Programação: Biblioteca CmpFnc.H

Programação: Biblioteca CmpFnc.H

Boa tarde pessoal. Hoje irei falar sobre uma bilioteca que criei, chamada de CmpFnc (Complemento de Funções), no qual, possui algumas funções bem interessantes para serem usadas na linguagem C, como a famosa itoa (conversão de inteiro para string) e a substr (substring). Ou seja, funções como itoa e substr (não encontradas no Linux por exemplo), agora estão nessa simples biblioteca.


$> História da Biblioteca:
Bom gente, primeiramente, eu estava procurando uma função itoa para linux, ou seja, procurava uma função pra converter inteiro para string, e não encontrava em lugar algum, então depois de muito pesquisar, decidi criar uma biblioteca com funções úteis como essa, assim também coloquei outras como trim (para retirar espaços em branco) e substr (para pegar uma parte da string desejada), lembrando que todas as funções que coloquei nessa biblioteca, seguem com um c_, por exemplo, c_itoa, esse c_ vem de complementar. E quem quiser adicionar ou remover funções, ou até mesmo, implementá-las, pode ficar a vontade.

$> Funções contidas:
c_itoa – Converte um valor inteiro em uma string
c_mvsubs – Move parte de uma string, para o local onde deseja a substituição
c_rmsubs – Retira totalmente a string, deixando apenas a substring desejada
c_substr – Pega uma substring
c_trim – Tira espaços em branco do redor da string

$> Exemplo de programa que usa a biblioteca cmpfnc.h:

Exemplo de programa usando a cmpfnc.h
Exemplo de programa usando a cmpfnc.h
Execução do Programa
Execução do Programa

$> Observações:
A biblioteca cmpfnc.h só depende de outras duas, a stdio.h e a string.h, sendo assim, possível de ser aplicada tanto em Dev-C++ como gcc e outros compiladores.
A função c_trim, se usada uma vez, ela retira os espaços da esquerda ou da direita, usada duas vezes, ela retira espaço de ambos os lados.

Download do código fonte:
Download pelo OneDrive
Ou
Download pelo 4Shared

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: