Como fazer liberações de rede no Kaspersky

Hoje vou mostrar como liberar alguns IPs em uma estação que tem instalado o Kaspersky Endpoint Security.

Às vezes precisamos instalar algumas impressoras em rede, e essa máquina, se ela tiver o Kaspersky instalado, acontecerá um problema ao tentar acessá-la, sendo que ninguém terá acesso algum. Então, vamos ao passo a passo.

  1. Para solucionar isso, vá até a máquina, abra o Kaspersky, vá em Configurações, e depois em Regras de Aplicativo.

Acessando as regras

  1. Acesse a aba Regras de pacotes de rede, caso a regra já exista, clique em Editar, do contrário, clique em Adicionar.

Verificando a regra

  1. A Ação tem que ser Permitir, no protocolo, coloque a desejada (geralmente é TCP), e na direção, pode deixar entrada e saída. Nos endereços remotos, deixe uma lista, e adicione os IPs, por exemplo, 192.168.20.3/32 , 192.168.20.4/32, etc

Adicionando IPs

Feito isso, é só realizar um teste novamente.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

4 Responses

  1. LAZARO VIANA DOS SANTOS disse:

    Estou com um servidor que é o dns, que quando ativo o antivirus o pessoal ficam sem navegar com essa regra assim resolve ?

    • Dan_Atilio disse:

      Então Lazaro, no cliente que eu atendia, essa regra serviu para liberar a impressão em rede, por exemplo, uma impressora Zebra que era compartilhada na rede.
      Agora quanto ao DNS, não sei te dizer, talvez só testando mesmo.
      Abraços.

  2. Walber Fortes disse:

    Olá amigo.
    imagino que da mesma forma vai precisar criar uma regra permitindo a a entrada da consulta (IP da Rede de Usuários) e a saída (IP da maquina DNS). Ou seja, é preciso uma regra liberando o servidor DNS de se comunicar (resolver nomes) entre quem busca a resolver nomes (usuários) e as consultas DNS efetuadas a este servidor e outros caso necessário.
    Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação