Nesse artigo vamos demonstrar como adicionar uma rotina no menu do Protheus.
Para seguir com esse tutorial, iremos usar a função zMiniForm disponível em Função para executar fórmulas no Protheus 12.
- Abra o SIGACFG
- Entre em Ambiente > Cadastros > Menus
- Selecione o menu desejado, iremos usar o Compras (SIGACOM) e depois clique no OK
- Selecione a raiz do menu na esquerda, e depois clique em Adicionar
- Você pode adicionar um grupo, ou utilizar um existente, nesse caso iremos usar a segunda opção, vamos clicar em Cadastros e depois em Novo Item
- No tipo coloque Função de Usuário. No Módulo coloque o mesmo que selecionamos no item 3. No programa coloque ZMINIFORM. Na descrição coloque algo que identifique que é customizado, por exemplo, começando com asterisco: * Mini Fórmulas
- Após confirmar a tela anterior, clique no botão Gerar
- Coloque o nome do menu, aqui iremos usar o SIGACOM que é o nome padrão do menu do compras
- Após gerar, basta abrir o Protheus e abrir o módulo do Compras
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
Olá, existe alguma forma de incluir um menu e disponibilizá-lo em todos os módulos sem precisar configurar um por um?
Bom dia Mauricio, tudo joia?
Até onde me lembro, não.
Há não ser que você inclua um atalho, através do ponto de entrada AfterLogin, e ai o usuário pode pressionar esse atalho em qualquer tela, em qualquer lugar.
Segue um link de exemplo: https://terminaldeinformacao.com/2022/05/30/canivete-suico-de-atalhos-uteis-ti-responde-009/
Tenha uma ótima e abençoada sexta feira.
Um forte abraço.