Conheça a história cronológica da série Street Fighter

Salve salve pessoal…

Para quem é fã de jogos de luta, sabe que a franquia Street Fighter tem uma das histórias mais complexas (em termos de cronologia) do mundo dos games, e hoje irei mostrar para vocês a história cronológica, ou a linha do tempo, da franquia Street Fighter.


A linha do tempo de Street Fighter é meio confusa pois os games não seguem uma sequência exata cronologicamente, e para piorar, existem alguns jogos que tem 3 ou 4 com finais e histórias de personagens diferentes. Sendo assim, se fôssemos considerar uma sequência cronológica de eventos, seria: Street Fighter, série Street Fighter Alpha/Zero, série Street Fighter 2, série Street Fighter 4, Street Fighter 5 e por último a série Street Fighter 3.

Como a franquia Street Fighter tem muitos personagens e cada um com uma história única, a história que irei apresentar aqui, é baseada nos torneios e nos personagens principais, senão daria para escrever um livro rs.

Com a chegada do jogo Street Fighter 30th Collection para Xbox One, Playstation 4 e Switch, decidi montar esse artigo comemorativo.

Eventos pré Street Fighter

Sagat desde que era criança, gostava de se envolver em lutas e aprender técnicas na rua para ficar mais forte. Porém ele percebeu que para melhorar seu estilo de luta, ele precisaria focar em uma arte marcial, assim ele começa a aprender o Muay Thai, desenvolvendo seu estilo de Tigre, e com apenas 15 anos se torna campeão mundial de Muay Thai. Isso inclusive trouxe notoriedade para outras pessoas, uma delas foi Adon, que quis ser seu discípulo, e assim também treina Muay Thai, mas com o estilo Jaguar.

Sagat jovem

Sagat jovem

Devido a sua fama, Sagat era constantemente desafiado, até um dia um homem habilidoso o desafiar, esse homem era Go Hibiki (que lutava uma derivação de Ansatsuken), pai de Dan Hibiki. Existem menções de que Go Hibiki, tinha um Dojo e esse estava sofrendo pela falta de dinheiro e uma organização chamada Shadaloo ainda cobrava tributos deles, então Go decide desafiar Sagat, pois se ele conseguisse vencê-lo traria alunos para seu Dojo.

Go descobre que Sagat tem um ponto fraco, que é seu olho direito, assim Go atinge um golpe que acaba tirando o olho de Sagat, e Sagat consumido pela raiva, mata Go na frente de Dan.

Sagat Vs Go Hibiki

Sagat Vs Go Hibiki

Dan sabendo que precisaria treinar bastante para enfrentar Sagat, parte atrás de Gouken, um grande mestre de artes marciais, que inclusive é mestre de Ryu e Ken. Mas Gouken, vendo que Dan tinha o coração consumido pelo espírito de vingança, decide não treiná-lo.

Um pouco antes disso acontecer, existiam dois irmãos Gouken e Gouki que treinavam Ansatsuken (arte dos punhos assassinos) com Goutetsu. Gouken era o mais velho e era mais calmo e centrado do que Gouki. Gouki lendo os pergaminhos secretos de Goutetsu descobre a existência do Satsui no Hado (ou Dark Hado), uma energia que pode aumentar gradativamente seu poder.

Goutetsu sabendo disso, expulsa Gouki, e este começa a treinar cada vez a arte do Satsui no Hado se deixando levar e consumir seu corpo, até se deixar levar e se tornar Akuma. Akuma retorna para se encontrar com Goutetsu e o mata, e quando Gouken chega para desafiá-lo, ele diz que Gouken ainda não está pronto. Assim Akuma parte em busca de lutadores dignos em disputas de vida ou morte, sempre matando os oponentes com a sua técnica Shin Shun Goku Satsu (ou Wrath of the Raging Demon), sendo que o golpe acaba com o corpo e com a alma do adversário (inclusive quando Akuma desfere esse golpe, ele pronuncia a palavra Shyo-Shi ou Shoosh, algo como pare tudo, ou cale a boca).

Gouki Vs Goutetsu

Gouki Vs Goutetsu

Passando um tempo, Gouken adota uma criança órfã, essa criança é Ryu, e começa a treiná-lo como seu aluno (sendo que Gouken percebe que uma áurea negra rodeava o garoto). Um antigo amigo de Gouken, pede ajuda para educar e treinar seu filho que estava dando um trabalho nos Estados Unidos, assim Gouken aceita treinar também, o jovem Ken Masters, e dessa forma, Ryu e Ken acabam crescendo juntos, se tornando amigos e rivais.

Com o término do treinamento, Ken volta para os Estados Unidos, e Ryu tem um desejo de conhecer lutadores pelo mundo. Enquanto Gouken se preparava, pois sentia que iria enfrentar seu velho irmão.

Street Fighter, encontro entre Ryu e Sagat

Sagat então cada vez mais famoso, decide montar um torneio, mas dessa vez não para se destacar como lutador de Muay Thai, mas sim, para se consagrar como o melhor lutador do mundo, e assim convoca lutadores de todas as regiões do mundo, e um dos lutadores que decide participar do torneio é Ryu.

Um dos lutadores do torneio, Gen, se mostrou muito habilidoso, e não encontrou nenhum oponente a sua altura, e acabou assim desistindo do torneio, e partindo atrás dos rumores de um exímio lutador que ninguém sobreviveu para contar a história, o Akuma. Gen se encontra com Akuma, e apesar da idade mais avançada, consegue lutar muito bem, até Akuma soltar o seu Shin Shun Goku Satsu, Gen percebendo que iria morrer, esvazia sua alma, e dessa forma, consegue sobreviver ao golpe de Akuma, e seu corpo consegue se recuperar lentamente.

Gen Vs Akuma

Gen Vs Akuma

Sem Gen na competição, Ryu vai avançando e vencendo luta a luta ganhando um enorme destaque no torneio, sendo que todos acreditavam que ele poderia ganhar a final contra Sagat.

Ao passar por Adon, só restava a luta entre Ryu e Sagat, sendo que a sua técnica do Tigre estava se mostrando imbatível, e Ryu estava tomando uma coça. A ansiedade e o medo começaram a tomar conta de Ryu, então Ryu começa a perder os sentidos, e desperta o Satsui no Hado, e sem pestanejar desfere um enorme Shoryuken no peito de Sagat, rasgando seu corpo e assim nocauteando seu adversário.

Ryu Vs Sagat

Ryu Vs Sagat

Ryu após recuperar a consciência percebe como foi perigoso se deixar levar, e assim começa a lutar com mais calma e tentando aprender mais. Sagat furioso com o que Ryu fez, começa a perseguir ele atrás de uma vingança.

Street Fighter Alpha, histórias antes da ascensão e da queda da Shadaloo

Após Ryu se tornar campeão mundial do torneio, ele se torna muito famoso, e isso faz com que muitas pessoas comecem a procurar por ele para disputar lutas, inclusive Ken, seu antigo companheiro de treinamento, que parte para o Japão.

Enquanto isso Ryu viajava o mundo, aprendendo e lutando com os mais diferentes lutadores, até Sagat o reencontrar para se enfrentarem novamente. Ryu vendo que Sagat estava consumido pela vingança, acaba entregando a luta, e Sagat sai contente da batalha, mas após um tempo, ao perceber que Ryu realmente entregou, ele não entende e aceita um convite de um homem chamado Bison, para se ingressar em uma organização chamada Shadaloo, que estava procurando lutadores em potencial para seu exército.

No Japão, quando Ken se aproximava do antigo lugar onde treinavam com Gouken, ele avista uma luta insana, entre seu antigo mestre e um homem demoníaco, que seu mestre se referia como Gouki, essa luta acaba com o desfecho em que Akuma solta o Shin Shun Goku Satsu e acaba matando Gouken na frente de Ken, sendo que Ken ainda tenta enfrentar Akuma, mas Akuma vendo o nível de Ken, o desdenha e fala que não quer enfrentar o garoto.

