Salve salve pessoal…
Para você que costuma utilizar o TDS e já se deparou com a aplicação de um pacote de atualização, qual é o termo correto para utilizar Path ou Patch?
Algumas vezes em grupos do Skype eu via o pessoal usando o termo Path e outros usando o termo Patch, porém eu sempre optei por utilizar o segundo. Mas teve uma vez que fiquei bem curioso o motivo por trás para utilização do primeiro termo, e inclusive já me responderam em chamados utilizando esse termo Path.
Mas Daniel, o que tem de mais no termo “Path”? Então jovens, Path em inglês significa caminho, diretório, por exemplo, C:\, ou /home/. Já Patch, significa pacote, o que indicaria mais como um pacote de atualização ou correção.
O que provavelmente aconteceu, é que até meados dos anos 90, para desenvolver para o Protheus era mais Clipper que AdvPL, e os programas eram divididos em vários arquivos prg (os avôs do prw rs) por causa do tamanho da memória, e inclusive a TOTVS Matriz disponibilizava fontes padrões para serem compilados.
Eis que surge um problema, nesses fontes padrões, a pessoa poderia mexer no que quisesse, assim a TOTVS não poderia garantir a segurança e integridade do sistema, então ela estuda e decide criar uma tratativa chamada Ponto de Entrada, onde todos os programas estariam em um repositório (RPO), e o desenvolvedor só poderia mexer e criar funções customizadas, e esses pontos de entrada.
Nisso surge uma outra questão, e as atualizações em fontes padrão? Para isso a TOTVS cria o sistema de pacotes (os arquivos ptm), que são chamados de patch, mas lá no começo (mais ou menos na época em que o Dev antigo foi criado), ao baixar o pacote, a TOTVS orientava colocar o arquivo na path da Protheus Data (diretório raiz da Protheus Data).
Assim ela falando que era para colocar o arquivo na Path, com o tempo e com as abreviações, o arquivo Patch acabou sendo conhecido como arquivo Path, quando na verdade a Path é apenas o diretório.
Ah então quer dizer que eu posso sair por ai corrigindo todo mundo? rs… Não é bem assim jovens, hoje tanto se falarem Path ou Patch, geralmente quem trabalha com Protheus entende a nomenclatura.
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
Caro Daniel, na verdade a tradução para “patch” é (fico até envergonhado de dizer….kkk) “Remendo” Quando aplicamos um “pacth” no Protheus estamos remendando algo….
Acho que ficou feio a escolha por esse termo, mas enfim, quem nunca achou bonito um trabalho bem feito de “patchwork”????
Bom dia Evandro.
Boa rs…
Eles poderiam fazer igual a Microsoft né, apenas chamar de Windows Update rs.
Abraços e bom fim de semana.