Olá pessoal…
Hoje lhes trago o lançamento da LibreOffice Magazine 18, com uma surpresa, tem um tutorial meu nas páginas da revista, espero que gostem e compartilhem a revista.
Para quem quiser ver o pdf, basta clicar aqui.
Abaixo o trecho extraído da notícia:
É com imenso orgulho que a Comunidade LibreOffice Brasil anuncia o lançamento da edição 18 da revista eletrônica LibreOffice Magazine. A Instituição Educacional IVOTI é o tema de capa sobre migração para o LibreOffice.
A revista LibreOffice Magazine é mantida por voluntários que dedicam o seu tempo para escrever sobre o LibreOffice e tecnologias abertas. Os nossos sinceros agradecimentos por todo esse esforço.
Cadavre Exquis
No início do século XX, houve um movimento literário, na França, que inaugurou o método “cadavre exquis” (cadáver esquisito). No cadáver esquisito alguém inicia uma frase em um pedaço de papel, entrega ao próximo participante que continua o texto. Um terceiro participante acrescenta mais alguma coisa ao texto e passa ao quarto e assim vai sucessivamente. Cada um deles escrevia o que desejava no mesmo papel, mas sem conhecimento do que foi escritos pelos demais.
Os portugueses fizeram mais: utilizaram-se do cadáver esquisito também nas artes plásticas, além das literárias, indo do desenho a quadros de grandes proporções, e da simples frase ao poema extenso. Já era o que podemos denominar, hoje, de trabalho colaborativo.
O LibreOffice é um projeto mundial, que tem o trabalho colaborativo como método. Alias, é assim o trabalho de todos os softwares de código aberto. O objetivo a ser alcançado é comum a todos, com várias pessoas fazendo um pedaço de cada processo. O que tornou tudo possível foram os sistemas de comunicação e as informações disponíveis na internet e acessíveis a todos.
Falando agora de nossa edição, mais uma vez o LibreOffice se mostra competente para ser utilizado na instituição de ensino Ivoti, em todos os seu níveis. É nossa matéria de capa assinada pelo coordenador de TI, Rafael Pitrovski. Além disso temos assuntos como o Bacula, WordPress, além de artigos sobre ODF, o Fórum da Internet do Brasil, Governo como plataforma, Desenvolvimento aberto de software inovando nas conferências nacionais, Software Libre e social. E dicas e tutoriais sobre o LibreOffice, sempre.
Essa revista não se parece com um Cadáver Esquisito?
Assuntos de diversos autores, tendo como tema de fundo softwares de código aberto, inclusão e educação, criando um projeto de colaboração e repassando conhecimento a quem quiser, de forma voluntária.
Somos nós!
Agradecemos a todos que colaboraram com essa edição.
Fonte: blog.pt-br.libreoffice.org