Gouki Vs Gouken

Gouki Vs Gouken

Ken se encontra com o Ryu, e ambos dizem adeus a Gouken, fazendo uma cerimônia de despedida para ele, e deixando ele no antigo templo onde treinavam. Então Ryu e Ken tem uma disputa mano a mano para treinar, e Ken mostra seu Shoryuken a Ryu e o acaba machucando, assim Ken dá a sua faixa vermelha a Ryu que utiliza em sua testa.

Vários lutadores começam a procurar o famoso Akuma, inclusive Gen que queria uma revanche, Ryu que queria se vingar de seu mestre e Bison, o líder da Shadaloo. Ryu acaba encontrando Akuma, e Akuma vendo seu potencial para despertar o Satsui no Hado, e se tornar um “oponente a altura”, começa a incentivar ele a despertar, mas nunca o enfrentando de igual para igual.

Eis que Bison se encontra com Akuma e antes que pudesse conversar com ele, Akuma simplesmente o desdenha, então eles começam a se enfrentar, Akuma começa a estranhar o tamanho do poder do Bison, vendo que aquilo não era nada humano, então Akuma solta o seu Shin Shun Goku Satsu, e Bison além de sobreviver ao golpe, ainda vence o Akuma na luta, tudo isso graças ao seu Psycho Power, onde ele foi potencializado pelo Psycho Drive, que é utilizado como fonte dos poderes do Bison, para que ele consiga dominar o mundo.

Bison Vs Akuma

Bison Vs Akuma

Alguns agentes da Interpol tentam encontrar a base da Shadaloo e acabar com ela, sendo que uma das agentes, Chun-Li teve seu pai morto pela Shadaloo, e busca assim acabar com a organização. E Charlie Nash tem uma missão para encontrar e acabar com o covil da Shadaloo e a Psycho Drive (fonte do Psycho Power de Bison). Charlie é um exímio lutador, sendo que ele pode soltar um Sonic Boom apenas com um braço, e ele treinou Guile para seguir seus passos.

Charlie Vs Bison

Charlie Vs Bison

Assim sendo eles acham o covil da Shadaloo, junto com a ajuda de Cammy, que fazia parte da Shadaloo, sendo que essa tinha sua mente apagada para servir de propósitos ao Bison, e ela era uma das 13 Dolls (Bonecas, todas com nome de meses, e a Killer Bee sendo a 13ª que é a Cammy) de Bison, que são especializadas em Assassinatos. Chun-Li e Guile conseguem destruir o Psycho Drive do Bison, destruindo assim a sede da Shadaloo. Charlie enfrenta Bison, e apesar de conseguir matá-lo, ele também morre no combate. Cammy consegue salvar as Dolls do ataque.

Street Fighter 2, a queda de Bison

O que muitos não sabiam, é que a Psycho Power consome o corpo do hospedeiro rapidamente, e Bison sabendo disso preparava vários clones e vários corpos para serem possíveis hospedeiros, e uma das suas partes ficou em Rose, e assim que ele morreu, essa consciência deixa Rose e parte para um novo corpo.

Bison para de subestimar seus adversários, e para sua dominação global arma um novo torneio de luta mundial, para selecionar os melhores lutadores para reerguer sua organização Shadaloo através de uma lavagem cerebral. Além do que, com esse plano, ele pretende rever Akuma para usá-lo em seus planos. Assim tem se início o jogo Street Fighter 2.

Shadaloo

Shadaloo

Ryu entra no torneio mais amadurecido, buscando aprender mais com suas lutas, e assim começa a vencer luta a luta, até chegar na final contra o Bison.

Eis que quando ele chega para desafiar Bison, de repente surge Akuma, com um semblante mais demoníaco, que ficou conhecido como Shin Akuma (ou Evil Akuma) no qual parecia que o Satsui no Hado que havia nele estava mais forte, e ele desfere então o Shin Shun Goku Satsu e mata Bison na hora (agora ele não tinha a fonte do Psycho Power para se defender), Akuma então enfrenta Ryu e o força a soltar o seu Satsui no Hado, mas acaba que a luta foi em vão e mais uma vez, Ryu se preocupa com os poderes do Satsui no Hado.

