Java será pago?

Salve salve pessoal…

É verdade que as novas versões do Java serão pagas? Isso irá impactar os usuários comuns?

Como diria a frase que Logan diz ao professor Xavier, “Charles, o mundo não é mais o mesmo”. Hoje a Microsoft está se aproximando cada vez mais do Open Source, o que mais faltava acontecer? rs…

Em um boletim recente disponibilizado pela Oracle (caso queira ver o link original, no fim da postagem está na área de referências), a empresa diz que o Java 8 ficará disponível para o uso pessoal, até o fim de 2020.

Logo do Java

Logo do Java

A previsão é de que, a partir de Janeiro de 2019, qualquer atualização do Java 8, não ficará disponível para uso empresarial, comercial ou de produção sem ter uma licença comercial.

Ah Daniel, mas eu sou um consumidor, apenas uso aplicações Java, como que eu fico? Você continuará a ter acesso a atualizações do Java 8, até 2020, depois disso tudo vai depender de como as empresas que desenvolvem os aplicativos vão liberá-los, se ainda usarão o Java ou irão migrar de tecnologia.

SPED Fiscal

SPED Fiscal

Para quem é desenvolvedor ou até mesmo uma empresa, o ideal é revisar agora para já se preparar para o futuro.

No Brasil, o Java é bastante utilizado pelo Governo com aplicativos, devido a facilidade de execução sem dependência do Sistema Operacional, dependendo apenas de uma máquina virtual Java (JVM). Após a Oracle comprar a Sun, muitas pessoas tinham receio dos principais produtos da companhia, sendo que o VirtualBox foi mantido, o OpenOffice foi deixado com a Apache Foundation (que descontinuou o projeto), o MySQL foi descontinuado (ganhou o fork MariaDB) e nessas, existia o Java.

Sun e Oracle

Sun e Oracle

O Java por ser extensível e ser usado em vários meios, a Oracle pensava em uma forma de melhorar a linguagem, e eles fizeram várias coisas para organizar, mas agora criaram essa licença comercial. Ainda não sei, se essa licença existirá alguma no modelo gratuito (similar aquela da Microsoft com o Visual Studio para equipes pequenas). Caso não exista, podemos viver uma situação similar com a que foi com o Delphi, vendo várias pessoas migrando de linguagem.

O que acho que a Oracle vai fazer, é algo similar ou parecido ao que a Microsoft faz com o C#, se for para pequenos desenvolvedores ou equipes não terá um custo, mas a empresa ou a equipe deverá ter esse software licenciado com a Oracle, já para grandes equipes, ai será necessário envolver alguma transação.

Caso queria, abaixo a mensagem completa disponibilizada pela Oracle:

As atualizações públicas para o Oracle Java SE 8 ficarão disponíveis para uso pessoal até o final de 2020, pelo menos.

Atualizações públicas do Oracle Java SE 8 lançadas após janeiro de 2019 não ficarão disponíveis para uso empresarial, comercial ou de produção sem uma licença comercial.

Se você for um CONSUMIDOR que usa o Java para fins pessoais, continuará a ter o mesmo acesso às atualizações do Oracle Java SE 8 que tem hoje, até o final de 2020, pelo menos. Na maioria dos casos, os aplicativos baseados em Java que você executa são licenciados separadamente por uma empresa que não a Oracle (por exemplo, os jogos que você usa no seu PC provavelmente foram desenvolvidos por uma empresa que desenvolve jogos). Esses aplicativos podem ser executados na plataforma Java e depender das atualizações do Oracle Java SE 8 além de 2020. Da mesma forma, a Oracle recomenda que você entre em contato com o provedor do aplicativo para saber detalhes sobre como eles planejam continuar a lhe oferecer suporte de aplicativos.

Se você for um DESENVOLVEDOR, a Oracle recomenda que você analise os dados do plano de informações do Java SE 8 e versões posteriores, e tome as medidas apropriadas, dependendo do tipo de aplicativo que você desenvolve e do seu modelo de distribuição.

Se você estiver atuando em nome de uma EMPRESA, a Oracle recomenda que você analise os dados do plano de informações do Java SE 8 e versões posteriores e comece a avaliar seus requisitos atuais de suporte ao Java, a fim de migrar para uma release posterior ou obter uma licença comercial, conforme for apropriado e oportuno. Os clientes da Oracle que usam o Java SE como parte de outro produto Oracle podem continuar a ter acesso às atualizações do Oracle Java SE 8 além de 2019 para aqueles produtos Oracle; consulte esta é minha nota do My Oracle Support (MOS)para obter mais informações.

Obrigado ao Caique Bussacarini pela sugestão.

Update 04/08/2018

Tércio Costa me avisou que o MySQL não foi descontinuado, pesquisando, vi que o projeto apenas tinha ficado em hiato (cerca de 2 anos e pouco), saindo uma nova versão agora em Abril de 2018.

Referências:
java.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

14 Responses

  1. Atila Augusto disse:

    Olá meu amigo só esclarecendo

    Apenas as versões do Java qualificadas como LTS do OracleJDK serão pagas. O resto( openjdk e Oracle jdk feature release) continuará sendo tudo free!

    Essas mudanças têm o intuito de fazer a linguagem evoluir mais rapidamente, porém as empresas que não quiserem acompanhar esses updates poderam utilizar a licença LTS paga para ter suporte da oracle por mais tempo.

    Lembrando que isso só iniciar apartir do Java 11.

  2. DJ Grello disse:

    passou da hora de fazer isso, java é muito poderoso, porem muito trabalhoso para quem usa vários programas feitos por diferentes empresas com versões diferentes de java, muitos conflitos, um exemplo disso é o nosso querido governo federal, que um programa conflita com o outro e os técnicos tem que fazer gambiarras para funcionar todos os aplicativos em apenas um PC, CPU de contador é o terror da TI.
    C# poderia substituir bem o java, principalmente agora que está melhor integrado com Mac e linux.

    • Dan_Atilio disse:

      Boa tarde DJ, tudo bem?
      Realmente é trabalhoso, e nossa os sistemas do governo são realmente problemáticos, rsrs…
      Obrigado pelo comentário.
      Um grande abraço jovem.

    • Atila Augusto disse:

      Engono seu amigo c# não é retro compatível, o problema dos softwares do governo é justamente atualização existe ate hoje software do governo rodando em Java 1.5 que pode ser facilmente migrado diferente do c# que vc citou. No início do ano migrei um software de Java 1.6 pra Java 1.8 reescrevi algumas funções apenas para otimizar.

      Porem agora apartir do Java 9 com a introdução do sistema de módulos jigsaw não vai ser tão simples assim fazer upgrade de versão com Java, porém a linguagem vai ficar bem mais leve e otimizada.

  3. Tércio Costa disse:

    Somete um detalhe, O MySQL não foi descontinuado. E o Java não vai ser pago. Isso infelizmente esta causando confusão entre muitos.

  4. Atila Augusto disse:

    Dan no caso do MySQL ele agora tem a versão community e a enterprise além do MariaDB.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação