Olá a todos que acompanham o blog.
Hoje irei postar sobre como fazer um Dual-Boot (ter 2 sistemas operacionais em um único computador) de maneira rápida e simples, sendo que no tutorial irei usar o OpenSUSE 12.1 e o Windows 7, mas você pode usar esse tutorial para qualquer Windows (pós-XP) e para qualquer distro Linux que tem suporte nativo de instalação em ambiente gráfico (Ubuntu, Mandriva e Fedora por exemplo).
Afinal, o que é Dual-Boot? Dual-Boot é a terminologia usada para computadores que possuem dois sistemas operacionais instalados (Windows, Linux, BSD, Minix, Mac, etc), assim sendo, posso ter um Trial-Boot ou até mais sistemas, dependendo da quantidade de GBs do seu HD.
Há softwares encarregados para gerenciar esses sistemas, no caso de sistemas Unix-Like (como BSD, Linux e Minix) há alguns gerenciadores simples como o LILO e o GRUB (o mais usado – padrão no Ubuntu e OpenSUSE). Esse software inicia logo após o carregamento da BIOS e antes do carregamento do Sistema Operacional, sendo assim, posso escolher mais de um sistema. Agora vamos passo-a-passo para as configurações necessárias:
$> Preparando uma partição:
Particionar o HD, ou seja, criar uma partição, nada mais é, que separar um espaço do HD e criar um novo disco virtual, com esse espaço não usado.
Por exemplo, tenho um HD de 500 GBs para meu Sistema Operacional, nisso quero separar todos os meus dados pessoais, então eu crio uma partição de 250 GBs para meus Dados, assim fico com 2 partições de 250 GBs.
Para criar uma partição simples e fácil, inicie seu Windows, clique no botão iniciar, vá em Computador e clique com o botão direito em Gerenciar. Ou (no caso do Windows 7 se preferir), procure pelo aplicativo Gerenciador do Computador.
Selecione a área de gerenciamento de disco.
Após isso, selecione o seu HD (Disco Local C:), clique com o botão direito e vá em Diminuir volume.
Escolha o tamanho que será diminuido da partição existente (o próprio Windows te avisa quanto que você pode diminuir, e quanto ficará a partição após a diminuição).
Se tudo ocorreu bem, agora é para você ter duas partições do seu disco rígido, como na imagem abaixo:
$> Instalando uma Distro Linux:
Atualmente, você instala uma distro Linux facilmente e rapidamente (com poucas excessões como o Slackware), abaixo irei mostrar a instalação do OpenSUSE 12.1 (uso OpenSUSE faz aproximadamente 3 anos). Ao colocar o CD de instalação (que pode ser baixado gratuitamente aqui), vale ressaltar, que é melhor baixar uma versão Live CD (que roda sem instalação, para você testar a distro antes da instalação), prepare o boot da máquina para iniciar pelo CD.
Após ser iniciado o boot do CD, escolha a opção Live, se você quiser testar a distro, ou escolha a opção Installation, no caso de você preferir fazer uma instalação.
Na instalação do OpenSUSE, a primeira parte é contrato de licença, no qual você pode setar sua linguagem, e ler o contrato, pode avançar se desejar.
A próxima tela é a configuração de horário e localidade, verifique o horário a data, e se a localidade está setada para alguma cidade brasileira (São Paulo, por exemplo).
A terceira janela irá mostrar um resumo do que será feito no seu HD, aquela partição criada vai dar origem a root, home e a swap.
Agora será solicitado um usuário e senha, lembrando que nesta mesma tela, terá as opções de Login Automático (não recomendado) e para usar a mesma senha como root (ai você escolhe se quer deixar a mesma senha como administrador ou não).
A próxima tela irá mostrar um resumo da sua instalação, ou seja, o que vai ser feito com seu HD, após a instalação.
Agora é só esperar finalizar a pré-instalação.
$> Pós-Instalação:
Provavelmente quando acabar a pré-instalação, será solicitado para você retirar o cd e reiniciar o micro, caso reinicie automaticamente, o processo irá continuar de onde parou, senão, quando reiniciar, é só escolher a opção do seu linux.
Agora espere o processo finalizar.
Quando tudo estiver finalizado, ai é só você logar normalmente no seu sistema (usuário e senha, e logo abaixo, há dois botões, um para o ambiente gráfico e outro caso queira desligar o micro, acima há o hostname do micro -neste caso linux-avfa-, e do lado inferior esquerdo, o dia e a hora).
$> Pós-Configuração OpenSUSE:
Ao iniciar o SUSE a primeira vez, você nota que o hostname e a tela de grub vem meio desconfigurada, abaixo irei mostrar como mudar o hostname e a tela de grub, lembrando que, após a instalação do OpenSUSE, atualize o sistema operacional e instale plugins para rodar músicas, vídeos, etc (caso queira alguma ajuda, um link útil de pós instalação de Open SUSE: link).
Para setar algumas informações importantes abra o YaST (Clique no botão de aplicações KDE e procure por YaST, ou simplesmente procure pelas configurações do Yast -para GNOME ou XFCE-), será solicitado a senha de root, prossiga normalmente.
Agora para setar as configurações do GRUB ou Boot, procure pela seção Boot Loader (ou Carregador de Inicialização).
Após selecionar, você notará duas Abas:
– Section Management (ou Gerenciamento de Sessões) = Nesta aba vai haver informações dos SOs instalados, das descrições deles, dos caminhos e até a opção de edição deles (geralmente vem 4 itens, OpenSUSE 12.1, OpenSUSE 12.1 (Failsafe – Entrada de segurança), Windows 1, Windows 2 {sendo que estes dois últimos são sessões do windows instalado, e devem ser testadas antes de alteração, exclusão ou qualquer outra coisa que o usuário deseja fazer}).
– Boot Loader Installation (ou Instalação do Carregador de Inicialização) = Aqui você pode editar qual gerenciador você quer usar (GRUB é o mais recomendado) e algumas opções do mesmo, como quanto de tempo você deseja.
Uma questão que vale ressaltar do OpenSUSE é o hostname, que por vezes vem de alguma configuração específica, então se você for trocar o hostname, troque logo após a formatação, pois futuramente você pode prejudicar aplicações que usam seu hostname (como o firebird), para alterar o hostname, procure pela seção Network Settings (ou Configurações de Rede).
Após isso, vá na aba Hostname / DNS (ou Nome da máquina / DNS), e mude as configurações como desejar.
$> Finalizando:
Após todos esses passos, você tem um Dual-Boot configurado em uma VM ou em um micro e já pode usar e efetuar testes com seu SO.
Por hoje é só pessoal, qualquer dúvida podem entrar em contato.
Abraços e até a próxima.
Legal Dani, muito boa sua iniciativa!
Obrigado Paulinho, abraços fera XD.
E se eu já tenho o Suse instalado e quero por o Windows 7? Gente Não sou louco, apenas quero jogar o flight Simulator.
Boa noite Le, tudo bem?
Nunca precisei fazer, pelo que sei, ao instalar o Windows, ele grava a inicialização na MBR, tirando assim o boot da distro Linux, mas existe um aplicativo para Windows chamado EasyBCD que gerencia o bootloader, se quiser dê uma olhada no site oficial: http://askubuntu.com/questions/62440/is-it-possible-to-boot-ubuntu-using-the-windows-bootloader
Agora como fazer, não encontrei muitas referências em português, achei essa em um fórum de Ubuntu: http://askubuntu.com/questions/62440/is-it-possible-to-boot-ubuntu-using-the-windows-bootloader
Um grande abraço e boa sorte.
blz, vou colocar Linux na minha Maquina
Vou colocar, mas não vou usar kkkk
Muito bem explicado, lembrando que em outras distros tais como Ubuntu, no momento do particionamento, pode-se escolher “Use the largest continuous free space”, pois não haverá a opção “Propose separate home partition”, o que resultará o mesmo fim.
Parabéns.
Muito obrigado amigo, agradeço os elogios e dicas XD. Abraços.
quanto de espaço eu devo diminuir? tenho 931,39GB “DISCO 0”
Como faço para instalar o slackware em dual boot com Windows 8 ?
Ficou muito bom !!
Bom dia Henrique.
Nunca fiz um dual boot com o Slackware e Windows 8, porém há um artigo no Viva o Linux, explicando como fazer o Dual Boot com Windows 7, provavelmente o processo é semelhante. Link: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Slackware/Slackware-+-Windows-7 .
Espero ter ajudado.
Abração e boa semana.