Akuma Vs Bison

Akuma Vs Bison

Ryu é considerado o campeão do torneio, e sua fama aumenta ainda mais, se tornando mundialmente famoso por onde anda.

Street Fighter 4, a organização SIN

A organização SIN (S.I.N. – Shadaloo Intimidation Network, ou Rede de Intimidação da Shadaloo) era uma das partes da Shadaloo, e após a morte de Bison, um de seus clones, denominado como Seth toma conta desse braço da Shadaloo promovendo um novo torneio, dessa vez com o interesse total em Ryu.

Sabendo que Ryu era forte, e não havia despertado e deixado consumir pelo Satsui no Hado, eles tinham interesse em pegar o Ryu e fazer experimentos com ele em prol dos planos da SIN, em seu projeto BLECE. Dessa forma Seth convoca Crimson Viper para buscar os lutadores para a fachada do suposto torneio, e coloca Juri e Decapre para acabar com as arestas soltas.

SIN

SIN

Um velho senhor sabendo sobre o interesse da SIN em Ryu, começa a procurá-lo para instruir a parar o Satsui no Hado dele, esse senhor era ninguém menos que Gouken, que havia sobrevivido ao ataque do Akuma (o terceiro que sobrevive, ta perdendo moral hein Akuma rs), esvaziando sua alma, e ficando em coma (no meio do nada sem tratamento médico né?! rs), até seu despertar. Ele instrui Ryu e mostra para ele uma vertente poderosa do Ansatsuken que é o Mu no Ken (ou Power of Nothingness), que basicamente seria o contrário do Satsui no Hado, onde a calma e tranquilidade transcendem os poderes humanos, sendo que ambos seriam como se fosse o poder do Bem e do Mal em comparação direta rs.

Akuma sabendo o que Gouken fez com Ryu, fica furioso e parte atrás de uma briga com Gouken, dessa vez soltando tudo do seu Satsui no Hado, contra todo o poder do Mu no Ken de Gouken (que não iria se controlar em soltar todo o seu poder).

Arte Mu No Ken contra Satsui no Hado

Arte Mu No Ken contra Satsui no Hado

Acontece que Crimson Viper era uma agente dupla, e traiu Seth, além de Juri também que queria ver a queda total da Shadaloo, e armou a luta entre Bison e Seth. Mas como assim Bison? Pois bem, lembram-se de que Bison tem vários clones? Apesar de Seth ter assumido a SIN, Bison conseguiu assumir a consciência de outro clone graças aos cientistas da Shadaloo, e acaba com Seth.

Assim Bison fica por trás da SIN, deixando os planos rolarem, enquanto todos acham que ele está morto, sendo que o Seth que os jogadores encontram no fim do jogo, é apenas um clone, afinal o Seth verdadeiro foi morto por Bison.

Vários clones de Seth

Vários clones de Seth

Abel que é um lutador sem memória, supostamente foi salvo por Charlie e se junta a Chun-Li e Guile para destruir a sede da SIN, e assim sendo, eles conseguem acabar com essa organização.

Street Fighter 5, a verdadeira queda do Bison?

Alguns anos após a morte de Charlie, uma mulher chamada Helen revive ele, modificando o seu corpo, e diz para ele que precisa dele para recuperar um item para ajudar a destruir Bison (aparentemente além de reviver Charlie, mexeram com suas memórias).

Charlie revivido

Charlie revivido

Enquanto isso, a Shadaloo começa um novo plano, chamado operação CHAINS, lançando sete satélites em órbita da errada, chamados de Black Moons, ou Luas Negras. Rashid se infiltra na Shadaloo em busca de um amigo que foi sequestrado, mas ele é derrotado por Fang, que pega um objeto similar a uma peça de xadrez e usa para ativar a detonação de uma das Luas Negras, assim causando um pulso eletromagnético que deixa Nova Iorque em caos.

Guile e Chun-Li tentam impedir a Shadaloo em Nova Iorque, mas não conseguem, além de serem atacados por Charlie, que tenta pegar as supostas peças, sendo que ele foge em seguida. Charlie se reúne com Helen, que também convenceu Rashid e Juri a formarem uma aliança contra Bison para recuperar tais peças, e interromper a operação CHAINS.

Operação CHAINS

Operação CHAINS

Essas peças contém chaves para controlar as Luas Negras, e elas estão espalhadas com alguns indivíduos, sendo que nas suas ativações, o medo causado e desespero, fornecem um tipo de fonte para o Psycho Power do Bison, e eles pretendem usar essa energia para os planos de dominação mundial da Shadaloo.

Karin Kanzuki (rival da Sakura) tendo acesso também a essa informação, convoca guerreiros de todo o mundo para pegar as peças antes da Shadaloo e antes dessa aliança formada por Helen. Todos os lutadores aceitam, exceto Ryu, que decide treinar mais com medo de se descontrolar com o Satsui no Hadou (que foi uma sugestão do Ken), assim melhorando o seu estilo Mu no Ken.

Karin

Karin

Enquanto os guerreiros viajam o mundo em busca de tais peças, eles são atacados por Necalli, uma personificação de um antigo deus lutador asteca que em tempos de crise, aparece para consumir e devorar almas de lutadores fortes.

Após reunirem as peças (e novos aliados), os guerreiros atacam a base da Shadaloo e conseguem desativar as Luas Negras, mas não conseguem derrotar Bison, então não restou outra opção a não ser recuar. Fang ameaça uma das programadoras a forçar a alteração de curso das Luas Negras para caírem na Terra, atingindo seis cidades ao redor do mundo em 24 horas. Causando muita dor e sofrimento, para assim reunir poder suficiente para seus planos.

Ryu então retorna do seu treinamento, e derrota Necalli, forçando o antigo deus a recuar. Ele se junta aos guerreiros em um segundo ataque a Shadaloo. Nessa ocasião, Rashid consegue parar as Luas Negras, enquanto Charlie confronta Bison e mesmo não conseguindo derrotá-lo, ele se sacrifica para drenar parte do Psycho Power, assim enfraquecendo-o e assim Ryu o destrói de uma vez por todas. Enquanto a base da Shadaloo é destruída, as Dolls conseguem recuperar seus sentidos, e os guerreiros evacuam a base.

Ryu Vs Necalli

Ryu Vs Necalli

Após esse evento, Helen, cujo nome verdadeiro é Kolin, diz a seu mestre que apesar de Bison não ter sido destruído da forma como ele queria, chegou a hora de seu grupo liderar o mundo para restaurar seu equilíbrio perfeito.

Street Fighter 3, a ascensão dos Ilumminati

Existe uma organização misteriosa de cultos chamada Illuminati (conhecida como Sociedade Secreta), que há mais de 2000 anos se dedica a salvação da humanidade. Geralmente os candidatos a liderança dessa organização, são submetidos a lavagem cerebral, porém Gill e seu irmão mais novo Urien, não foram submetidos a isso. Os pais deles inclusive foram também candidatos a presidência.

A Organização melhorou geneticamente Gill quando ele ainda era jovem, aumentando sua força e velocidade para que ele pudesse participar de um intenso programa de combate corpo a corpo (inclusive metade do corpo do Gill usa poderes de Gelo e a outra metade de Fogo). Gill tornou-se o melhor aluno dentre vários guerreiros, ficando acima de seu irmão ciumento.

Urien e Gill, líderes dos Illuminati

Urien e Gill, líderes dos Illuminati

Os Illuminatti tinham uma lenda, de que a alma do antigo imperador, seria reencarnada em um novo corpo após a sua morte, e através dos resultados do treinamento especial, eles decidiram que essa encarnação era Gill. Então com 22 anos, Gill foi nomeado presidente da Organização. Urien por causa da sua instabilidade emocional ficou chocado com a decisão e desafia Gill para a presidência, Gill olhando para ele, simplesmente dá para ele a presidência, mas Gill foi promovido ao cargo de Imperador, sendo chamado pelos súditos, de Messias.

