Como ter duas configurações de debug diferentes no VSCode

No artigo de hoje, vamos demonstrar em como ter duas configurações diferentes de debug no VSCode, uma usando o binário (SmartClient.exe) e uma usando web (WebApp com WebAgent).

Se por acaso, você esteja atendendo algum cliente que esteja na 12.1.2310 e esta criando uma base na 12.1.2410, então pode ser que você tenha que ter duas configurações diferentes de depuração no seu VSCode usando a extensão da TOTVS.

Uma apontando para a versão normal com o binário e a nova apontando para a que usa o navegador (tutorial nesse link: https://terminaldeinformacao.com/2024/11/11/configurar-o-debug-no-vscode-quando-se-usa-protheus-com-webagent-e-webapp-via-navegador/ ).

Para tratar isso, o ideal é deixarmos o VSCode com as duas configurações e modificarmos quando formos usar uma ou a outra. Então vamos lá.

Obs.: Antes de começarmos, esse tutorial funciona para quem utiliza no VSCode a configuração por Workspace.

  1. Pelo VSCode, vá na raiz da sua workspace, encontre a pasta .vscode, ai clique com o botão direito nela e em seguida Revelar no Explorador de Arquivos
Revelar no Explorer

Revelar no Explorer

  1. Crie uma cópia do arquivo launch.json, e renomeie ela, por exemplo, se for a versão clássica com o binário .exe, coloque algo como launch_bin.json
  2. Agora crie uma nova configuração de depuração, usando a versão web (seguindo o link citado mais acima)
  3. Repita os passos 1 e 2 para essa configuração, e renomeie para launch_html.json por exemplo
  4. Fazendo isso, você vai ter 2 launch, o launch_bin.json e o launch_html.json
  5. Agora quando você for debugar, basta criar uma cópia de qual você gostaria e renomear, deixando apenas como launch.json
Exemplo de como ficará os arquivos

Exemplo de como ficará os arquivos

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação