Por qual motivo tínhamos que virar o PS1 de ponta cabeça?

Salve salve pessoal…

Todos sabem que o Playstation 1 funcionava bem de ponta a cabeça, mas qual é o motivo e a lógica por trás?


Muitos jogadores quando tinham um PS1, jogavam o console até a exaustão, com inúmeras opções de jogos para os mais variados gostos, mas existia um problema em várias versões do console, após algum tempo de uso (podia ser meses ou anos dependendo de como era jogado), ele parava de ler alguns CDs, e qual era a solução?

PS1 modelo FAT

PS1 modelo FAT

Pode parecer inacreditável para quem não teve um PS1 ou não conheceu o console, mas a solução era deixá-lo de ponta cabeça, ou até mesmo de lado, mas tudo isso é por causa de um detalhe, o desalinhamento do leitor, ou como chamávamos aqui em Bauru e acho que em outras regiões do Brasil, o desalinhamento do canhão.

Tudo por causa dos componentes usados na montagem do leitor do PS1, esses componentes com o tempo (se eu não me engano existia de plástico, resina, etc), eles não conseguiam mais “empurrar” o canhão do PS1 até o fim do CD, logo o console não conseguia ler os games, e isso frustrava a garotada.

Canhão do PS1

Canhão do PS1

Para “prolongar” a vida do console, se você deixasse o console de ponta cabeça, a gravidade faria o canhão ficar “mais fácil” de ser empurrado, assim como deixar o console de lado, dessa forma, o PS1 de ponta cabeça, os componentes conseguiam empurrar o canhão para a leitura correta do disco.

PS1 de ponta cabeça

PS1 de ponta cabeça

Claro que com o tempo, os componentes afrouxavam mais, e o console não funcionaria nem de ponta cabeça, tendo que você consertar fazendo um alinhamento do canhão, ou pagando para uma assistência técnica.

Referências:
tecmundo.com.br

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

6 Responses

  1. José Claus disse:

    Parabéns Daniel, mais uma excelente matéria.

    O meu tijolão nunca precisou desse macete, porém eu via em vários lugares o pessoal usando dessa maneira.

    Abraços!

  2. Fernando Sauer disse:

    Caramba, também nunca precisei fazer isso, mas ano passado levei em uma assistência o meu tijolão e o cara recomendou fazer esse teste (no meu caso e destrava dele tinha queimado), mas aí ele comentou desse problema.
    Bem interessante mesmo a matéria Daniel.

  3. Fiz isso várias vezes. Funcionava, com certeza!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação