Emulador de DreamCast: LxDream

Olá pessoal, conforme postei na semana passada, hoje irei mostrar um emulador do Dreamcast para Linux, o LxDream.


O LxDream é um emulador de Dreamcast, criado para rodar em plataformas Unix-like, ou seja, Mac OS e Linux. Abaixo irei mostrar um passo de como instalar e configurar o LxDream.

#> Baixando e Instalando:
Aqui irei mostrar como baixar e instalar em 3 distros Linux (Fedora, Ubuntu e OpenSUSE). Dúvidas quanto a instalação de pacotes, leia Instalação de aplicações no mundo Linux.

Emulador LxDream rodando game
Emulador LxDream rodando game

$> Fedora:
Caso queira instalar o lxdream no Fedora, há suporte a instalação de pacotes *.rpm, ou seja, se quiser instalar em distros que usam o pacote rpm como instalador (como as distros Mandriva e Rosa), basta clicar nesse link, e baixar a versão desejada para sua distro. Por exemplo, fazer o download do lxdream para Fedora 17. Após baixar, vá até o diretório, e execute a instalação normalmente (como root).

> cd pasta_de_download/
> su
> rpm -ivh lxdream_para_fedora.rpm

$> OpenSUSE:
Para instalar no OpenSUSE, basta baixar o pacote rpm nesse link. Após o download, são os mesmos passos que a instalação no Fedora. Abra a pasta onde foi baixado o arquivo, acesse como root, e instale o pacote rpm.

> cd pasta_de_download/
> su
> rpm -ivh lxdream-0.9.1-12.1.x86_64.rpm
ou
> zypper in lxdream-0.9.1-12.1.x86_64.rpm

$> Ubuntu:
Se deseja instalar no Ubuntu, ou em derivados, no site oficial do projeto LxDream, há pacotes .deb, ou seja, qualquer distro derivada do Debian, é possível uma instalação fácil e simples. Entre no site oficial na parte de Downloads (link), e baixe a versão de pacote Debian (levando em conta a arquitetura do seu micro – 32 bits ou 64 bits), depois entre no diretório de downloads, e como root, execute o comando para instalação.

> cd pasta_de_download/
> su
> dpkg -i lxdream_0.9.1_i386.deb

$> Outras Distros:
Caso queira instalar em outras distros que não tenham suporte .rpm ou .deb, e que não derivam das distros citadas acima, entre no site oficial na parte de Downloads (link), baixe o arquivo .tar.gz (ou chamado de Source). Descompacte, e dentro do diretório, monte e instale.

> tar xvf lxdream-versao.tar.gz
> ./configure
> make
> make install

Lembrando que se acontecer algum erro, verifique se todas as libs requeridas estão ok (lembrando que ele requer a versão de desenvolvimento das libs – lib-NOME-DA-LIB-devel).

#> Configurações:
Primeiramente, baixe as roms de configuração do Dreamcast (Rom da Bios: link, Rom da Flash: link), descompacte em qualquer pasta que lhe desejar. Executando o emulador, primeiramente deve-se configurar os diretórios padrão, clique na Aba Configurações e depois em Diretórios, e agora aponte o caminho da Rom de Bios e da Rom de Flash.

Configuração dos diretórios
Configuração dos diretórios

Se quiser, configure os outros diretórios também. Na mesma aba Configurações, você também consegue configurar os Controles, por exemplo, colocar no Port A, um Sega Controller e mudar as Propriedades, para adequar os botões do DreamCast, para uma configuração desejada.
Após todas as configurações, clique em Arquivo > Gd-ROM > Abrir Arquivo de Imagem, e escolha o jogo desejado.

#> Observação:
O Emulador não tem total compatibilidade, então boa parte dos jogos não roda tão bem quanto ao NullDC para Windows, mas é um ótimo emulador, caso queira conferir a lista de compatibilidade, clique aqui (eles usam um critério de nota de 1 a 5).