Gill queria trazer a paz ao mundo, e para isso, teria que destruir boa parte da humanidade para trazer seu equilíbrio. Assim ele monta um novo torneio de lutas mundial para ver bons lutadores e convidá-los a se juntar ao seu exército nessa missão (diferente do Bison que queria fazer uma lavagem cerebral).

Gill, o imperador

Gill, o imperador

Dos lutadores antigos, apenas 3 voltam (não irei contar o Akuma), o Ryu, o Ken e a Chun-Li. Os dois primeiros para desputar o torneio, a Chun-Li havia adotado uma criança, e Urien havia sequestrado a criança e Chun-Li enfrentando ele, consegue pegar a criança de volta.

Ibuki se infiltrou no torneio para obter os arquivos do Projeto G, Gill simplesmente entregou pra ela, pois o plano já estava em curso. O Projeto G era um aprimoramento dos seres humanos e criação de clones, onde ele fez vários experimentos com pessoas, inclusive com Necro, que conseguiu fugir com a ajuda de sua namorada, e é perseguido por uma criação do Projeto G, o Twelve.

Necro, que sofreu experimentos do Projeto G

Necro, que sofreu experimentos do Projeto G

Oro, que é um japonês hermitão e mestre de lutas (arte Senjutsu), com cerca de 140 anos, ele estava procurando um aluno para passar seu conhecimento adiante, mas com medo de seu poder ferir o aluno, ele luta com um braço apenas, e o outro escondido. Oro venceu o Ryu, e vendo o potencial nele, oferece para treiná-lo, e Ryu querendo aprender mais e vendo que aquele cara era bem forte, aceita e ambos abandonam o torneio.

Ryu treinando com Oro

Ryu treinando com Oro

Alex segue no torneio, até enfrentar e derrotar Gill.

(Eu tentei procurar o que aconteceu depois, pois Alex não mata Gill, apenas o derrota, e aparentemente Gill o convida para participar de seu exército, mas a Capcom deixou a história do Street Fighter 3 vaga e em aberto, talvez para deixar brechas para o futuro)

Alex, campeão do Street Fighter 3

Alex, campeão do Street Fighter 3

Observações e brechas da linha do tempo

  • Não inclui as histórias de spin-off como a série Street Fighter EX
  • Para analisar a linha do tempo, o ideal é comparar com a história do personagem Ken, sendo que no primeiro game, apesar dele participar do jogo, ele não está incluido na história (irei explicar no próximo tópico), na série Street Fighter Alpha ele conhece uma moça e começa a namorar com ela, no Street Fighter 2 ele se casa, no Street Fighter 4 ela está grávida e no Street Fighter 3 (alguns anos depois), ele já é um pequeno guri
  • Vários personagens que estão nos jogos, não tem sua presença real no torneio, apenas participando por votação de fãs ou pela popularidade, assim sendo como o Ken no Street Fighter 1, existem outros casos, como por exemplo, Yun e Yang no Street Fighter 4, sendo que o jogo se passa no minímo uns 4 anos antes do Street Fighter 3, e eles estão com a mesma aparência (com 17 a 18 anos), ou seja, no Street Fighter 4, eles teriam entre 13 a 14 anos
  • Muitos personagens do Street Fighter 4, assim como dito no tópico anterior não fazem necessariamente parte da história, assim, o jogo é considerado como um Dream Match (reúne personagens dos jogos de luta sem se preocupar com história), e dessa forma poucas pessoas realmente estavam na cronologia do game
  • Alguns eventos são contraditórios ou anulam outros eventos da linha do tempo, como a história do Charlie, onde ele morre nos 3 jogos da série Street Fighter Alpha
  • Me desculpem se esqueci algum detalhe, pois a história do Street Fighter está em constante mudança tanto nos games quanto nos mangás, como por exemplo, existe um mangá que fala que o Sagat já estava na Shadaloo antes do Street Fighter Alpha

Referências:
denofgeek.com
streetfighter.wikia.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação