Olá Pessoal,
Continuando as matérias sobre Arduino, hoje irei falar sobre os principais componentes que serão utilizados no nosso robô.
Abaixo segue uma lista de componentes básicos que serão utilizados nos testes e no robô montado, além da placa Arduino.
Interruptor – Interruptor responsável por ligar e desligar o robô
Servo Motor – Motor que será responsável por rotacionar as rodas do robô / carrinho montado. Como terá duas rodas, compre dois motores.
Placa de Acrílico – Placa que será utilizada como base do robô, recomendo utilizar uma placa fina, talves uns 3 mm de espessura, para ser leve e não atrapalhar o desempenho.
Sensor Ótico Reflexivo – Sensor responsável por captar sinais escuros / claros, sendo possível o robô percorrer identificando um trajeto.
Roda de Silicone – Roda que irá na parte de traz do robô, essa será responsável por dar estabilidade, sendo que quando houver uma curva para direita por exemplo, essa roda irá auxiliar na curvatura.
Roda de Borracha – Rodas que serão plugadas nos motores fazendo com que o robô tenha autonomia nos movimentos.
Resistor – Resistor serve para transformar energia elétrica em energia térmica (efeito Joule), e será utilizado por exemplo, no uso do interruptor, para fazer as transformações de energia.
Protoboard – Antes da montagem do robô, faremos testes com uma Protoboard (ligações de led com o Arduino por exemplo).
Leds – Leds são como pequenas lâmpadas, ideais para fazer pequenos testes com o Arduino, sem contar, que usaremos um par de Leds brancos, ao lado dos sensores, para auxiliar na iluminação.
Jumpers (Macho) – Jumpers serão utilizados para auxiliar em algumas ligações com os componentes, como iremos ter uma Protoboard, iremos utilizar Jumpers Macho para fazermos a ligações e pontes dos componentes.
Adaptador para Energia – Adaptador que será utilizado em conjunto com uma bateria, para utilizarmos o robô sem fio algum (USB e Tomada por exemplo).
Poderemos utilizar outros componentes, assim como teremos que soldar as partes, mas isso fica para as próximas postagens. Além do que, conforme formos utilizando os componentes, irei detalhar os processos, e o passo de como funciona, como por exemplo, a leitura e configuração dos sensores.
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.