Emulador do Neo Geo CD: NeoCD

Olá Pessoal,
Hoje irei mostrar o emulador de NeoGeo Cd (NeoCD), e sua instalação e configuração básica tanto para Windows, quanto para Linux.


$> Visão Geral:
O emulador NeoCD foi criado na década de 2000, com o intuito de ser portado para vários sistemas diferentes, tanto que roda em Linux, Windows, BeOS, e ganhou versões para Xbox (clássico), Playstation 2 e Dreamcast.

Emulador de NeoGeoCD

Emulador de NeoGeoCD

$> Baixando:
Acesse o Site Oficial do projeto. Escolha a versão para seu sistema e faça o download normalmente.

$> Instalando no Linux:
Após baixar o arquivo desejado. Descompacte o arquivo, como no comando abaixo:

tar -xvf neocd030linux.tgz

Depois de descompactar, entre no diretório extraído, e execute o o emulador.

cd neocd030
./neocd

$> Instalando no Windows:
Após baixar o arquivo desejado, descompacte o arquivo e execute normalmente a aplicação (.exe).

$> Configurações:
Primeiramente pessoal, devemos ter o binário NeoCD.bin, após baixar, copie para dentro do diretório do emulador, talvez será necessário renomeá-lo para neocd.bin.
Agora pessoal, para o emulador funcionar, temos que ter um disco do NeoGeo CD, ou você pode ter uma mídia e colocar no seu drive, ou você pode montar a imagem iso, pode usar programas específicos para isso, como DAEMON Tools no Windows, ou eMount no Linux (Tutorial Aqui).
Bom pessoal, abaixo segue as teclas de configuração do Emulador:

Player 1:
Up – Seta para cima
Down – Seta para baixo
Right – Seta para direita
Left – Seta para esquerda
A – Ctrl Esquerdo
B – Alt Esquerdo
C – Espaço
D – Shift Esquerdo
Start – 1
Select – 2

Player 2:
Up – R
Down – F
Right – D
Left – G
A – A
B – S
C – Q
D – W
Start – 2
Select – 6

Comandos Gerais:
Tela Cheia – F1
Captura de Tela – F12
Sair – Esc

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas na TOTVS Oeste Paulista Bauru. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

10 respostas em “Emulador do Neo Geo CD: NeoCD

  1. pocha eu quero que vc me ajude a resolver um problema que esta me assustando. eu jogava ps1 no meu PC mas agora o emulador simplesmente não aparece no monitor..porque?
    apenas os emuladores de neo geo CD e de ps1 não aparecem.
    eu tenho os emuladores de nitendo64, SNES, sega genesis, nitendo DS. game boy advance, mas os unicos que simplesmente não aparecem no monitor quando eu abro os emuladores são o de ps1 e neo geo cd…

    • Olá Matheus,
      Então, qual é o emulador de PS1 que você está usando? Você atualizou algo recentemente no seu computador ou alterou alguma configuração do emulador?
      Quanto ao do NeoGeo CD, se for o emulador NeoCD, verifique se você está usando algum cd na sua unidade de disco, caso não esteja, monte a mídia do jogo utilizando o DAEMON Tools (Windows) ou o eMount (Linux), pois é normal o emulador não abrir, se ele não identificar nenhum jogo.
      Abraços e boa sorte, qualquer dúvida, pode entrar em contato.

  2. Boa noite. Eu tenho roms de neogeoCD (isos) e uso Linux (Ubuntu 16.04).
    Quando executo o emulador nao acontece nada. O que pode estar acontecendo? Agradeço qualquer ajuda. Grande abraço!

      • Olá, amigo Dan!
        Agradeço a resposta. Somente hoje parei para testar o emount mas está dando erro de uma biblioteca não-contentável. Acabei prosseguindo na pesquisa e encontrei o Furius, outro aplicativo de montagem de isos no Ubuntu, e está disponível na Central de programas.
        Só que o NeoCD ainda não abre justamente por ainda não encontrar o ponto de montagem da iso. No Furius ele cria um ponto de montagem no /home e não encontro opção para alterar esse ponto de montagem.
        Talvez fosse útil poder indicar esse ponto de montagem ao NeoCD, mas não sei onde fazer isto. Não há nenhuma opção visual e não sou lá muito bom em usar o Terminal. Mesmo assim, se você souber um caminho me esforçarei e farei todos os passos no Terminal até conseguir apontar o caminho certo para o NeoCD encontrar a iso montada em home.

        Desde já agradeço qualquer ajuda.

        Um grande abraço!

  3. Olá de novo, amigo Dan!

    Muito obrigado pela dica de como montar corretamente a iso. Com essas informações consegui fazer o Furius funcionar e o emulador abriu o jogo. Foi um avanço e fiquei muito feliz com o resultado. O problema é que ainda faltam dois detalhes: abrir em tela cheia (não adianta usar F1 como sugere o readme.txt) e o jogo abre sem som. Saberia dizer por que isso ocorre?

    Agradeço a paciência e a ajuda.

    Grande abraço!

    • Boa noite sami, tudo bem?
      Acha rapaz, não precisa agradecer não rs…
      Então, tentei procurar em alguns fóruns e não encontrei nada relacionado ao neoCD no Ubuntu =/.
      No site oficial, tente entrar em contato com o pessoal que desenvolveu, pois inclusive na página deles eles citam o F1, só se for alguma incompatibilidade com a distro.
      Site oficial: http://pacifi3d.retrogames.com/neocdsdl/
      Um grande abraço.

      • Nem me passou à cabeça tentar contato com os desenvolvedores. Essa é uma ótima ideia e tentarei ainda hoje quando concluir um trabalho aqui.

        Muito obrigado por apontar o caminho, Amigo Dan!

        Um feliz natal pra você e sua família!

Deixe uma resposta