Update – 14/07/2016

O link da Flash estava corrompido, caso queira baixar, acesse o LoveRoms através do link, loveroms.com/extras/dreamcast-bios.php, e clique em Download for PC.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

11 opiniões sobre “Emulador de DreamCast: LxDream

  • novembro 20, 2012 em 3:45 pm
    Permalink

    olá. obrigado pelo tutorial. a performance do emulador é ótima e funciona muito bem. pelo menos com o sonic adventure e o shenmue.

    Resposta
    • novembro 20, 2012 em 4:11 pm
      Permalink

      Boa tarde 1berto.
      Eu que agradeço.
      Muito Obrigado pelas observações.
      Abraços.

      Resposta
  • janeiro 29, 2013 em 10:23 am
    Permalink

    olá não consigo emular no meu pc amd phenom 2 X4 6GB de ram DDR3 gt 430
    fica muuuuito lentona tela da bios e depois antes de dar boot no jogo o emulador fecha.
    ultilizo o mandriva 2011

    outra coisa os menus de configuração de video audio e rede estão desativados poderia me ajudar

    Resposta
    • janeiro 29, 2013 em 12:08 pm
      Permalink

      Bom dia Carlos, execute o lxdream pelo terminal, e verifique que erro (falta de codec, plugin, etc) que aponta. Você instalou usando o:
      # urpmi lxdream-0.9.1
      Se sim, verifique nesse link http://pkgs.org/mandriva-2011/mandriva-contrib-release-i586/lxdream-0.9.1-2-mdv2011.0.i586.rpm.html os pacotes requeridos (requires) que podem afetar o uso do emulador.
      Quanto áudio e rede, vi em algumas fontes, que isso é do kernel linux utilizado pelo Mandriva, para resolver, só atualizando o sistema… a sua rede interna funciona (Ethernet – via cabo)? Se sim, atualize o Mandriva normalmente.
      Abraços.

      Resposta
    • outubro 11, 2015 em 2:09 am
      Permalink

      Vou comprar um controle de XBOX 360. Sabe dizer se esse emulador permite fullscreen 1920×1080? Gosto quando preenche a tela 🙂

      Resposta
      • outubro 11, 2015 em 2:10 am
        Permalink

        Vou configurar no Debian 8 Jessie.

        Resposta
        • outubro 12, 2015 em 9:04 am
          Permalink

          Bom dia Diego, tudo bem?
          Então, eu utilizo no Notebook o emulador, na resolução de 1366×768, então não sei te dizer se vai preencher nessa resolução, mas faça um teste simples.
          Um grande abraço e boa semana.

  • janeiro 14, 2015 em 12:01 am
    Permalink

    Amigo, baixei o lxdream pelos link que esta aqui no site (não usei o terminal) e a BIOS e FLASH também. Quando fui carregar Sonic Adventure 1 carregou mais cheio de bugs (aúdio picotando, lentidão, etc) e vi que o “1berto” que deixou o seguinte comentário: “a performance do emulador é ótima e funciona muito bem. pelo menos com o sonic adventure e o shenmue.” Ou seja, no PC dele rodou de boas, quero ajuda para fazer rodar no meu também. (Minha config.: Ubuntu 14.04 LTS – 2 GB ram – Dual Core 1,6 Ghz – Placa de vídeo onboard). Se puder ajudar, desda já agradeço.

    Resposta
    • janeiro 15, 2015 em 10:08 pm
      Permalink

      Boa noite Aldair.
      Então, no meu, não consegui rodar o Sonic Adventure, e inclusive no site oficial do projeto não está especificando a compatibilidade.
      Acho que o 1berto confundiu com o NullDC para Windows.
      Abraços.

      Resposta
  • julho 13, 2016 em 11:02 pm
    Permalink

    Fala Grande Dan, cara no link q vc fornece para Rom da Flash não vem nenhum arquivo .bin, só veio imagens jpg com alguns scripts jss, como vou configurar a Flash ?
    abç

    Resposta

Deixe uma resposta