Nesse vídeo demonstraremos a utilização da classe TPanel, que serve para criar painéis em uma tela.
Abaixo o código fonte desenvolvido para o exemplo em vídeo acima:
//Bibliotecas #Include "TOTVS.ch" /*/{Protheus.doc} User Function zExe502 Cria paineis em uma Dialog @type Function @author Atilio @since 27/03/2023 @see https://tdn.totvs.com/display/tec/TPanel @obs **** Apoie nosso projeto, se inscreva em https://www.youtube.com/TerminalDeInformacao **** /*/ User Function zExe502() Local aArea := FWGetArea() Local nCorFundo := RGB(238, 238, 238) Local nJanAltura := 301 Local nJanLargur := 338 Local cJanTitulo := 'Exemplo TPanel' Local lDimPixels := .T. Local lCentraliz := .T. Local nObjLinha := 0 Local nObjColun := 0 Local nObjLargu := 0 Local nObjAltur := 0 Private cFontNome := 'Tahoma' Private oFontPadrao := TFont():New(cFontNome, , -12) Private oFontNegrit := TFont():New(cFontNome, , -12, , .T.) Private oDialogPvt Private bBlocoIni := {|| /*fSuaFuncao()*/ } //Aqui voce pode acionar funcoes customizadas que irao ser acionadas ao abrir a dialog //objeto0 Private oSayObj0 Private cSayObj0 := 'Normal' //objeto1 Private oGetObj1 Private xGetObj1 := sToD("") //Se o get for data para inicilizar use dToS(''), se for numerico inicie com 0 //objeto2 Private oSayObj2 Private cSayObj2 := 'Com ReadOnly' //objeto3 Private oGetObj3 Private xGetObj3 := Space(10) //Se o get for data para inicilizar use dToS(''), se for numerico inicie com 0 //objeto4 Private oSayObj4 Private cSayObj4 := 'Inativo' //objeto5 Private oGetObj5 Private xGetObj5 := Space(10) //Se o get for data para inicilizar use dToS(''), se for numerico inicie com 0 //objeto6 Private oSayObj6 Private cSayObj6 := 'PlaceHolder' //objeto7 Private oGetObj7 Private xGetObj7 := Space(10) //Se o get for data para inicilizar use dToS(''), se for numerico inicie com 0 //objeto8 Private oSayObj8 Private cSayObj8 := 'Com F3' //objeto9 Private oGetObj9 Private xGetObj9 := Space(10) //Se o get for data para inicilizar use dToS(''), se for numerico inicie com 0 //objeto10 Private oSayObj10 Private cSayObj10 := 'Com Picture' //objeto11 Private oGetObj11 Private xGetObj11 := 0 //Se o get for data para inicilizar use dToS(''), se for numerico inicie com 0 //objeto12 Private oSayObj12 Private cSayObj12 := 'Com Valid' //objeto13 Private oGetObj13 Private xGetObj13 := 0 //Se o get for data para inicilizar use dToS(''), se for numerico inicie com 0 //objeto14 Private oBtnObj14 Private cBtnObj14 := 'Button' Private bBtnObj14 := {|| MsgInfo('Clicou no OK', 'Atenção')} //Cria a dialog oDialogPvt := TDialog():New(0, 0, nJanAltura, nJanLargur, cJanTitulo, , , , , , nCorFundo, , , lDimPixels) //Criando um agrupamento ao redor dos says e gets nObjLinha := 002 nObjColun := 002 nObjLargu := (nJanLargur / 2) - 002 nObjAltur := (nJanAltura / 2) - 002 - 025 oPanCampo := TPanel():New(nObjLinha, nObjColun, '', oDialogPvt, /*oFont*/, /*lCentered*/, /*uParam7*/, /*nClrText*/, RGB(255,200,200), nObjLargu, nObjAltur) //objeto0 - usando a classe TSay nObjLinha := 4 + 10 nObjColun := 4 nObjLargu := 40 nObjAltur := 6 oSayObj0 := TSay():New(nObjLinha, nObjColun, {|| cSayObj0}, oDialogPvt, /*cPicture*/, oFontPadrao, , , , lDimPixels, /*nClrText*/, /*nClrBack*/, nObjLargu, nObjAltur, , , , , , /*lHTML*/) //objeto1 - usando a classe TGet nObjLinha := 3 + 10 nObjColun := 49 nObjLargu := 100 nObjAltur := 10 oGetObj1 := TGet():New(nObjLinha, nObjColun, {|u| Iif(PCount() > 0 , xGetObj1 := u, xGetObj1)}, oDialogPvt, nObjLargu, nObjAltur, /*cPict*/, /*bValid*/, /*nClrFore*/, /*nClrBack*/, oFontPadrao, , , lDimPixels) //oGetObj1:cPlaceHold := 'Digite aqui um texto...' //Texto que sera exibido no campo antes de ter conteudo //oGetObj1:cF3 := 'Codigo da consulta padrao' //Codigo da consulta padrao / F3 que sera habilitada //oGetObj1:bValid := {|| fFuncaoVld()} //Funcao para validar o que foi digitado //oGetObj1:lReadOnly := .T. //Para permitir o usuario clicar mas nao editar o campo //oGetObj1:lActive := .F. //Para deixar o campo inativo e o usuario nao conseguir nem clicar //oGetObj1:Picture := '@!' //Mascara / Picture do campo //objeto2 - usando a classe TSay nObjLinha := 19 + 10 nObjColun := 4 nObjLargu := 45 nObjAltur := 6 oSayObj2 := TSay():New(nObjLinha, nObjColun, {|| cSayObj2}, oDialogPvt, /*cPicture*/, oFontPadrao, , , , lDimPixels, /*nClrText*/, /*nClrBack*/, nObjLargu, nObjAltur, , , , , , /*lHTML*/) //objeto3 - usando a classe TGet nObjLinha := 18 + 10 nObjColun := 49 nObjLargu := 100 nObjAltur := 10 oGetObj3 := TGet():New(nObjLinha, nObjColun, {|u| Iif(PCount() > 0 , xGetObj3 := u, xGetObj3)}, oDialogPvt, nObjLargu, nObjAltur, /*cPict*/, /*bValid*/, /*nClrFore*/, /*nClrBack*/, oFontPadrao, , , lDimPixels) //oGetObj3:cPlaceHold := 'Digite aqui um texto...' //Texto que sera exibido no campo antes de ter conteudo //oGetObj3:cF3 := 'Codigo da consulta padrao' //Codigo da consulta padrao / F3 que sera habilitada //oGetObj3:bValid := {|| fFuncaoVld()} //Funcao para validar o que foi digitado oGetObj3:lReadOnly := .T. //Para permitir o usuario clicar mas nao editar o campo //oGetObj3:lActive := .F. //Para deixar o campo inativo e o usuario nao conseguir nem clicar //oGetObj3:Picture := '@!' //Mascara / Picture do campo //objeto4 - usando a classe TSay nObjLinha := 34 + 10 nObjColun := 4 nObjLargu := 45 nObjAltur := 6 oSayObj4 := TSay():New(nObjLinha, nObjColun, {|| cSayObj4}, oDialogPvt, /*cPicture*/, oFontPadrao, , , , lDimPixels, /*nClrText*/, /*nClrBack*/, nObjLargu, nObjAltur, , , , , , /*lHTML*/) //objeto5 - usando a classe TGet nObjLinha := 33 + 10 nObjColun := 49 nObjLargu := 100 nObjAltur := 10 oGetObj5 := TGet():New(nObjLinha, nObjColun, {|u| Iif(PCount() > 0 , xGetObj5 := u, xGetObj5)}, oDialogPvt, nObjLargu, nObjAltur, /*cPict*/, /*bValid*/, /*nClrFore*/, /*nClrBack*/, oFontPadrao, , , lDimPixels) //oGetObj5:cPlaceHold := 'Digite aqui um texto...' //Texto que sera exibido no campo antes de ter conteudo //oGetObj5:cF3 := 'Codigo da consulta padrao' //Codigo da consulta padrao / F3 que sera habilitada //oGetObj5:bValid := {|| fFuncaoVld()} //Funcao para validar o que foi digitado //oGetObj5:lReadOnly := .T. //Para permitir o usuario clicar mas nao editar o campo oGetObj5:lActive := .F. //Para deixar o campo inativo e o usuario nao conseguir nem clicar //oGetObj5:Picture := '@!' //Mascara / Picture do campo //objeto6 - usando a classe TSay nObjLinha := 49 + 10 nObjColun := 4 nObjLargu := 45 nObjAltur := 6 oSayObj6 := TSay():New(nObjLinha, nObjColun, {|| cSayObj6}, oDialogPvt, /*cPicture*/, oFontPadrao, , , , lDimPixels, /*nClrText*/, /*nClrBack*/, nObjLargu, nObjAltur, , , , , , /*lHTML*/) //objeto7 - usando a classe TGet nObjLinha := 48 + 10 nObjColun := 49 nObjLargu := 100 nObjAltur := 10 oGetObj7 := TGet():New(nObjLinha, nObjColun, {|u| Iif(PCount() > 0 , xGetObj7 := u, xGetObj7)}, oDialogPvt, nObjLargu, nObjAltur, /*cPict*/, /*bValid*/, /*nClrFore*/, /*nClrBack*/, oFontPadrao, , , lDimPixels) oGetObj7:cPlaceHold := 'Digite aqui um texto...' //Texto que sera exibido no campo antes de ter conteudo //oGetObj7:cF3 := 'Codigo da consulta padrao' //Codigo da consulta padrao / F3 que sera habilitada //oGetObj7:bValid := {|| fFuncaoVld()} //Funcao para validar o que foi digitado //oGetObj7:lReadOnly := .T. //Para permitir o usuario clicar mas nao editar o campo //oGetObj7:lActive := .F. //Para deixar o campo inativo e o usuario nao conseguir nem clicar //oGetObj7:Picture := '@!' //Mascara / Picture do campo //objeto8 - usando a classe TSay nObjLinha := 64 + 10 nObjColun := 4 nObjLargu := 45 nObjAltur := 6 oSayObj8 := TSay():New(nObjLinha, nObjColun, {|| cSayObj8}, oDialogPvt, /*cPicture*/, oFontPadrao, , , , lDimPixels, /*nClrText*/, /*nClrBack*/, nObjLargu, nObjAltur, , , , , , /*lHTML*/) //objeto9 - usando a classe TGet nObjLinha := 63 + 10 nObjColun := 49 nObjLargu := 100 nObjAltur := 10 oGetObj9 := TGet():New(nObjLinha, nObjColun, {|u| Iif(PCount() > 0 , xGetObj9 := u, xGetObj9)}, oDialogPvt, nObjLargu, nObjAltur, /*cPict*/, /*bValid*/, /*nClrFore*/, /*nClrBack*/, oFontPadrao, , , lDimPixels, /*uParam15*/, /*uParam16*/, /*bWhen*/, /*uParam18*/, /*uParam19*/, /*bChange*/, /*lReadOnly*/, /*lPassword*/, /*uParam23*/, /*cReadVar*/, /*uParam25*/, /*uParam26*/, /*uParam27*/, .T.) //oGetObj9:cPlaceHold := 'Digite aqui um texto...' //Texto que sera exibido no campo antes de ter conteudo oGetObj9:cF3 := 'SB1' //Codigo da consulta padrao / F3 que sera habilitada //oGetObj9:bValid := {|| fFuncaoVld()} //Funcao para validar o que foi digitado //oGetObj9:lReadOnly := .T. //Para permitir o usuario clicar mas nao editar o campo //oGetObj9:lActive := .F. //Para deixar o campo inativo e o usuario nao conseguir nem clicar //oGetObj9:Picture := '@!' //Mascara / Picture do campo //objeto10 - usando a classe TSay nObjLinha := 79 + 10 nObjColun := 4 nObjLargu := 45 nObjAltur := 6 oSayObj10 := TSay():New(nObjLinha, nObjColun, {|| cSayObj10}, oDialogPvt, /*cPicture*/, oFontPadrao, , , , lDimPixels, /*nClrText*/, /*nClrBack*/, nObjLargu, nObjAltur, , , , , , /*lHTML*/) //objeto11 - usando a classe TGet nObjLinha := 78 + 10 nObjColun := 49 nObjLargu := 100 nObjAltur := 10 oGetObj11 := TGet():New(nObjLinha, nObjColun, {|u| Iif(PCount() > 0 , xGetObj11 := u, xGetObj11)}, oDialogPvt, nObjLargu, nObjAltur, /*cPict*/, /*bValid*/, /*nClrFore*/, /*nClrBack*/, oFontPadrao, , , lDimPixels) //oGetObj11:cPlaceHold := 'Digite aqui um texto...' //Texto que sera exibido no campo antes de ter conteudo //oGetObj11:cF3 := 'Codigo da consulta padrao' //Codigo da consulta padrao / F3 que sera habilitada //oGetObj11:bValid := {|| fFuncaoVld()} //Funcao para validar o que foi digitado //oGetObj11:lReadOnly := .T. //Para permitir o usuario clicar mas nao editar o campo //oGetObj11:lActive := .F. //Para deixar o campo inativo e o usuario nao conseguir nem clicar oGetObj11:Picture := '@E 999.99' //Mascara / Picture do campo //objeto12 - usando a classe TSay nObjLinha := 94 + 10 nObjColun := 4 nObjLargu := 45 nObjAltur := 6 oSayObj12 := TSay():New(nObjLinha, nObjColun, {|| cSayObj12}, oDialogPvt, /*cPicture*/, oFontPadrao, , , , lDimPixels, /*nClrText*/, /*nClrBack*/, nObjLargu, nObjAltur, , , , , , /*lHTML*/) //objeto13 - usando a classe TGet nObjLinha := 93 + 10 nObjColun := 49 nObjLargu := 100 nObjAltur := 10 oGetObj13 := TGet():New(nObjLinha, nObjColun, {|u| Iif(PCount() > 0 , xGetObj13 := u, xGetObj13)}, oDialogPvt, nObjLargu, nObjAltur, /*cPict*/, /*bValid*/, /*nClrFore*/, /*nClrBack*/, oFontPadrao, , , lDimPixels) //oGetObj13:cPlaceHold := 'Digite aqui um texto...' //Texto que sera exibido no campo antes de ter conteudo //oGetObj13:cF3 := 'Codigo da consulta padrao' //Codigo da consulta padrao / F3 que sera habilitada oGetObj13:bValid := {|| fValidVlr()} //Funcao para validar o que foi digitado //oGetObj13:lReadOnly := .T. //Para permitir o usuario clicar mas nao editar o campo //oGetObj13:lActive := .F. //Para deixar o campo inativo e o usuario nao conseguir nem clicar oGetObj13:Picture := '@E 999' //Mascara / Picture do campo //Criando um agrupamento ao redor dos botões e sem texto nObjLinha := (nJanAltura/2) - 23 nObjColun := 002 nObjLargu := (nJanLargur / 2) - 002 nObjAltur := (nJanAltura / 2) - 002 oPanBotao := TPanel():New(nObjLinha, nObjColun, '', oDialogPvt, /*oFont*/, /*lCentered*/, /*uParam7*/, /*nClrText*/, RGB(200,200,255), nObjLargu, nObjAltur) //objeto14 - usando a classe TButton nObjLinha := (nJanAltura/2) - 20 nObjColun := 12 nObjLargu := (nJanLargur/2) - 24 nObjAltur := 15 oBtnObj14 := TButton():New(nObjLinha, nObjColun, cBtnObj14, oDialogPvt, bBtnObj14, nObjLargu, nObjAltur, , oFontPadrao, , lDimPixels) //Ativa e exibe a janela oDialogPvt:Activate(, , , lCentraliz, , , bBlocoIni) FWRestArea(aArea) Return Static Function fValidVlr() Local aArea := FWGetArea() Local lRet := .T. If xGetObj13 > 0 lRet := .T. Else lRet := .F. Alert("Falha na validação") EndIf FWRestArea(aArea) Return lRet
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até próxima.