérico do computador ou de uma calculadora, ser diferente do teclado numérico do telefone (no caso a ordem dos números)?

Se olharmos para um teclado de computador ou de calculadora, ele começa de baixo para cima do 1 ao 9, no sentido da esquerda para direta, sendo:

[7][8][9]
[4][5][6]
[1][2][3]
[0]

Já o teclado do telefone, começa de cima para baixo, do 1 ao 9:

[1][2][3]
[4][5][6]
[7][8][9]
   [0]

Mas qual é o motivo dessa diferença?

Teclas do telefone, começando em cima

Teclas do telefone, começando em cima

Tudo é por causa da tecla 0 (zero), no caso dos telefones, a tecla 0 nunca significou zero, o real significado dela era 10 (dez), por isso ela vinha após o 9, inclusive nos telefones antigos de rodar.

Já nas calculadoras, o 0 é realmente zero, e por isso deveria ficar abaixo de todos os outros valores, assim os dígitos vão subindo na calculadora conforme a posição matemática.

Teclas numéricas, começando em baixo

Teclas numéricas, começando em baixo

Ai você me pergunta, ah beleza, mudar o padrão dos botões de uma Calculadora não faz sentido, mas e o dos Telefones?

A padronização do telefone conforme dito anteriormente, é crescente, e o 0 é a “representação” do 10, pois nos primórdios da telefonia, por exemplo, ao discar o número 1, ele causava uma interrupção de 66 milissegundos, o número 2, duas interrupções dessas, até chegar no número 0, que são dez interrupções dessas, por isso ele sempre vinha no final após o 9.

Comparando ambos os teclados, lado a lado

Comparando ambos os teclados, lado a lado

Além de ser um problema alterar essa padronização, os telefones começaram a usar letras na sua estrutura, como por exemplo 2 – ABC, 3 – DEF, 4 – GHI, etc… Agora imaginem ter que mudar também essa padronização.

É por isso jovens, que o teclado numérico de calculadoras e computadores, segue um padrão diferente das dos telefones, pois nasceram e cresceram de formas distintas.

Referências:
tecmundo.com.br

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação