Olá pessoal…
Recentemente a extensão de arquivos ODF (Open Document Format), utilizada por suítes de escritórios Open Source como LibreOffice, foi publicada como norma internacional ISO/EIC. Abaixo o texto da notícia.
Berlim, 17 de Julho de 2015 – O formato de documento aberto para documentos de escritório (Open Document Format for Office Applications – ODF) Versão 1.2, formato nativo do LibreOffice e de muitos outras aplicações, foi publicada como Norma Internacional 26300:2015 pela ISO/IEC. O ODF define um esquema técnico para documentos de escritório incluindo documentos de texto, planilhas gráficos e documentos gráficos como desenhos e apresentações.
“O ODF 1.2 é o formato nativo do LibreOffice. Hoje o ODF é a melhor opção para a interoperabilidade por que é amplamente adotado pelas aplicações, e é respeitado por aplicações em todas as áreas”, afirmou Thorsten Behrens, Presidente da The Document Foundation. “O ODF torna a interoperabilidade uma realidade e transforma a utilização de formatos de documentos proprietários uma relíquia do passado. No futuro, as pessoas contarão histórias sobre as incompatibilidades de formatos de documento entre duas versões do mesmo aplicativo office proprietário, como problemas de outra época”.
O ODF é desenvolvido pelo consórcio OASIS. A versão atual do padrão foi publicada em 2011 e então submetida à ISO/IEC em 2014. A norma está disponível – em três partes: esquema, definições de fórmula e empacotamento – no repositório das normas públicas disponíveis a partir dos seguintes links:
Esquema: http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/c066363_ISO_IEC_26300-1_2015.zip
Definição de Fórmula: http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/c066375_ISO_IEC_26300-2_2015.zip
Empacotamento: http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/c066376_ISO_IEC_26300-3_2015.zip
A norma também está disponível no website da OASIS ODF T, na página : http://docs.oasis-open.org/office/v1.2/OpenDocument-v1.2.html.
O ODF 1.2 é suportado por todas as suítes office líderes, e por uma grande quantidade de outas aplicações. Foi adotada na Grã Bretanha pelo UK Cabinet Office com referência para todos os documentos intercambiados dentro do governo inglês, e está com proposta para referência pelo Référentiel Général d’Interopérabilité 1.9.9 do governo francês. Além disso , o ODF 1.2 foi adotado por várias administrações públicas europeias. No Brasil, o ODF é parte do Progranma do Governo Eletrônico (e-PING) e pode ser verificado no link: http://eping.governoeletronico.gov.br/#p2s3
Fonte: blog.pt-br.libreoffice.org